De alma para alma [livro]

Share
Sinopse – De Alma Para Alma – Huberto Rohden
De Alma para Alma , escrito pelo filósofo e educador Humberto Rohden, é o livro mais lido do autor. Mais de 100.000 leitores – desde a edição inicial – já viveram, se emocionaram e se magnificaram com sua mensagem cósmica e humana. A essência deste livro-mensagem é a mesma contida no coração da Parábola da Videira, nde o Cristo revela o princípio da plenitude da Vida: “se ficardes em mim e se minhas palavras ficarem em vós, pedi o que quiserdes e alcança-lo-eis”. Rohden, universalmente, nos conduz para nós mesmos, em direção do nosso Centro, para a plenitude de nossa Alma Ele nos ensina a fidelizar a nossa vida individual com a vida cósmica. De Alma para Alma é um livro de cosmoterapia.
Obs. Esta sinopse não fui eu que escrevi. Copiei-a de outra edição do mesmo livro no Skoob.

Huberto-Rohden
O livro é uma coletânea de 95 textos do autor que era  filósofo e educador. Nasceu em Tubarão, hoje São Ludgero em Santa Catarina, em 1893. Faleceu aos 87 anos após longa internação hospitalar na cidade de São Paulo. Huberto Rohden publicou mais de 65 obras de ciência, filosofia e religião sendo algumas traduzidas para outras línguas.

Huberto Rohden, entre os anos de 45 e 46 do século passado, conviveu com Albert Einstein nos Estados Unidos, tendo lançado os alicerces para o movimento de âmbito mundial da filosofia univérsica.

Este livro é de minha infância. Comprei-o ou ganhei-o, não recordo, quando ainda tinha entre 10 e 12 anos. Foi um dos livros mais belos que li em toda minha vida tendo deixado marcas profundas nela. Até ler “O Pequeno Príncipe“, quando completei 15 anos, este livro era uma referência para mim. Dos 95 textos do livro, destaco 12 como os melhores, dentre eles, uma adpatação de um texto muito famoso de Rudyard Kipling (Se…), que é encontrado na página 111 do livro, intitulado “Se puderes…” e que, a quem o lê, elevo espiritual causa  . Engraçado que, até eu começar a relacionar os livros que li neste blog não recordava que tinha lido este livro tão jovem. É até certo ponto impressionante que um menino de 10 ou 12 anos se interessasse por um livro deste tipo. Mas foi o que aconteceu. Recordo muito bem que, durante longos anos, De alma para alma era minha referência. E isso (esses longos anos), são apenas 3 ou 4 ou 5 anos. Mas, para uma criança transformando-se em adolescente, isto é realmente muito tempo. Recordando que tinha mania de sublinhar as frases que mereciam destaque nos livros que lia, este também, tem muitas delas sublinhadas, embora, nem de longe, se compare à quantidade que existe nesta condição em “O Pequeno Príncipe“.

rohden2

De alma para alma é um livro pra se ter na cabeceira. Seus textos curtos, de fácil localização, servem não só de inspiração, como também de conforto ou de deleite. O texto “Dois sapos“, por exemplo, é uma verdadeira viagem. É uma versão modernizada do Mito da Caverna de Platão, enquanto, “Atitude leonina” ou “Triunfos alheios” são textos para glorificar aqueles que têm um espírito superior. Merece quatro estrelas com a minha visão atual e recomendo  a qualquer pessoa, dos 10 aos 100 anos.

Relaciono a seguir os textos que considero destaques no livro. Clicando sobre eles você poderá lê-los ou, se preferir, acesse o último liink (sem numeração) e leia todo o livro.

  1. Noite estrelada
  2. Roupa suja
  3. Heróis de papelão
  4. Fórmula mágica
  5. Se puderes
  6. Escaravelhos
  7. Cultores da mediocridade
  8. Dois sapos
  9. Atitude leonina
  10. Triunfos alheios
  11. Negativos e positivos
  12. As duas faces da nuvem
 Estes e outros textos podem ser encontrados e lidos no link abaixo.
Leia o texto completo
The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *