Quando voam as cegonhas [ filme online]

Share

Sinopse: Durante os ataques alemães às tropas russas no estopim da Segunda Guerra, o jovem rapaz Boris decide se alistar, deixando sua amada Veronika a esperar por ele em Moscou. Com o passar dos meses, nenhuma notícia chega de Bóris, apesar das outras mulheres da vizinhança receberem com frequência cartas dos fronts, Veronika acaba se casando com Mark, um primo de Bóris. Mas o desespero e falta de aceitação dos absurdos da guerra fazem com que ela fique na eterna espreita, esperando a volta do antigo namorado.

Elenco:
• Tatyana Samojlova……………….Veronika
• Aleksei Batalov …………………….Boris
• Vasili Merkuryev ……………………Fyodor Ivanovich
• Aleksandr Shvorin …………………Mark
• Svetlana Kharitonova…………….Irina
• Konstantin Nikitin …………………Volodya
• Valentin Zubkov ……………………Stepan
• Antonina Bogdanova ……………Avó
• Boris Kokovkin …………………….Tyernov
• Yekaterina Kupriyanova ………..Anna Mikhajlovna
Direção ………………………………….Mikhail Kalatozov
Título original ………………………….Letyat Zhuravli ou Wenn Diekraniche Ziehen (russo)

Veronika é uma mulher belíssima (Tatyana Samojlova) que se desespera quando, na véspera de seu aniversário, seu amado, Boris (Aleksei Batalov) resolve seguir para o front como voluntário para lutar pela Rússia numa ofensiva dos alemães na Segunda Guerra Mundial. Antes de partir, Boris entrega para a avó um presente para entregar a Veronika: um esquilo de brinquedo numa alusão ao apelido usado por ele para chamá-la e, dentro de uma cestinha que o esquilo carregava ele coloca um bilhete escondido por nozes em cima. Na data da partida, seu pai, Fydor Ivanovich (Vasil Merkuryev) oferece uma refeição para a família e convidados. Todos comparecem exceto Veronika que se atrasa e não consegue despedir-se de Boris. Desesperada ela corre até a estação onde ele embarcaria mas não consegue falar com ele embora o aviste de longe. Durante a guerra ela fica sempre procurando por notícias de Boris em vão e, termina casando-se com Mark (Aleksandr Shvorin). Boris morre no campo de batalha e um companheiro dele volta e procura seu pai, Fydor para lhe dar a notícia e, sem saber que Veronika era a namorada de Boris, conta a ela o que aconteceu.

O filme é uma bela história de amor vivida no cenário já muito conhecido da guerra. Uma bela

fotografia, uma bonita música e cenas de grande beleza como a que ela sai distribuindo as flores que levara para receber seu amado que não chega junto com os demais após o fim da guerra. Sem dúvida um filme de arte que impressiona principalmente pela bela fotografia e pela câmera nos planos de close em diversas cenas do filme. Citaria como a mais marcante, a que Veronika corre desesperada se culpando por ter casado com Mark ao invés de esperar seu amado que fora pra guerra lutar pelo seu país. A câmera foca apenas os pés dela que foge para longe e, de repente, se depara com um trem e é envolvida pela sua fumaça dando ao espectador a impressão de que ela teria se jogado em frente ao trem. Que passa deixando Veronika desolada com sua dor.

Recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1958 e Tatianna Samojlova recebeu a menção especial pela sua atuação. Trata-se de um filme que merece as cinco estrelinhas e que recomendo com o alerta de ser ele preto-e-branco.

A cena inicial do filme mostra as cegonhas voando em bando formando um V e se repete no final, quando Fydor diz para Veronika que as cegonhas estavam voando sobre a Rússia.
Veja no vídeo abaixo algumas cenas no filme.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Para assistir ao filme abaixo, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “ xx Resposta(s)” no início da postagem no canto superior esquerdo. Boa diversão.

 

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog

A seguir outras fotos de cenas do filme

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share