O advogado [Análise literária]

Análise Literária de O advogado de John Grisham
Minhas verdades através dos livros
Share

O advogado – Análise literária

Pretendo aqui fazer uma análise literária de um livro que ganhei de presente do meu irmão – O advogado – com autoria de John Grisham. Não conhecia o autor até receber este livro de presente. Este foi-me oferecido porque eu sou advogado. Então, meu irmão concluiu que o livro deveria me interessar. E não se enganou.

o_advogadoADVOGADO, O
Formato: Livro
Autor: GRISHAM, John
Idioma: Português
Editora: ROCCO
Número de páginas: 353
Assunto: Literatura estrangeira – Ficção policial
Sinopse – Desta vez John Grisham traz uma história centrada em Michael – profissional talentoso da gigantesca firma de advogados Drake & Sweeney, que num prazo de três anos se tornaria sócio. Porém, um encontro violento com um sem-teto e uma investigação fez com que ele descobrisse um segredo terrível. Um segredo relacionado com a poderosa Drake & Sweeney. Ele sai da firma e leva um arquivo ultra-secreto… e se torna um ladrão. (Extraído do site da Livraria Cultura, disponível em Livraria

Conteúdo de O advogado

A narrativa é feita pelo advogado Michael Brock, futuro sócio da Drake & Sweeney, um dos maiores escritórios de advocacia dos Estados Unidos.
O livro inicia com um atentado no prédio do Dr. Michael Brock, o advogado. Um maltrapilho das ruas chega armado no escritório e mantém reféns 8 advogados do escritório, inclusive o Dr. Brock. Após horas de tensão e agitação,
“Senhor”, o maltrapilho das ruas morre com um tiro na cabeça desferido por um policial de elite estrategicamente posicionado no

exato instante em que um dos advogados reféns, sob as ordens de “Senhor” abre a porta para pegar a refeição solicitada. Os fluidos, sangue e pedaços da cabeça de “Senhor” escorrem pelo  rosto e pelas roupas de Michael que, a princípio, imagina ter-se ferido.

Cenário do livro

O tema central da história é a dificuldade de viver numa cidade como Washington ou Nova Iorque pelos sem-teto. O tema teve uma exploração muito rica por parde de Grisham que consegue fazer um retrato vivo da realidade desses desafortunados. Por alguns momentos, cheguei até a pensar que aquila descrição não fosse em Washington ou Nova Iorque e sim em Recife.
Difícil acreditar que, numa metrópole como Washington ou Nova Iorque, centros de excelência em um dos países mais ricos do mundo, exista uma realidade como a descrita em “O advogado“. Mas, ao finalizar o livro, há uma nota do autor que evidencia de modo inequívoco, a veracidade daquelas situações.  Apesar de ser uma ficção, o cenário não é uma fantasia.Este livro o recebi de presente do meu irmão, Alexandre, há uns 7 ou 8 anos. Eu o havia lido logo ao receber o presente e lembro que gostara muito mas não lembrava de absolutamente nada.

Relendo o livro

Como precisava fazer esta resenha sobre o livro resolvi relê-lo e constatei o valor da mensagem e a semelhança que existe entre a pobreza de Nova Iorque e Washington com a de Recife ou do Rio de Janeiro.

Personagens do livro

Personagem de Michael

Michael Brock é um advogado bem sucedido, casado com Claire, na época do episódio estudando medicina e com uma promissora vida profissional pela frente. Michael tinha 32 anos e há mais de cinco anos trabalhando na Drake & Sweeney, prestes a tornar-se um dos sócios, o que representaria um ganho anual de cerca de um milhão de dólares.
Abandonando a firma onde trabalhava, Michael e a esposa mudam de vida. Ele passa a dedicar-se ao trabalho para os sem-teto num pequeno escritório de advocacia na rua 14 por um salário de 30 mil dólares por ano. Uma quebra de padrão inconcebível para um americano mediano. Muitos de seus colegas, seus pais e, inclusive seu irmão mais velho, também advogado e muito bem sucedido, o consideravam louco. Sua decadência é patente! Vende um carro luxuoso e muda-se para um cubículo num bairro afastado, sem móveis, sem conforto, sem segurança.

Mordecai Green

Mordecai Green é o advogado diretor e responsável pela Clínica de Advogados da rua 14 aonde Michael passa a trabalhar após pedir demissão de sua conceituada firma anterior. Esta fora o palco de um drama chocante de nove reféns, entre os quais, Michael, e que se tornaria uma implacável adversária de Michael e Mordecai num processo rumoroso na Capital. Advogado negro com quase dois metros de altura e com um poder de convencimento extraordinário, em particular, para um júri de negros em Washington.

Claire

Claire é a esposa de Mordecai que, após um ano de casamento, passa a se sentir abandonada e sem opções de diversão ou de companhia. Isso a faz resolver cursar medicina, sendo já, na época do casamento, graduada em ciências políticas, conheceu Michael logo que ele mudou-se para Washington.

Ambos haviam acabado de concluir suas graduações mas como, ao ser contratado para um emprego numa empresa como a Drake & Sweeney eram necessárias entre 15 e 16 horas diárias de trabalho seis dias por semana, somente com os domingos de folga, os dois passaram, a distanciar-se por falta de tempo para dedicar-se um ao outro.

Lontai Burton

Lontae Burton é uma sem-teto de 21 anos que após o seu despejo juntamente com outros dezessete moradores de um galpão onde moravam em cubículos construídos às pressas por um esperto qualquer que cobrava por cada um cem dólares mensais, termina morrendo de asfixia por monóxido de carbono tentando aquecer-se juntamente com seus quatro filhos menores com o aquecedor do carro ligado.

Ela vem a tornar-se uma bandeira de lutas para Michael e Mordecai que, ingressam com uma ação indenizatória contra a Drake & Sweeney, a TAG Inc. e a RiverOaks, envolvidas no processo de despejo da mâe dos menores que terminaram por morrerem asfixiados numa noite de forte tempestade de neve dentro de um carro abandonado.

Personagens secundários

Hector Palma

Hector Palma é um empregadol da Drake & Sweeney diretamente envolvido no despejo dos sem-teto que culminou com a morte de Lontae Burton e seus quatro filhos e que ajuda Michael na investigação sobre o despejo realizado pelas empresas acima citadas fornecendo dados fundamentais para o desfecho da história.

Branden Cliance

Braden Chance, advogado responsável pela RiverOaks e sócio da Drake & Sweeney que se tornará inimigo de Michael e adversário no processo da indenização pela morte da família Burton.

Arthur Jacobs

Arthur Jacobs, diretor da Drake & Sweeney e seu advogado mais antigo. Vira um ferrenho inimigo de Michael em virtude do roubo da pasta de sua empresa bem como pela difamação provocada pelo processo movido por Michael e Mordecai contra a Drake & Sweeney.

Sofia e Abraham

Sofia e Abraham são os outros dois sócios da Clínica de Advocacia da rua 14. A primeira é assistente social mas funciona como advogada, entendendo mais das leis das ruas do que Abraham e Mordecai juntos segundo informação deste último para Michael.

Megan

Megan, jovem diretora do Naomi’s, abrigo para mulheres que, além de refeições, também fazia reuniões com mulheres drogadas para recuperação. Torna-se importante na vida de Michael a partir de uma cliente dele, Ruby, mãe de um menino que lhe fora tomado por um casal que antes abrigara os dois.

Minha opinião sobre O Advogado de Jonh Grisham

O livro é muito bem escrito com uma mensagem muito dignificante para que nós possamos dar mais atenção aos sem-teto e aos que tiveram poucas oportunidades na vida. Trata-se, sem dúvida de um livro que merece ser lido e desfrutado em cada uma de suas páginas. Vividas as emoções e experimentado o suspense e a solidariedade. Merece quatro estrelinhas.
Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share