Mary e Martha – unidas pela esperança [ filme ]

Minhas verdades através dos filmes
Share

Sinopse:

“Mary vai morar com o filho na África, mas ele acaba morto, vítima de malária. Logo, ela conhece Martha, que também perdeu o filho para a doença. Juntas, elas vão tentar prevenir outras famílias deste mal e impedir que outras mães sofram da mesma forma.”  FONTE – Telecine (disponível no link )
mary-martha
Direção – Phillipe Noyce
Produção – Inglaterra, 2013
Duração do filme: 105min
Elenco:
Hillary Swank…………….Mary
Blenda Blethyn………….Martha
Sam Claftin……………….Ben
Frank Grillo……………….Peter
Lux Haney-Jardine……George
Bongo Mbutuma……….Pumelele
Nokuthula Ledwaba….Micaela

Acordei de madrugada e não mais consegui dormir então, resolvi ligar a TV e assistir a um filme qualquer. Estava passando “Mary e Martha: unidas pela esperança”. Como o filme já havia começado, assisti até o final e depois vi o começo no Telecine play. Um drama de duas mães americanas que perdem seus filhos para malária numa viagem pela África. Resolvem dedicar-se às crianças africanas para dar-lhes uma vida melhor e fazendo o que fosse possível para evitar que outras mães também passassem pela mesma dor.

mary-amp-martha
Já conhecia Hillary Swank  pelo seu brilhante trabalho em “A condenação” que em breve escreverei a crítica aqui no blog sobre este outro filme.
Mais tarde vim a tomar conhecimento que ela já havia ganhado 2 oscars como melhor atriz sendo o primeiro em 1999 por seu trabalho em “Boys don’t cry” (Garotos não choram) e o outro em 2003 por “Miilion dollar baby” (que no Brasil foi traduzido como Garota de ouro) igualando-se a grandes atrizes como Bette Davis, Ingrid Bergman, Jane Fonda, Elizabeth Taylor  e outras seis que já haviam conseguido esta façanha de receber dois oscars numa mesma categoria.
O roteiro é comovente e chega a ter ares de história verídica embora se trate de uma ficção escrita por Richard Curtis. Mary (Hillary Swank) é uma designer americana que resolve, ao saber que seu filho George (Lux Haney-Jardine) está sofrendo bullying na escola, mudar-se para África do Sul por seis meses levando o filho consigo. Durante alguns meses eles vivem num paraíso e o filho curte bastante a selva, os animais, a música local e o povo africano com seu calor humano e simplicidade mas, picado por um mosquito em Moçambique, para onde viajam em busca de aventuras, acaba morrendo e Mary volta com o marido desolada.
Não conformada com a morte de George ela volta para África onde conhece Martha que também perdera seu filho para a mesma doença e tornam-se amigas abraçando uma luta contra a doença e em apoio às mães que perdiam seus filhos todos os anos como elas duas. Mary resolve visitar um senador para pedir-lhe ajuda que é negada. Resolve então escrever para vários departamentos dos Estados Unidos reivindicando ajuda para os africanos e termina por conseguir, com a ajuda de Martha e de seu pai, que fossem recebidas numa comissão de orçamento do senado. Com o depoimento e as fotos apresentadas por Martha terminam por sensibilizar os senadores e conseguem a verba para ajudar os africanos levando então centenas de cortinados para distribuir ao povo.

Um filme muito comovente e de grande apelo à solidariedade. Muito bom. Merece três estrelinhas.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share