Notícias ou dicas
1
Share

A Estante Virtual, está com uma promoção em homenagem às mulheres e, pela relevância do assunto bem como pela proximidade do Dia internacional da mulher, aqui neste blog homenageada, resolvi fazer uma postagem  divulgando a promoção e também acrescentando dados que nela não foram contemplados.

A promoção oferece livros de dez personagens femininas consagradas na literatura. Achei pouco homenagear apenas 10 personagens femininas e resolvi acrescer a lista com mais algumas.

Primeiro vou escrever sobre as dez mencionadas na Estante Virtual. Depois adicionarei outras.

Captura-de-Tela-2014-03-15-a-CC-80s-11.57.51

A número 1 da lista é Capitu, personagem criado por Machado de Assis no livro Dom Casmurro.
Seguem-se:
2. Gabriela, personagem criado por Jorge Amado no livro Gabriela, cravo e canela.
3. Dolores Hazel, a famosa Lolita, personagem de Vladimir Nabokov. Lolita é uma “adolescente de 12 anos que exerce grande fascínio pelo seu padrasto” no livro Lolita.
4. Emma Bovary, personagem de Gustave Flaubert no livro Madame Bovary. Ela é uma “moça do campo que sonha com as regalias da burguesia”.
5. Ana Karenina de Leon Tolstoi. “Jovem bela e charmosa que ao se casar com um rico funcionário do governo, passa a circular na alta sociedade.”Apaixona-se por um oficial e sofre a recriminação da sociedade que não aceita a traição nem o divórcio.
6. Hermione Granger da saga Harry Potter de J. K. Rowling. Uma menina encantadora, que ao longo de toda a saga, com sua inteligência e coragem, consegue tirar Harry e Rony de grandes enrascadas.
7. Macabéa personagem de A hora da estrela, livro de Clarice Lispector. Personagem que aos 19 anos deixa o sertão para morar no Rio de Janeiro e seu maior sonho é um dia tornar-se uma estrela.
8. Elizabeth Bennet, personagem criada por Jane Austen no livro Orgulho e preconceito. “Lizzie, é uma jovem inteligente, perspicaz e espirituosa que julga seu grande amor baseada nas primeiras impressões.”
9. Ana, personagem do livro Ana Terra de Érico Veríssimo. “Ana é uma mulher trabalhadora e batalhadora que tem seu companheiro assassinado e dá à luz um filho mestiço.”
10. Scarlett O’Hara, personagem de Margaret Mitchell no livro E o vento levou. Scartett é “uma jovem mimada filha de  um rico fazendeiro que nutre uma paixão não correspondida, pelo marido de sua melhor amiga.”

Menções honrosas e justas para:

Captura-de-Tela-2014-03-15-a-CC-80s-11.56.30

1. Emília, uma boneca de pano espivitada e inteligente criada por Monteiro Lobato, presente em várias de suas obras como Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, Memórias da Emília, O poço do Visconde e muitos outros.
2. Mafalda, personagem criada pelo cartunista argentino Quino, muito sagaz, inteligente, e sempre preocupada com a humanidade. Presente em muitas tiras de jornais de todo o mundo.
3. Mônica, personagem de uma revista em quadrinhos criada pelo cartunista Maurício de Sousa. Ela é uma menina muito brava, que não leva desaforos pra casa e sempre está com seu coelhinho na mão para bater em quem a ofender ou desafiar.

Há ainda a referência a referência a cinco autoras que se destacaram mundialmente a saber:

Captura-de-Tela-2014-03-15-a-25CC-2580s-11.57.13

1. Raquel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (1977), e autora de diversas obrar dentre elas são citadas: “O quinze”, “Memorial Maria Moura” e “As três Marias”,

2. Cecília Meireles,  “uma das primeiras vozes femininas de grande expressão na literatura brasileira”. Dentro de sua vasta obra, são citados: “Ou isto ou aquilo”, “Romanceiro da Inconfidência” e “Antologia poética”.
3. Clarice Lispector, apesar de nascida na Ulcrânia, considerava-se brasileira. Dentre os muitos títulos que compõem a sua obra são citados: “Laços de família”, “Felicidade clandestina” e “A paixão segundo G.H.”
4. Jane Austen, já citada, alcançou o reconhecimento ao escrever Orgulho e preconceito. Na sua obra “predominam diálogos carregados de ironia e reflexões.” São citados: “Razão e sensibilidade”, “Persuasão” e “Rumo ao farol”.
5. Virgínia Woolf, romancista inglesa ícone do Modernismo. “Inovou ao expor na sua narrativa o fluxo de consciência de seus personagens.” São os seguintes os títulos citados desta autora: “Mrs. Dalloway”, “Orlando” e “Rumo ao farol”.

Como estou meio sem tempo, acrescentarei depois os nomes que desejo a esta lista.

* * * * *
Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share