Livros novos pra minha estante

Minhas verdades através dos livros
2
Share

Recentemente adquiri mais seis novos livros pra minha estante. Dois de Fernando Pessoa, dois de Paula Pimenta e dois livros de poesias de autoras desconhecidas do Recanto das Letras. Fiquei muito feliz com esta aquisição, como sempre fico ao comprar novos livros.

Antologia-FPessoaOs livros de Fernando Pessoa vieram como “agregados” de uma compra que fiz pra presentear uma amiga que foi empossada como imortal da Academia Escadense de Letras. Como o patrono dela era Fernando Pessoa, resolvi dar-lhe de presente um livro do poeta português. Como não sei ir numa livraria,  ver tantos livros e não comprar nenhum,  acabei comprando dois livros do consagrado vate português para minha coleção (‘Antologia poética’ e ‘O livro das citações’). Falarei de cada um abaixo.

De Paula Pimenta, essa autora que descobri no final do ano passado e de quem fiquei fã, vi no blog de uma menina do grupo que ingressei recentemente – Blogueiros que comentam II – um post sobre os livros e fiquei morrendo de vontade de tê-los. Entrei no site da autora e comprei os dois que vieram oferecidos. Super carinhosos.

Os outros dois são de duas poetisas relativamente desconhecidas. Ambas publicam no Recanto das Letras, lugar que passei a frequentar nos últimos meses e também a publicar. Lá as conheci e comprei esses livros delas. ‘O pequeno cristal’ de Silvia Regina C. Lima e  ‘Caminhos diversos’ de Ariadne Cavalcante.

Vamos então a uma breve apresentação de cada um.

‘Antologia poética’ de Fernando Pessoa é uma obra editada pela ‘Casa da Palavra’ com 236 páginas da Editora Leya por sua maior especialista – Cleonice Berardinelli.
Sinopse -“Em uma seleção que cobre quase 20 anos de produção poética de Fernando Pessoa e seus principais heterônimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis), Fernando Pessoa – Antologia poética promove o encontro entre uma das maiores autoridades em literatura portuguesa no Brasil, a professora e escritora Cleonice Berardinelli, e um dos maiores poetas de todos os tempos.

Esta antologia proporciona ao leitor não apenas a possibilidade de conhecer a obra do grande poeta português, como de se aprofundar em seus temas mais recorrentes por meio dos ensaios da autora e organizadora, ensaios estes sempre marcados por seu imenso conhecimento literário e sensibilidade.” (Texto extraído na íntegra do site da LIvraria Saraiva)
O outro livro de Fernando Pessoa é ‘O livro das citações’ de José Paulo Cavalcanti Filho com 256 páginas editado pela Editora Record. Parece ser um livro muito útil pois, de cada tema do sumário, o autor cita textos do poeta português.

livro-cita-C3-A7oes-FPessoa
José Paulo Cavalcanti Filho

O autor é advogado em Recife, membro da Academia Pernambucana de Letras e já estudou Fernando Pessoa durante dez anos para escrever sua biografia.

Sinopse “Desassossego, amor, solidão e liberdade são alguns dos mais de trezentos temas em que se organizam os versos escolhidos por José Paulo Cavalcanti Filho para compor Fernando Pessoa – O livro das citações. Reunindo trechos selecionados durante os anos que dedicou à pesquisa sobre a vida e obra do poeta português, com todo o conhecimento de quem esteve imerso em seus pensamentos, em suas dúvidas e nos seus sentimentos.
(Extraído na íntegra do site da Saraiva)
A seguir, transcrevo algumas destas citações que constam na contra capa do livro.
Deus não tem unidade,
como a terei eu?‘ => Poesias coligadas – Fernando Pessoa.
Todo império é uma decadência‘ => Obras de Antonio Mora – Antonio Mora.
Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti erra errado
Tabacaria – Álvaro de Campos

apaixonada-palavras

Paula Pimenta é um doce de menina.  Digo menina pois ela deve ter pouco mais de 20 anos.
Apaixonada por palavras é um livro editado pela Editora Gutemberg com 199 páginas. Vejam que doçura a dedicatória que ela colocou pra mim: “Para Alberto, com carinho. Apaixonada  por palavras. Paula Pimenta. 28/05/2014.” São 56 crônicas, incluindo a introdução, que ela  escreveu ao longo de 8 anos e meio, dezembro de 2000 a junho de 2009. O livro, a julgar pelo que li de Fani, parece ser  uma delícia. Desses livros que você é sequestrado  por ele.
Sinopse – “Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta conta a história de seus personagens. Já as 55 crônicas de “Apaixonada por palavras” contam o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras.” Extraído na íntegra do site da autora.
De tudo isso, o mais  interessante é que, só vim descobrir hoje, que o aniversário da Paula foi ontem, dia 02 de junho. Então, estou enviando pra ela hoje, mesmo com atraso, votos de muitas felicidades, sucesso e inspiração. Que ela encontre muitas pessoas no seu caminho que a ajudem e a respeitem. Parabéns Paula Pimenta! Feliz ani – versário! E prometo não esquecer no próximo ano.

confissao

Confissão é um livro de poemas com 77 páginas. Esta é a sua 2ª edição. O oferecimento que Paula me fez neste livro está mais gostoso ainda! Vejam só. ” Espero que você goste das minhas confissões. Paula Pimenta. 28/05/2014l.”

Sinopse“Confissão” foi o primeiro livro lançado por Paula Pimenta, em 2001, e encontrava-se esgotado há vários anos. A obra, que apresenta poemas escritos pela autora desde a sua adolescência, agora recebe uma nova edição, pela editora Gutenberg. Paula ampliou um pouco o livro original, acrescentando alguns novos poemas e incluindo alguns que anteriormente havia “emprestado” para os seus personagens Fani, de Fazendo meu filme, e o Rodrigo, de Minha vida fora de série.(Texto extraído na íntegra do site da autora)

Pequeno cristal – Poemas de Silvia Regina C. Lima publicado pela Celacanto. Produção independente, da pequeno-cristalautora que já publicou outros livros. São 120 poesias que falam de temas variados. Do livro que adquiri diretamente da autora, já  não comecei gostando da apresentação. A edição não é bem cuidada e frustra o leitor. Pelo menos foi o que aconteceu comigo. Nesta apresentação, de um tal Alberto Gaspar que se apresenta como professor de língua portuguesa e com dois mestrados, um em língua francesa por uma universidade de Marseille, na França e outro em Estudos literários pela UNESP, Universidade Estadual de São Paulo mas, comete o sacrilégio de chamar a autora de poeta Silvia Regina. Alem disso, a pessoa que diagramou o livro, deixou as margens da apresentação tão mínimas que se tem quase que destroçar o livro pra conseguir ler o texto. Isso é um fator pra mim muito negativo num livro que, certamente numa livraria, não o compraria.

caminhos-diversos1

Deixei pra o final um dos mais importantes = ‘Caminhos diversos’ de Ariadne Cavalcante. Esta autora também desconhecida que publica seus poemas no Recanto das Letras, tem uma pureza e lirismo nos seus versos que encanta qualquer pessoa. No livro também uma produção independente da autora,  publicado no Clube de Autores, um sistema em que o autor não gasta nada pra publicar mas também não ganha quase nada com o que vende.
O livro conta com 71 poemas que desnudam a alma da autora e nos mostra sua simplicidade. A apresentação é de Lilian Reinhardt faz à poetisa os maiores elogios mas, comete o mesmo crime do  professor de líingua portuguesa do livro anterior – apresenta-se como poeta, artista plástica, escritora, ensaista,  tradutora e declamadora.
Deveria ter-se apresentado como escritor, tradutor e declamador!!! Ora vamos e convenhamos!!!
Já a outra apresentadora, Marina Alves, da contracapa, apresenta um texto impecável e muito bem elaborado de grandes elogios à poetisa Ariadne Cavalcante que nos seus versos, “com a pura essência da poesia, a mesma que só repousa, uma vez apaziguada a angústia do sentir poético” nas palavras de Marina Alves, de Minas Gerais.

Share

Oi, Alberto, mais uma vez agradeço-lhe por seus comentários elogiosos à minha humilde obra! Fico feliz que tenha conseguido alcançar a sua alma com meus escritos! Parabéns pelo blog! Beijos na alma!

2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Novo colunista Entre Poetas & Poesias
Notícias ou dicas
Colunista de uma Revista Digital
Share

Colunista de uma Revista Digital Recentemente fui um dos escolhidos para participar como colunista em uma Revista Digital. A revista é “Entre Poetas & Poesias” – que tem uma quantidade de acessos de mais de mil acessos diários. Minha estreia foi em 25 de janeiro de 2024. O texto que …

Share
Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia
Share

1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 promove o 1º Concurso de Trovas. A premiação será para as 5 melhores trovas e o prêmio será …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share