Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Share

O MAR #PHpoemaday

O poema de hoje do #PHpoemaday é sobre “O Mar“. Então, escolhi para preencher esta tarefa o poema “Retalhos de vidro atrás da porta à esquerda” que compus há algum tempo.

Como hoje estou muito assoberbado, então prevejo que não vou ter tempo de criar nada, para não fugir do desafio estou republicando um poema meu que gosto muito. Inclusive ele deve estar saindo numa Antologia que vai lançar no próximo mês em São Paulo.

Quando era mais jovem, fui apaixonado por uma menina e para ela fiz o poema a seguir. Como nele o mar tem grande relevância, portanto, é coerente que ele represente bem o tema propostao.  E quanto ao título, o título, tenho que dar ao autor os créditos. Em conclusão, digo que foi Raul Jungman quem sugeriu o mesmo.

RETALHOS DE VIDRO ATRÁS DA PORTA À ESQUERDA

Versos de Alberto Valença Lima

Que falta eu sinto daquela morena
Molhada de branco, beijada de sol
Tarde quente, minha solidão serena
Castelos de sonhos fecham meus olhos
Olinda, espuma branca, praia verde
Na beira da praia meu ser em retalhos
Saudade azul – felicidade e sede.

 

 

A paz da espuma branca em teu umbigo
Era levada em divisão comigo.
Agora eu só e o mar  que nos separa
A morte estava em mim e eu nem notara.

 

Agora o mar é só e chora em vagas

O mar e eu, o verde, a praia triste
Terra molhada sem paz, não tenho plagas
Estou vazio, a praia só, e tu, partiste!

 

Note que, no título, há menção ao coração, que é a porta do lado esquerdo, mas fala também dos retalhos. Acima de tudo, considero genial este título, pois mostra o sofrimento (vidro) do autor.

Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share
Há pó de ouro no ar
Verdades de meu ser [Textos autorais]
Há pó de ouro no ar!
Share

PÓ DE OURO NO AR (PoeDez Expandido AVL 02) Alberto Valença Lima   Tem pó de ouro no ar… Isso não dá pra negar! Mesmo sem acreditar, Afirme em todo lugar! Faça então suas conquistas De fortunas nunca vistas Vista-se pois feito artistas Lute com toda energia Fazendo até poesia …

Share
PoeDez Expandido AVL 01 - Destruição Ambiental - Estilo criado por Alberto Valença Lima
Verdades de meu ser [Textos autorais]
PoeDez Expandido = DESTRUIÇÃO AMBIENTAL
Share

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL (PoeDez Expandido AVL 01) Alberto Valença Lima Numa luta ambiental O homem procura um canal Se não vê um só sinal Procura enfrentar o mal Este vem do próprio homem Todos do seu dever somem E a natureza consomem Desmatando e dizimando O homem vai prejudicando Seu local …

Share