Verdades de meu ser [Textos autorais]
Share

 

No apagar das luzes saiu.
O tema de hoje correto é ‘Um medo’. Escrevendo este eu regularizo o que estava bagunçado.

Achei esta frase do Chico que encontrei fantástica. Também eu tenho medo que as coisas não mudem pois isso significaria o fim. Só com a extinção as coisas param de mudar. Nós, só com a morte paramos de mudar. Mas é verdade que muitos têm medo de mudanças. Mudar é uma coisa essencial e está, intimamanete relacionado com a vida.
medo
Hoje não tenho medo de nada. Pelo menos, não que me lembre de algo que me meta medo. Na infância tinha vários – medo de escuro, medo de trovoadas, medo da morte, medo de bicho papão, etc. Algumas pessoas tem medo de Deus, outras da dor.
Epicuro, filósofo grego, afirmava que “o homem só alcança a liberdade quando vence o medo dos deuses, da dor e da morte”. Por outro lado, o medo é uma coisa necessária à sobrevivência humana. É o sistema de proteção de que nos dotou a Mente Superior que governa todo o universo e com a qual devemos procurar sintonizar e assim, entrar em harmonia com ela.
Que mais é o medo senão uma forma de defesa do organismo vivo? Recentemente, foi noticiado que uma menininha tinha uma doença que não lhe permitia sentir na pele dores de machucados, queimaduras, furadas. Percebem como era perigoso pra essa menina estar em algum lugar sozinha, sem proteção, sem vigilância? Qualquer dano a ela não a faria proteger-se pois ela nada sentia. E se estivesse distraída com a mão no fogo, por exemplo, queimaria todo o braço até virar carvão e não faria nada para evitar. Simplesmente porque não estava sentindo. Assim, o medo é uma forma de proteção do ser vivo.
Em outro patamar, podemos dizer que o medo pode sofrer diversas nuances em sua gradação. Podemos ter um simples receio, até pavor, pânico, horror. O receio, pode se originar, por exemplo, de uma prova que alguém vá se submeter ou de subir uma escada num ambiente escuro. Já o pavor, é um sentimento exacerbado de medo por algo que pode ser objetivamente perigoso ou simplesmente da imaginação da pessoa. Existe até uma síndrome chamada de ‘Sindrome do pânico’, na qual a pessoa após passar por um estado traumático, desenvolve um sentimento de medo muito intenso que nem sempre é objetivamente justificável.
O que o medo provoca? A primeira coisa é uma descarga de adrenalina provocada pelas glândulas supra-renais que irá colocar o organismo em estado de alerta, em estado de tensão, de preparação para lutar ou para fugir, tornando o organismo pronto para esforços físicos muito intensos, justamente para proteger o organismo.
Existem também as fobias, que são descontroles mentais que levam uma pessoa a ter medo, em geral motivado por alguma causa psicológica, de determinadas coisas como por exemplo:
  •       Acrofobia – medo de altura
  •          Agorafobia – medo de estar em lugares públicos ou no meio de multidão
  •          Claustrofobia – medo de lugares fechados
  •          Espectrofobia – medo de fantasmas
  •          Ginofobia – medo de mulheres
  •          Hemofobia – medo de sangue
  •          Mictofobia – medo de escuridão
·       
Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share