Uma memória antiga

Share


saoluiz

A coisa mais presente na minha memória antiga em relação a cinema é o Cinema de Arte, constituído por uma sessão que acontecia aos sábados pela manhã no Cinema São Luiz, o mais luxuoso e requintado cinema daqui do Recife – PE, onde moro.

Como sempre fui alucinado por cinema, o Cinema de Arte era figura obrigatória no meu dia a dia. Acontece que eu estudava no Colégio Militar e de lá não podia sair sem estar fardado. Também não podia entrar no cinema fardado então, o que fazer? Eu inventava, claro! Não podia obviamente trocar de roupa na praça. Como resolver o impasse? Simples! Eu vestia uma roupa por baixo da farda, saia do colégio e quando chegava na praça tirava a farda, sem fazer streap tease. Botava a farda numa sacola e ia todo faceiro pra o cinema.

Lá assisti a filmes maravilhosos, dos quais o mais marcante foi ‘Cidadão Kane’, com Orson Wells e ‘O Processo’, baseado no livro de Kafka. Após a sessão de um desses dois, não tenho mais a lembrança clara de qual deles, a plateia do cinema inteiro, que estava lotado, levantou-se a aplaudiu de pé por mais de dois minutos. Como se estivesse num teatro, ópera ou show. No cinema cabiam de 900 a 1000 pessoas. Foi emocionante!

saoluiz1
O Cinema São Luiz é um cinema muito tradicional aqui de Recife. Existem dois cinemas homônimos no Brasil, um aqui no Recife e outro em Fortaleza. Não sei se o de Fortaleza ainda permanece mas o do Recife, após passar por uma reforma e alto investimento continua com o mesmo brilho. Ele era tão tradicional e de elite que, na década de 50 do século passado, para ter acesso ao cinema, os homens tinham que estar de terno e as mulheres de longo. Até crianças tinham que respeitar essa regra. Recordo-me muito bem quando, ainda criança de uns 5 ou 6 anos, foi preciso comprar um paletó pra mim pra eu poder ir ao cinema. Isto foi pra assistir Sissi.

Nos anos 70 eu creio, o Cinema de Arte foi deslocado para uma sala permanente no Cinema de Arte Coliseu, em Casa Amarela sobre o qual já postei alguma coisa aqui no blog.

saoluiz2
Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share
Há pó de ouro no ar
Verdades de meu ser [Textos autorais]
Há pó de ouro no ar!
Share

PÓ DE OURO NO AR (PoeDez Expandido AVL 02) Alberto Valença Lima   Tem pó de ouro no ar… Isso não dá pra negar! Mesmo sem acreditar, Afirme em todo lugar! Faça então suas conquistas De fortunas nunca vistas Vista-se pois feito artistas Lute com toda energia Fazendo até poesia …

Share
PoeDez Expandido AVL 01 - Destruição Ambiental - Estilo criado por Alberto Valença Lima
Verdades de meu ser [Textos autorais]
PoeDez Expandido = DESTRUIÇÃO AMBIENTAL
Share

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL (PoeDez Expandido AVL 01) Alberto Valença Lima Numa luta ambiental O homem procura um canal Se não vê um só sinal Procura enfrentar o mal Este vem do próprio homem Todos do seu dever somem E a natureza consomem Desmatando e dizimando O homem vai prejudicando Seu local …

Share