Personagem histórico 1

Capa personagem histórico I
Verdades de meu ser [Textos autorais]
Share


einstein2

Akhenaton11

         

jesus2
Não vou falar só de um personagem já que não há limitação, não é só um personagem histórico. Para mim, há três pessoas na história que se destacam: Albert Einstein, Jesus e Akhenaton. Sobre Einstein tenho muito a falar e o mesmo se diga em relação aos outros dois personagens. O interessante é que todos três foram marcos da história, dividiram a história do mundo entre antes e depois deles. Einstein, com sua teoria da relatividade modificou a estrutura do pensamento científico do homem. A ciência pode-se dizer tem duas fases distintas – antes e depois de Einstein. Jesus foi outro que também marcou a humanidade e seu nascimento divide a história também em duas eras – antes e depois de Cristo, sendo tão importante que nosso calendário aqui do ocidente é contado a partir do seu nascimento. Finalmente Akhenaton ou, o faraó Amenoheps IV. Ele foi o primeiro homem na história da humanidade a instituir o monoteísmo. Muito antes de Jesus, do Judaísmo, e outras religiões. O monoteísmo foi criado por Akhenaton. Portanto, a história da humanidade também se divide em duas com ele. Antes de Akhenaton, o mundo era politeísta e todos os povos até então adoravam muitos deuses. Após Akhenaton, o mundo foi monoteísta. Pelo menos até a sua morte. Mas a humanidade conheceu o que era adorar um único Deus.
Vamos então, fazer um breve resumo dos três personagens em três posts diferentes. O primeiro texto é um texto elaborado por mim para servir de trabalho de avaliação de uma disciplina do mestrado em Ensino de Ciências que cursei na UFRPE.

Todos três textos estão registrados na Biblioteca Nacional e sua reprodução parcial ou total constitui-se em crime, cabendo para tal as penas da lei.

Albert Einstein (1879 – 1955)

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” [Albert Einstein]
einstein1Quando tomamos conhecimento de que deveríamos escrever um artigo sobre alguma passagem de destaque no desenvolvimento da história da Física no século XX ou sobre a biografia de algum personagem dessa história, sem hesitar, de ímpeto, decidimos que escreveríamos sobre Albert Einstein, a quem, desde criança sempre admiramos e que, sem discussão, é o personagem da história da Física de maior popularidade. Isso tudo, lembrando que não é sem razão, que sua fama é tão difundida em todos os meios de nossa cultura. Foi o homem que estabeleceu um marco divisório na história da ciência e, em particular, da Física.
A história da Física nos primórdios se pautou pela história de pessoas que eram vistas como extraordinárias e, em alguns casos, como alienados. Algumas delas se notabilizaram pela perseguição que sofreram da igreja e dos governantes. Antes do século XX, tivemos pessoas notáveis como Pitágoras, Arquimedes, Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, Leibniz, dentre muitos outros gigantes que erigiram uma teoria científica acerca do universo. No século XX, tomou outras proporções a partir das teorias lançadas por Einstein, dentre as quais, a mais famosa é a Teoria da Relatividade onde ele afirma que o tempo e o espaço não são absolutos, mas, dependem do referencial, sendo o tempo uma função da massa do corpo.

Foi prêmio Nobel de Física em 1921, foi professor em diversas universidades por todo o mundo, tendo uma carreira digna de  qualquer astro de Hollywood pela sua fama. Sua notoriedade era tão grande em meados do século XX, quando veio a falecer, que, ainda em vida, recebeu a grande honraria de ter seu nome associado a um elemento químico de número atômico 99, descoberto no Laboratório Argonne., tendo este sido denominado einstênio. Buscou, sem sucesso, durante grande parte de sua vida a Teoria dos Campos Unificados.
O ano de 1905 em que foi publicada a Teoria da Relatividade Restrita, onde Einstein estabelece uma equivalência entre energia e massa. Esta é, sem dúvida, sua mais famosa equação: E= mc2. Foi este ano de 1905 tão marcante na história da Física que, foi
(…)
do Hospital de Princeton.
Referências
Castro, R.S. e Carvalho, A.M.P. História da Ciência: investigando como usá-la num curso de segundo grau. Cadernos Catarinenses de Ensino de Física, Florianópolis, v.9, nº 3, p. 225-37, 1992.
Carvalho, A.M.P. de. (org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. SP., Thomson, 2004.
Crawford, Paulo. Albert Einstein: uma biografia muito breve. Disponível em http://cosmo.fis.fc.ul.pt/~crawford/artigos/Albert%20Einstein1b.pdf, Pré-print CAAUL, Lisboa, 2005 (acesso em 23/05/2008).
Este texto não se encontra completo em virtude do e-book que preparei sobre o mesmo e está a venda ao preço de apenas R$ 3,00 (Três reais) na minha página Recanto de Alberto Valença Lima no link abaixo.
Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share
Há pó de ouro no ar
Verdades de meu ser [Textos autorais]
Há pó de ouro no ar!
Share

PÓ DE OURO NO AR (PoeDez Expandido AVL 02) Alberto Valença Lima   Tem pó de ouro no ar… Isso não dá pra negar! Mesmo sem acreditar, Afirme em todo lugar! Faça então suas conquistas De fortunas nunca vistas Vista-se pois feito artistas Lute com toda energia Fazendo até poesia …

Share
PoeDez Expandido AVL 01 - Destruição Ambiental - Estilo criado por Alberto Valença Lima
Verdades de meu ser [Textos autorais]
PoeDez Expandido = DESTRUIÇÃO AMBIENTAL
Share

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL (PoeDez Expandido AVL 01) Alberto Valença Lima Numa luta ambiental O homem procura um canal Se não vê um só sinal Procura enfrentar o mal Este vem do próprio homem Todos do seu dever somem E a natureza consomem Desmatando e dizimando O homem vai prejudicando Seu local …

Share