Share

Olinda!

Olinda foi a primeira capital de Pernambuco assim permanecendo até 1837 quando perdeu esta condição para Recife. Daí em diante, Olinda foi se tornando uma cidade dormitório e assim permaneceu até pouco tempo (menos de 50 anos) quando passou a ter vida própria, independente de Recife.

Olinda3

Localiza-se a apenas 6km de distância da capital e é uma agradável e bela cidade tendo sido a segunda no Brasil a ser declarada Patrimônio Artístico e Cultural da Humanidade pela UNESCO (1972) e a primeira a ser constituída Capital Brasileira da Cultura em 2006.
Subir e descer suas ladeiras é uma experiência indescritível. Nelas você encontrará o casario antigo e também casas já reformadas em estilo moderno, embora isso não seja mais permitido. Encontrará também vários artesãos e artistas de todos os credos.

Lá você encontrará muitos monumentos históricos, igrejas seculares e pontos turísticos de grande relevência. Dentre estes, podemos citar a Igreja da Sé com o conjunto arquitetônico do lugar, a Igreja de São Pedro, o Mosteiro de São Bento e sua igreja, a Igreja do Carmo, o restaurante Mourisco, o Mercado de Ribeira, onde quase em frente encontra-se a pedra onde Bernardo Vieira de Melo deu o Primeiro Grito de República, o Farol de Olinda, a orla de Bairro Novo com seus bares e espigões, sem esquecer a cultura de grande riqueza da cidade com seus blocos carnavalescos como Pitombeira dos Quatro Cantos, Elefante, a Casa da Rabeca, o Centro de Convenções com uma das melhores estruturas acústicas do Brasil, com capacidade para mais de 5 mil pessoas sentadas, distribuídas entre seus 3 teatros, 4 auditórios, 13 salas de reuniões e mais nove de espaço cultural, sem contar com seus mais de 26 mil metros quadrados de espaço para esposições climatizado.

Olinda-farol

Nasci em Olinda, na única maternidade até então existente – o Hospital Tri-Centenário. Lá cresci e lá vivi durante praticamente toda minha vida. Existem portanto raízes muito fortes minhas lá. Hoje moro em Recife e já adotei esta cidade como minha pátria mas não posso esquecer minha terra natal.
A foto ao lado é de um dos pontos turísticos de Olinda mais conhecidos de onde se pode ter uma vista de Olinda maravilhosa. O farol que até hoje ainda funciona.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

2 ideias sobre “A minha cidade

Os comentários estão fechados.