A minha cidade

Verdades de meu ser [Textos autorais]
2
Share

Olinda!

Olinda foi a primeira capital de Pernambuco assim permanecendo até 1837 quando perdeu esta condição para Recife. Daí em diante, Olinda foi se tornando uma cidade dormitório e assim permaneceu até pouco tempo (menos de 50 anos) quando passou a ter vida própria, independente de Recife.

Olinda3

Localiza-se a apenas 6km de distância da capital e é uma agradável e bela cidade tendo sido a segunda no Brasil a ser declarada Patrimônio Artístico e Cultural da Humanidade pela UNESCO (1972) e a primeira a ser constituída Capital Brasileira da Cultura em 2006.
Subir e descer suas ladeiras é uma experiência indescritível. Nelas você encontrará o casario antigo e também casas já reformadas em estilo moderno, embora isso não seja mais permitido. Encontrará também vários artesãos e artistas de todos os credos.

Lá você encontrará muitos monumentos históricos, igrejas seculares e pontos turísticos de grande relevência. Dentre estes, podemos citar a Igreja da Sé com o conjunto arquitetônico do lugar, a Igreja de São Pedro, o Mosteiro de São Bento e sua igreja, a Igreja do Carmo, o restaurante Mourisco, o Mercado de Ribeira, onde quase em frente encontra-se a pedra onde Bernardo Vieira de Melo deu o Primeiro Grito de República, o Farol de Olinda, a orla de Bairro Novo com seus bares e espigões, sem esquecer a cultura de grande riqueza da cidade com seus blocos carnavalescos como Pitombeira dos Quatro Cantos, Elefante, a Casa da Rabeca, o Centro de Convenções com uma das melhores estruturas acústicas do Brasil, com capacidade para mais de 5 mil pessoas sentadas, distribuídas entre seus 3 teatros, 4 auditórios, 13 salas de reuniões e mais nove de espaço cultural, sem contar com seus mais de 26 mil metros quadrados de espaço para esposições climatizado.

Olinda-farol

Nasci em Olinda, na única maternidade até então existente – o Hospital Tri-Centenário. Lá cresci e lá vivi durante praticamente toda minha vida. Existem portanto raízes muito fortes minhas lá. Hoje moro em Recife e já adotei esta cidade como minha pátria mas não posso esquecer minha terra natal.
A foto ao lado é de um dos pontos turísticos de Olinda mais conhecidos de onde se pode ter uma vista de Olinda maravilhosa. O farol que até hoje ainda funciona.

Share
2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share
Há pó de ouro no ar
Verdades de meu ser [Textos autorais]
Há pó de ouro no ar!
Share

PÓ DE OURO NO AR (PoeDez Expandido AVL 02) Alberto Valença Lima   Tem pó de ouro no ar… Isso não dá pra negar! Mesmo sem acreditar, Afirme em todo lugar! Faça então suas conquistas De fortunas nunca vistas Vista-se pois feito artistas Lute com toda energia Fazendo até poesia …

Share
PoeDez Expandido AVL 01 - Destruição Ambiental - Estilo criado por Alberto Valença Lima
Verdades de meu ser [Textos autorais]
PoeDez Expandido = DESTRUIÇÃO AMBIENTAL
Share

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL (PoeDez Expandido AVL 01) Alberto Valença Lima Numa luta ambiental O homem procura um canal Se não vê um só sinal Procura enfrentar o mal Este vem do próprio homem Todos do seu dever somem E a natureza consomem Desmatando e dizimando O homem vai prejudicando Seu local …

Share