Questões gramaticais #14 – Homônimos e parônimos

Questões gramaticais
Share

Diferença entre homófonas e parônimas

Outro dia fui levado a visitar uma página de uma pessoa e lá deparei-me com um pequeno deslize na nossa gramática. Esta pessoa escreveu uma coisa querendo dizer outra. Chamou de homófonas palavras que na verdade são parânimas. Então deixei lá um comentário que a pessoa não publicou, infelizmente. Provavelmente, ela conhece nossa gramática e não escreveria tamanha asneira mas, infelizmente, apesar de alertá-la sobre o fato, ela nem corrigiu e, sequer publicou meu comentário.

comprim-ou-cumprim

É muito triste quando alguém não admite que pode falhar. Não vejo vergonha nenhuma nisso. Todos nós somos humanos e estamos sujeitos aos erros, logo, não há vergonha alguma se os cometemos. Sentiria vergonha, se acaso alguém me apontasse um erro meu, e eu continuasse insistindo nele.

Bem, mas vamos ao que interessa.
Homófonas, são palavras de mesmo som mas com escrita e significados diferentes. Homo <=> igual e fonos <=> som.

Parônimas, são palavras com som e pronúncia parecidos porem com significados diferentes.
.
Existem ainda as homônimas, que são palavras de som e escritas
idênticas com significados diferentes.

Vamos agora aos exemplos.
Homófonas – São homófonas as palavras acender (ligar a luz, fazer arder) e ascender (subir) ou senso (qualidade de sensato) e censo (contagem de habitantes) ou ainda seção (divisão) e sessão (reunião) entre outros.

homonimos_paronimos

Parônimas – são parônimas as palavras eminente (que se destaca) e iminente (prestes a acontecer).  Também são parônimas as palavras amoral (sem moral) e imoral (contrário à moral) e ainda comprimento (extensão) e cumprimento (saudação);

Homônimas – são homônimas as palavras banco (de praça) e banco (instituição financeira) ou manga (de candeeiro) e manga (fruta) entre outras.

Algumas palavras homófonas costumam causar grande confusão. É o caso por exemplo de mau e mal. Mau significa ruim, é o oposto de bom, e mal significa incorreto, insatisfatório, sem saúde e é o oposto de bem. Bem me quer, mal me quer. O bom ladrão e o mau ladrão.

Outro exemplo de parônimas que causam também confusão é o caso de emergir e imergir que lá nessa página mencionada, a pessoa afirmou serem homófonas. Inclusive ela oferece uma regrinha que não tem nada de correta. A regra engraçada que faz um trocadilho com as palavras é a seguinte:
EMERGIR = Sair da água; (começa com E)
IMERGIR = entrar na água, afundar. (começa com I)
Com o E temos ir para fora (que é a letra com que começa emergir)
Com o I temos entrar (que é a letra com que começa imergir)
Entrar começa com E e diz respeito a uma coisa que começa com I (imergir) e “Ir pra fora” começa com I e diz respeito a uma coisa que começa com E (emergir).

Uma boa dica é fazer o curso do site Cursos 24 horas com apenas uma parcela de R$ 35,00. Clique na figura abaixo. Ou clique no link a seguir para conhecer os 10 motivos para estudar no Cursos 24 horas

escrita-redacao-maior
Curso de Escrita e Redação
Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share