Os indiferentes – Francesco Maselli [Filme]

Minhas verdades através dos filmes
Share

Francesco Maselli – Diretor

Francesco Maselli foi o diretor italiano responsável pela direção deste filme e pelo filme Os delfins, também com Claudia Cardinale.

Gli Indifferenti (Os indiferentes) – Francesco Maselli – 90 min, 1964

Elenco:
Cláudia Cardinale ……………………Carla
Thomas Millian ………………………. Michéle
Rod Steiger………………………………Léo
Shelley Wintters ………………………Lisa
Paulette Goddard ……………………Maria Grazia

gliindifferenti1Assisti a este filme duas vezes. A primeira em 1965 no Cinema Art Palácio e a segunda no Cinema São Luiz em 11 de fevereiro de 1967. “Os indiferentes” é uma produção ítalofrancesa, com fotografia em preto e branco e com tela pequena. Vou transcrever a seguir aquilo que registrei no meu caderno de anotações de filmes assistidos em 1967.
Carla (Cláudia Cardinale) e Michèle (Thomas Willian) vivem indiferentes ao que se passa em sua volta.

Dilema

Léo (Rod Steiger) ex-amante de Maria Grazia (Paulette Goddard), aproveitando-se da indiferença de Carla, e de sua precária situação, pois tinham hipotecado a casa, o prazo vencera-se e não tinham dinheiro para pagá-la,  propõe a Carla que se case com ele.

Ela, estando para perder a casa, vive um terrível drama a partir de então. Não sabe se entrega-se a Léo, voltando assim a sua aparente tranquilidade e conforto, mas degradando-se ao status de prostituta, ou se continua sofrendo junto com sua mãe Maria Grazia, seu irmão Michéle e a empregada Lisa (Shelley Winters) mas gozando do status de moça recatada.

Agravamento do dilema

os-indiferentes3Para agravar o dilema, Carla não concebe a situação de pobreza. Sendo assim, termina tornando-se amante de Léo, decaindo tanto que ao final da noite que passam juntos, ela pede dinheiro a ele para ir pra casa e diz: “Já estou ganhando minha vida.”

O irmão ao saber que ela se entregara a Léo, a quem ele odiava até os gestos, pelo fato de ele já ter sido amante de sua mãe, e também por ser ele um aproveitador de ocasiões, compra um revólver e vai à casa de Léo. Ao entrar e tirar o revólver do bolso, esquece que não colocara balas no mesmo. Então, num ímpeto de fúria, corre gritando em direção a Léo que o segura, jogando-o em cima de um birô. Ele sem ação pergunta: “Onde está Carla?”
– Eu que sei? Deve estar em casa ou na rua.
Nesse instante, Carla que estava no 1º andar puxa a cortina e responde: “Já vou Michèle.”
Após rápida discussão na qual Michèle propõe a Carla nova vida, fazem planos para o futuro, mas Léo quebra o encantamento dos sonhos dizendo: “Ela não poderia por várias razões.
– Que razões? Pergunta Carla chorando.
– Primeiro vocês estão na miséria, segundo eu sou rico e você está tendo relações comigo. Pode obter o que quiser, terceiro, ninguém mais casará com você na situação de sua família. Quarto, não há problemas entre nós dois, pois não lhe amo e assim, nada de ciúmes e quinto e último, você dormiu comigo.

A tentativa de liberdade

Depois de terem passado por tudo isso naquela casa, Michèle e Carla saem mas antes Carla diz: “Nada mudou, apenas aumentou a repugnância!”
Ao chegarem em casa Michèle propõe a Lisa  ficarem sós. Depois ele iria ter com ela e Carla. Indiferente, indignada consigo mesma, prepara a mãe para a festa pois Léo em breve estaria lá para buscá-las.
os indiferentes4A tela embranquece aos poucos, a câmera foca o rosto parado e belíssimo de Claudia Cardinale. Assim termina essa magnífica obra prima de Francesco Maselli, que sem dúvida, disputará durante muito tempo o primeiro lugar do ano, e com grandes possibilidades de vencer. Ainda que este ano fosse 1966, ano em que assisti “Phaedra“, “Cybèle“, “West side story” e outros. (Dois dos filmes citados estão disponíveis aqui no blog Verdades de um Ser para serem assistidos a eles como filmes online. Basta clicar nos links)

Prêmios

Esta produção conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Mar del Plata em 1965 e Thomas Millian o de melhor ator. Cláudia Cardinale está excelente neste filme e, consequentemente, é quase certeza absoluta ser a escolhida por mim como melhor atriz de 1967. Thomas Millian e Paulette Goddard também disputarão os prêmios de melhor ator e atriz coadjuvantes. Todo este conjunto de fatores extraordinários justifica bem a cotação dada a este filme passando assim o mesmo a ser a primeira obra prima de 1967.
Mereceu seis estrelinhas! Cotação máxima!!!

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share