Um conto chinês [Filme online]

Share

Un cuento chino – Sebastián Borensztein, coprodução argentino-espanhola de 2011.

Sebastián Borensztein é o realizador deste surpreendente filme cheio de absurdos inacreditáveis.

conto-chinc3aasUm filme extraordinário com uma história surpreendente e emocionante. O filme é cheio de situações engraçadas mas muito dramáticas.

Roberto é um argentino solitário (Ricardo Darin) que possui uma loja de ferragens herdada do pai. Vive como um ermitão, metódico, rígido, muito mal humorado e cheio de manias. Roberto desenvolve um hábito incomum: colecionar notícias inusitadas publicadas em jornais e revistas.

Ele vive praticamente sem contato com o mundo até que um acontecimento modifica radicalmente sua vida. Enquanto está na rua fazendo um piquenique, um chinês (Ignacio Huang) é jogado de um taxi no chão próximo de onde estava. O imigrante (Jun) acabara de ser assaltado, não fala uma só palavra de espanhol e não conhece ninguém em Buenos Aires.  Dessa forma eles tem dificuldade de se comunicar pois nem ele fala chinês nem Jun fala espanhol. Jun tinha ido a Buenos Aires procurar um único parente vivo que ele acreditava morar lá e, através de mímica, Roberto tenta ajudar o chinês a solucionar seu problema levando-o numa delegacia, na embaixada chinesa, mas não obtem resultado. Como não tem coragem de deixar Jun no meio da rua sozinho, sem dinheiro e sem falar uma palavra de espanhol, decide levá-lo para sua casa, pelo menos até encontrar o parente de Jun.

un-cuento-chino

Hábitos modificados

Enquanto esperam um resultado da busca que a embaixada estava fazendo, a rotina de Roberto fica muito modificada e isso o deixa irritado e insatisfeito. Os dias vão passando e nenhum resultado é obtido. O que Roberto não sabe é que Jun e ele têm uma ligação muito profunda que os une bem antes de se conhecerem. Jun havia passado por uma trajédia na China, tendo perdido sua noiva numa situação bem incomum. Roberto faz de tudo para se livrar do chinês para voltar à sua comodidade e rotina. Até tirar uma foto de Jun e colocá-la num cartaz que espalha em toda a cidade na tentativa de encontrar o parente seu parente Roberto faz.
CONTO CHINÊS4Certo dia, uma moça que é apaixonada por ele vai visitá-lo e ao pedirem um jantar o entregador que também era chinês, é solicitado a servir de intérprete para Roberto informar ao oriental várias regras e decisões que pela mímica Roberto não é capaz de transmitir com perfeição.
O filme é de uma pureza muito grande e retrata de modo fiel duas pessoas puras e sem maldade (Roberto e Jun). A história beira o absurdo mas, perfeitamente crível. Interessante como Borensztein consegue, com uma história tão simples, realizar um filme tão rico. Uma coisa que se destaca no filme é a comunicação. Apesar de nenhum dos dois falar a língua um do outro, Roberto e Jun conseguem comunicar-se. Seja por gestos e olhares, seja por silêncios e hábitos.

O extraordinário do filme

É realmente surpreendente tudo que um capta do outro, especialmente o que o oriental consegue captar de Roberto. Por estar sendo bem tratado, compreende que Roberto não tinha nenhuma obrigação de mantê-lo em sua casa, Jun começa a se tornar útil. Prepara o café da manhã para Roberto, começa uma limpeza de um cômodo cheio de lembranças e termina quebrando uma peça o que lhe rende uma forte bronca de seu anfitrião,, e faz outras tarefas que Roberto jamais faria como a pintura de uma parede mofada e velha onde deixa uma  pintura que vem a modificar completamente a postura rígida de Roberto.
conto-chinc3aas3Mereceu quatro estrelinhas.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Instrução adicional

Para assistir aos filmes deste blog você deverá estar inscrita(o) no Vk, site onde estão hospedados todos os filmes que aqui são disponibilizados. Após o registro no Vk , que você só precisa fazer uma vez, sempre que você for assistir a algum filme deverá primeiro fazer o login com seu email ou telefone registrado e a senha usada no registro. Para se registrar ou fazer login, acesse o link ao lado. Registro no Vk.

Para assistir ao filme abaixo, após ter feito o login no Vk, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Recomendações

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “Deixe um comentário” ou “xx resposta(s)” no início da postagem no canto superior esquerdo. Boa diversão.

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *