Entrevista com Andrezza M. Santos [autora]

Share

Entrevista com Andrezza M. Santos (AMS), autora do livro “Duas Vidas” já comentado aqui no blog Verdades de um Ser.
AndrezzaSantos
Entrevistador – Alberto Valença (AV)
1.      AV – Você é ligada à radiologia. Como aconteceu essa transposição para ser escritora?
AMS – “Primeiro eu fiz o curso de radiologia, que foi uma boa oportunidade naquele momento e ainda não tinha nenhuma idéia que poderia realmente escrever um romance fictício.
Eu sempre adorei ler e sempre imaginava como seria poder escrever uma história própria, mas na realidade achava que isso não aconteceria, admirava muito os milhares de bons escritores que existem e não fazia idéia do que seria necessário para conseguir compor um enredo e que ele deslanchasse bem, por assim dizer.”

2.     AV – Você se considera uma escritora radiologista ou uma radiologista escritora?
AMS – “Sou uma Tecnóloga em Radiologia, que brinca de ser escritora.”

3.      AV – Quando você teve a idéia de escrever Duas vidas?
AMS – “Surgiu der repente. Eu já havia começado outra história anteriormente, mas que ficou “empacada”. E dentre as minhas muitas leituras, surgiu uma pequena idéia que eu acreditei ter potencial, então fiquei debatendo essa idéia na cabeça por um tempo, como as coisas poderiam se desenvolver, daí o passo seguinte foi colocar a idéia no papel e depois fluiu constantemente, como se já estivesse tudo pronto na minha cabeça.”

4.   AV – Por que este título? Ele surgiu depois da obra pronta ou antes de qualquer texto? Ou ainda durante a sua construção?
AMS – “O título mudou algumas vezes, eu ainda não estava muito satisfeita com as escolhas, queria que fosse pertinente a história e marcante ao mesmo tempo, mas sem entregar o mistério que é essencial no contexto.”

5.      AV – Como você teve a idéia de fazer um romance? Como você escreve?
AMS – “Na realidade eu gosto muito de romances da literatura fantástica e era minha vontade principal poder escrever algo neste gênero. Entretanto, acabei desenvolvendo um enredo do gênero romance contemporâneo. Não tenho nenhum ritual nem regra quando vou escrever, primeiro fico pensando numa idéia e se ela poderia ter potencial suficiente para um bom enredo, daí em diante penso em como os pontos principais poderiam se ramificar e aí é só escrever. Bom, pelo menos funcionou desta forma neste meu primeiro romance, rs.”

6.     AV – Conte um pouco sobre sua vida e sua obra.
AMS – “Sou muito tímida para falar de mim mesma, mas vou tentar contar um pouquinho sobre mim: nasci, cresci e sempre trabalhei em São Paulo capital. Consegui me graduar só aos 30 anos, na área da saúde, devido a uma boa oportunidade como bolsista e assim ingressei na área da saúde. Nunca havia feito nada na área da literatura e como mencionei anteriormente, não sabia o que era necessário para construir uma boa história, nem achava que possuía criatividade suficiente para elaborar algo com potencial suficiente de um enredo. Enfim, a leitura era um ótimo entretenimento (um vício atualmente, rs!) e que eu sempre seria só uma leitora.
Pode parecer que eu só leio, que sou uma nerd ou uma erudita, pois só falo em ler, mas isso está bem longe da realidade. Além da leitura, adoro assistir filmes e seriados, principalmente de suspense, ação, policial, animação, comédia e ficção. Na realidade, se tiverem um bom enredo, não importa muito o gênero, só não sou muito fã de terror. E é claro adoro escutar música e também gosto de vários gêneros. Adoraria poder viajar para vários lugares, principalmente no Brasil, mas ainda não tive oportunidade.
E voltando ao assunto da minha maior paixão, é que a mesma permitiu que minha mente criasse asas e assim consegui bolar uma história. E algo que considero importante destacar em minha obra é o ponto em que todo ser humano, não importa quais experiências tenha vivido, terá uma época que desejará ardentemente ter uma segunda chance na vida, seja para iniciar uma nova fase ou para recomeçar do zero. E foi nessa proposta que baseei minha história, só que acrescentei uma oportunidade totalmente fictícia e insólita, apelando pelo anseio de acreditar que as coisas boas podem acontecer se desejar isso fervorosamente.”

7.     AV –     Sua leitura preferida é poesia ou prosa?
AMS – “Prosa.”

8.      AV – Qual a sua dica para quem quer escrever um livro?
AMS – “Cultive bastante sua mente, leia muito, não importa qual seu gênero preferido e deixe sua mente voar. Todo mundo é capaz.”

9.      AV – .  Qual o comentário sobre o seu livro que mais lhe agradou?
AMS – “Não tem um preferido em especial, eu gosto bastante quando dizem que se surpreenderam com o desfecho e gostaram da história.”

10.     AV – Quais os seus escritores favoritos?
AMS – “No estilo que gosto meus autores preferidos são: Juliet Marillier, Sarah J. Maas, Maria V. Snyder, Suzanne Collins, Patricia Briggs, Ann Aguirre, George R. R. Martin, J.R.R. Tolkien, e muitos outros.”

11.     AV – Qual o seu passatempo preferido?
AMS – “Ler com certeza.”

12.      AV – O que foi mais gratificante no lançamento deste livro?
AMS – “Acho que o mais gratificante foi ver meu livro disponível na página da Amazon, foi uma grande emoção!”

13.      AV – Seus pais tiveram alguma influência na sua trajetória como escritora?
AMS – “Influência direta não, mas minha mãe foi a maior incentivadora com certeza.”

14.     AV – Você teve ou conhece alguém que teve experiência com orfanatos?
AMS – “Não, eu apenas pesquisei sobre o assunto.”

15.      AV – Você mora em São Paulo que é uma cidade essencialmente de concreto. Em que você se baseou pra descrever aquele cenário da queda no prólogo do livro e que vem constituir-se no foco da história?
AMS – “Não me baseei em um lugar especificamente, apenas projetei mentalmente um lugar no qual pensei ser de grande beleza, onde qualquer pessoa poderia sentir-se confortável, que lhe trouxesse paz.”

16.     AV – Você tem outro livro em preparação não é? Qual o título e o que ele representa pra você?
AMS – “Sim. O título ainda não está definido, provisoriamente é Sandarians, que é do gênero fantasia e, como mencionei anteriormente, é meu gênero favorito, então essa história é muito especial para mim.”

17.      AV – Você já foi premiada alguma vez. Pretende se inscrever para algum prêmio?
AMS – “Não, ainda não tive pretensão alguma de buscar qualquer premiação, eu mal tive pretensão de lançar meu primeiro livro, rs.”

18.       AV – .  Por quê?
AMS – “Acho que ainda é muito cedo, para mim, pensar em prêmios.”

19.       AV – Qual o seu projeto para 2015?
AMS – “Tentar finalizar meu primeiro projeto, Sandarians.”

20        AV – Qual a sua opinião sobre o blog “Verdades de um ser”?
AMS – “Gosto bastante da variedade de temas abordados, pois além de apresentar uma grande gama de post sobre entretenimentos como livros, filmes e viagens, também apresenta tópicos com assuntos importantes e polêmicos, como política, que atualmente é o tema mais recorrente tendo em vista que estamos na época de eleição e que mos eleitores temos de estar bem atentos e obter o máximo de informação para “tentar” eleger os mais preparados (e menos corruptos).
O mais cativante do blog, é que o autor, Alberto, expõe o assunto (não importa qual seja) e dá sua opinião pessoal, mesmo que esta seja contundente, sendo favorável ou não. E também gosto bastante pois descreve suas experiências pessoais nas viagens, dando uma visão autêntica sobre isso, não só descrevendo o lugar e o que se espera encontrar lá, como a maioria das pessoas narram.”

21.       AV – Que mensagem você teria para os leitores?
AMS – “Muito obrigado para quem já leu meu ebook, não importa se tenha gostado ou não da história, para mim já é extremamente gratificante que tenham dado uma oportunidade para meu trabalho, desde que sou uma novata nesse campo.
Para quem ainda não conhece meu ebook, sou suspeita em indicá-lo, entretanto indico que apenas dêem uma olhada na sinopse e no prólogo, que está disponível no meu site (http://andrezzams.wix.com/autora) e aqui mesmo no blog “Verdades de um ser” (https://verdadesdeumser.com.br/2014/08/14/duas-vidas-livro/); se essa leitura te intrigar o suficiente, dê uma chance ao meu ebook e garanto que não vai se arrepender, rs!
Mas de qualquer forma gostaria de deixar a mensagem a todos os leitores que nunca deixem de ler, não importa qual sua preferência, leia ao máximo que puder, pois além de um ótimo entretenimento, a leitura proporciona a expansão da sua mente, tanto de pensamento como de conceitos, e deste modo, será um pensador muito mais capaz e consequentemente será mais preparado e conectado ao mundo.”

Obs. O texto entre aspas foi escrito pela autora e transcrito ipsi litteris e, portanto, caso haja algum erro, o mesmo foi mantido por fidelidade do blogueiro ao texto enviado pela autora.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share
Microconto de Ouro 2021
Minhas verdades através dos livros
Microconto de ouro (2021) – Cândido Luís Vasques (org) [Resenha]
Share

Resenha do livro Microconto de Ouro 2021 A Casa Brasileira do Livro realizou em 2021 um projeto fantástico. O Microconto de Ouro 2021. Infelizmente só este ano vim tomar conhecimento dele. As inscrições iniciaram em 01 de abril e se encerraram em 16 de maio tendo como definição de microconto …

Share
Nina George - Resenha
Minhas verdades através dos livros
A Livraria Mágica de Paris – Nina George – Resenha
Share

Nina George Esta é uma resenha do livro “A Livraria Mágica de Paris” de Nina George. Ela já escreve há muitos anos. E usa três pseudônimos nos seus escritos – Anne West, Nina Kramer e Jean Bagnol. Já vendeu mais de quinhentas mil cópias de “A Livraria Mágica de Paris”, …

Share