As pirâmides de Guisé [Dicas de viagem]

Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
Share

Guisé é uma região planaltina do Baixo Egito nas proximidades do Cairo, atual capital do país. É lá onde estão localizadas as 3 Grandes Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, bem como a Grande Esfinge. A maior delas, a de Quéops, é a mais antiga maravilha do mundo antigo e a única ainda sobrevivente. Todas as demais já foram destruídas. Apenas a título de cultura, vamos relembrar aqui quais eram essas sete maravilhas.

As sete maravilhas do mundo antigo

1.  Pirâmide de Quéops
2.  Jardins suspensos da Babilônia
3.  Estátua de Zeus em Olímpia
4.  Templo de Ártemis em Éfeso
5.  Mausoléu de Halicarnasso
6.  Colosso de Rodes
7.  Farol de Alexandria

DSC02814

Muito bem, as três grande pirâmides sozinhas, já compensam a viagem de vinte e uma horas para o Egito. Mas, evidentemente, não são só elas que visitamos no Egito. Foram muitos, muitos templos, ruinas, estátuas, museus que visitamos nesta inesquecível viagem. Mas, a grande pirâmide, é um monumento especial. Sua construção de empilhamento de cerca de dois milhões e trezentos mil blocos de pedra maciça talhada e  polida pesando em média 2,5 toneladas sendo os maiores com peso em torno de 15 toneladas. É um verdadeiro monumento que deixa qualquer pessoa extasiada de estar ali contemplando aquela construção monumental com cerca de cinco mil anos de existência.

Embora a pirâmide de Quéops seja a maior delas, aparentemente, a de Quéfren é maior pois foi construída sobre um planalto mais elevado. Já a de Miquerinos, comparada com as outras duas é muito menor. Parece mais uma miniatura e está bastante destruída.

guiséA pirâmide de Quéops originalmente possuía 146 m de altura mas devido a uma destruição de seis fileiras de pedras do seu topo, atualmente ela está com apenas 139 m de altura mas, figurou como o mais alto monumento construído pelo homem até a construção da torre Eiffel em Paris, ou seja, durante 4400 anos de história, foi, majestoso, o maior monumento criado pelo homem em todo o mundo.

Curiosidades:

  1. A planície de Guisé localiza-se na Necrópole do Baixo Egito. O Nilo divide o Egito em duas regiões – Acrópole e Necrópole sendo a primeira fértil e abundante em vegetação e vida e a outra destinada aos mortos, é árida e estéril, cercada da areia do deserto.
  2. Outra curiosidade é que as pessoas aqui no ocidente estão acostumadas a chamar “deserto do Sahara” o que é um erro, um pleonasmo pois, a palavra Sahara significa DESERTO. Então, ou se diz deserto apenas, ou se fala Sahara.
  3. E outra curiosidade é que o Egito é também dividido em Alto e Baixo Egito mas, isso é feito em função do Nilo que tem sua nascente no Sul do país e sua foz ao norte do país, no mar Mediterrâneo. O Alto Egito é a região da nascente do rio Nilo, isto é, ao Sul, enquanto o Baixo Egito localiza-se ao norte, na região da foz do rio, no mar Mediterrâneo. Ou seja, o norte para eles (Alto) é o sul e o sul (Baixo) é o norte.
Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
4
Oficina de Francisco Brennand [Dicas de viagem]
Share

Museu Brennand Francisco Brennand é um colecionador de armas que resolveu criar um museu para expô-las ao público, juntamente com quadros e outros objetos antigos como tapeçaria, arte decorativa, esculturas, armaduras, etc. O museu fica em um castelo construído no bairro da Várzea em Recife. É preciso não confundir com …

Share
Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
2
Aniversário de Recife e Olinda [Dicas de viagem]
Share

Hoje Recife e Olinda estão em festa! A primeira comemora 478 anos e a outra 480. Pretendia fazer hoje uma postagem bem marcante para este dia mas, terminei sem conseguir concluí-la. Mas, para não deixar sem registro, vou escrever aqui algumas coisas sobre as duas cidades, tão importantes no cenário …

Share
Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
1
Serra da Capivara, Piaui [Dicas de viagem]
Share

Parque Nacional Serra da Capivara, Parque arqueológico, São Raimundo Nonato, PI. Esta postagem foi transferida para o blog O seu companheiro de viagem. Para acessá-la clique no link abaixo. Serra da Capivara – PI

Share