Minhas verdades através dos livros
5
Share

Da relação dos livros que li este ano, escolhi os dez melhores do ano de 2014 e fiz um brevíssimo comentário sobre cada um deles a seguir. Todos tem uma crítica a respeito que pode ser lida clicando no link correspondente. Esta relação serve também como indicação de livros de excelente qualidade para quem quiser ler.

10. Filosofia da adúltera (Luiz Felipe Pondé)
É um livro lançado em 2013 constituído por 61 capítulos curtos, ilustrado por várias fotografias em preto-e-branco de mulheres dos anos 50/60 em poses ousadas ou de quem está entediada. O autor é um filósofo muito culto que explora o pensamento de Nelson Rodrigues em relação à adúltera numa linguagem ágil e precisa. O livro, embora eu não tenha gostado por conta de um pequeno detalhe, merece figurar nesta lista principalmente pela extrema correção e erudição do seu texto.

9. Carolina (Gerusa Leal)
Livro infantil da escritora Gerusa Leal que tem um outro livro nesta relação, apresenta uma história singela e bonita de uma criança ao descobrir o mundo através da leitura.

8. Caminhos diversos (Ariadne Cavalcante)
Livro de poesias de uma autora iniciante que mostra sua visão do mundo através de versos bem construídos e com belíssimas figuras de linguagem.

7. A arca de Noé (Vinícius de Moraes)
Livro de poemas infantis de cantigas de roda do famoso poeta brasileiro Vinícius de Moraes que ele escreveu para seu neto e passou muitos anos guardado numa gaveta e que, posteriormente, tansformou-se em músicas que fez em parceria com Toquinho em sua maioria, que foram gravadas num disco pelo Quinteto Violado. Uma maravilha!

6. O nobre deputado (Márlon Reis)
Obra de um juiz de Direito maranhense que denuncia os esquemas de corrução utilizados pelos parlamentares no Brasil. Trata-se de uma importante contribuição para a erradicação da corrupção em nosso país, através do esclarecimento da população.

5. Paixão sem limites (Abbi Glines)
O primeiro da trilogia “Sem limites” da escritora norte-americana Abbi Glines, campeã de vendas em seu país e em vários outros lugares onde o livro foi lançado. Por ser o primeiro livro da série, destaca-se dos demais que terminam por se tornarem  um lugar comum.

4. Fazendo meu filme 1 (Paula Pimenta)
Apesar de ser um livro para adolescentes, me encantou a ponto de fazer com que eu concluísse sua leitura em apenas 3 ou 4 dias. É uma história deliciosa sobre uma menina que vive as angústias e alegrias típicas de uma adolescente e que conquista o leitor com uma cativante linguagem da autora que se transformou num fenômeno nacional de vendas.

3. Ciclo das oferendas (Bartyra Soares)
Dos livros desta relação, esta é a mais recente leitura. Livro de poesias de uma autora que descobri casualmente na Livraria Cultura procurando livros de poesia. Fiz uma boa análise crítica aqui no blog desta obra que recebi de presente da autora  e aqui, resta muito pouco a escrever. Esta poetisa que tem duas de suas obras entre os três melhores livros lidos por mim em  2014 e, foi uma gratíssima descoberta. Como escrevi na minha análise literária aqui em Verdades de um Ser, ela está no nível de uma Cecília Meireles, Cora Coralina ou Adélia Prado.

2. Arquitetura dos sentidos (Bartyra Soares)
A obra mais recente de Bartyra Soares, que consegue, através de seus versos, construir uma verdadeira Arquitetura dos sentidos para o leitor admirar e se enlevar. Versos de uma riqueza impar de uma linguagem encantadora que irão causar em quem os ler um verdadeiro despertar da sensibilidade. Difícil não ficar maravilhado ante poesias como “Fundações”, “Soleiras”, “Portas” e as demais etapas da construção desta arquitetura de palavras que esculpem os sentidos de um ser. Está em segundo lugar como poderia estar em primeiro. Apenas porque, não é possível haver dois melhores. O melhor é apenas um e, como o de Gerusa foi lido primeiro, ficou mais marcado em meu ser.

1. Versilêncios (Gerusa Leal)
Sem dúvida alguma, uma obra de grande qualidade. Notem que, dos dez livros escolhidos como os melhores livros lidos em 2014, cinco, são de poesias, ou seja, metade dos livros escolhidos é de um gênero que é tão pouco valorizado em nosso país. Versilêncios trás uma coisa nova – ele nos entrega os gritos do silêncio que às vezes invadem nossa alma. Numa linguagem correta e do mesmo modo, encantadora, Gerusa nos mostra a beleza do simples, do comum, como no poema “Constatação”, onde ela escreve: “Um passarinho que esvoaça na sala/não encontra saída e se deixa ficar/ um vaso de violetas no balcão da pia do banheiro/ao lado de uma toalha de rosto amarela/envolta no mais perfeito silêncio/vozes ao longe, de um encontro familiar/na casa do vizinho/ pra que mais poesia?”

Pois é, pra quê?

Obs. Todos estes livros estão comentados em maior extensão nos posts deste blog e, para ler algum deles, basta clicar no link de cada título.

Share

Olá Ana Carolina! Agradeço pela visita e comentário. Realmente “Fazendo meu filme” é um livro delicioso! Leia tambem a crítica que fiz sobre ele aqui no blog. Seja sempre bem-vinda!

Oi Bárbara, agradeço pela sua participação no meu blog. Você será sempre bem-vinda! Achei esquisito você iniciar seu comentário insinuando que eu tinha dito algo sobre você não ter lido nenhum dos livros citados. Se disse isso me desculpe mas não lembro de ter falado nada sobre você, nem no meu blog nem em algum outro lugar pois, sequer lembro de você. Mas em todo caso, desculpe se disse algo semelhante em algum lugar ou época.

Olá Alberto, esse comentário foi uma pergunta de indignação comigo mesma por não ter lido nenhum desses livros ainda, e que parecem ser ótimos… Desculpa se transpareceu de outra forma.
Feliz ano novo!

5 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share