O Menino do pijama listrado
Minhas verdades através dos filmes
Share

O Menino do pijama listrado [The Boy in the Striped Pyjamas], Mark Herman, britânico-estadunidense, 2008.

o menino do pijamaDirigido por Mark Herman e com roteiro do próprio diretor, baseado no livro homônimo de John Boyne, este filme apresenta uma visão do holocausto na ótica de duas crianças de 8 anos. Embora meio irreal o argumento, a mensagem que o diretor deseja transmitir é muito forte e louvável.

O argumento, porém, como disse, é um pouco inverossímil pois, é difícil de acreditar que um menino de 8 anos, tenha uma alienação da realidade tão absoluta. Em plena Alemanha dos anos 40 do século passado. Apesar disso, o filme não fica como uma coisa sem sentido. O diretor consegue convencer o expectador da sua verdade.

Os alemães expunham, até para os adultos, uma realidade inexistente e as pessoas acreditavam nisso, então, o menino também podia estar sendo ludibriado. A mensagem que os alemães passavam para todos era que o país vivia em um paraíso. Além disso, que o tratamento dado aos judeus presos era de primeiro mundo. Os judeus viviam em festa no campo de concentração, essa era a imagem que o povo recebia da mídia.

Cenário do filme

O filme se passa na Segunda Guerra Mundial onde um menino de 8 anos, filho de um importante oficial alemão, que é designado para comandar um campo de concentração de judeus,  é obrigado a abandonar seus amigos e mudar-se para o novo endereço onde seu pai exercerá sua nova função. Lá o menino descobre uma “fazenda” onde as pessoas vivem de pijamas.

Era o campo de concentração  que o menino pensa ser uma fazenda. Explorando às escondidas o lugar, faz amizade com um menino da mesma idade que ele, do outro lado da cerca. Todos os dias eles voltam a se encontrar e o menino alemão (Bruno) pergunta coisas ao menino judeu (Shmel) que lhe responde de forma velada, pois percebe que Bruno não sabia, que ali se tratava de um campo de concentração.

O filme é muito triste e o final é muito inesperado mas de uma inutilidade sem precedentes. Não digo inutilidade pelo fato de não servir pra nada mas, de não trazer nenhuma vantagem exceto a de transmitir uma mensagem muito significativa. É um filme muito bom que mostra a crueldade do holocausto e  os prejuízos que aquele momento trouxe para humanidade. Mereceu quatro estrelas.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share