Abu Simbel – Aswan, Egito [Dicas de viagem]

Share

Templos de Abu Simbel – Aswan, Egito.

sol1
Nascer do sol no deserto

Após partirmos de Aswan e viajarmos toda a madrugada do dia 07 de novembro de 2014 e grande parte da manhã, chegamos a Abu Simbel, que fica nas proximidades da divisa com o Sudão, isto é, no extremo sul do Egito.  Esta viagem aconteceu em comboio e vimos um dos mais belos espetáculos da viagem ao amanhecer: assistir ao nascer do sol no deserto. Durante horas e horas, cruzamos o Sahara em um trajeto de aproximadamente 280 km. Ao chegarmos, nos deparamos com uma imensa massa d’água que mais parecia o mar mas, trata-se de um grande lago – o Lago Nasser – construído artificialmente para abastecer o Egito na década de 50 do século passado. É uma represa de 550 km de extensão e 5.250 km², tendo suas margens uma largura de 35 km, construída entre os anos de 1958 e 1970, segundo a Wikipédia. Por conta da disputa entre os dois países, o lago recebe denominações diferentes no Egito e no Sudão. No Egito é conhecido como Lago Nasser, em homenagem ao presidente egípcio na época, Gamal Abdel Nasser, e no Sudão, o lago é denominado de Lago de Núbia, em função do nome da região onde o lago se localiza.

Quando estavam para construir a barragem, alguém alertou que os templos construídos por Ramsés II ficariam submersos e, com a ajuda da ONU e vários países, os templos foram desmontados erguidos e relocados em outro local a 61m de altura e 200m de distância do local original.

Os templos de Abu Simbel são dois, e foram construídos escavados na rocha por ordem de Ramsés II da 19ª dinastia entre os anos de 1284 a. C e 1264 a. C, sendo um, o maior, dedicado a ele próprio e em homenagem aos deuses Rá, Ptah e Amun e o outro, menor, dedicado à sua esposa preferida, Nefertari, e em homenagem à deusa Hathor.

Para chegar até o complexo dos templos você precisa percorrer uma grande distância no sol escaldante e o mesmo acontece quando você vai voltar pois, os ônibus não podem se aproximar dos templos. Na volta você ainda encontra algumas árvores onde pode descansar um pouco às suas sombras. Ao entrar você passa por um corredor polonês de camelôs. Se você não tiver intenção de comprar nada, não demonstre interesse pois, se o fizer, eles não lhe deixarão em paz antes que você compre alguma coisa. E lhe perseguirão por horas e, mesmo não lhe acompanhando na entrada dos templos, quando você voltar terá que passar novamente no mesmo local e, esteja certo que ele lhe abordará novamente. Como já falei em outro post, os preços que eles oferecem é sempre muito acima do real então, pechinche. Você encontrará muitas coisa que valem a pena adquirir.

Veja agora as fotos do lago e dos templos por fora pois, não é permitido tirar fotografias no interior dos templos.  Se você clicar nas fotos elas serão ampliadas.

lagonasser2
Lago Nasser ao fundo

 

lagonasser1
Lago Nasser ao fundo
abusimbel5
Visão do Lago Nasser na chegada

 

abusimbel1
Ao fundo os dois templos. O de Ramsés II à esquerda e o de Nefertari à direita.
abusimbel2
Templo dedicado aos Deuses Rá, Ptah e Amun

 

abusimbel4
Entrando no Templo de Ramsés II

 

abusimbel3
Templo da Deusa Hathor dedicado a Nefertari

assinaturablogverde

_____

Curta a nossa fanpage no Facebook => facebook.com/VerdadesdeumSer
Receba atualizações no seu e-mail -> cadastre-se aqui

Lembre-se de validar a inscrição no link que será enviado para seu email. (Se não chegar, confira na caixa do lixo eletrônico)

Share

Ramsés ll teve várias esposas mas, Nefertari foi a sua preferida. Conta-se que o faraó a honrou de maneira excepcional. Ai, ai… Amo tudo isso!

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
4
Oficina de Francisco Brennand [Dicas de viagem]
Share

Museu Brennand Francisco Brennand é um colecionador de armas que resolveu criar um museu para expô-las ao público, juntamente com quadros e outros objetos antigos como tapeçaria, arte decorativa, esculturas, armaduras, etc. O museu fica em um castelo construído no bairro da Várzea em Recife. É preciso não confundir com …

Share
Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
2
Aniversário de Recife e Olinda [Dicas de viagem]
Share

Hoje Recife e Olinda estão em festa! A primeira comemora 478 anos e a outra 480. Pretendia fazer hoje uma postagem bem marcante para este dia mas, terminei sem conseguir concluí-la. Mas, para não deixar sem registro, vou escrever aqui algumas coisas sobre as duas cidades, tão importantes no cenário …

Share
Verdades de outros horizontes [Dicas de viagem]
1
Serra da Capivara, Piaui [Dicas de viagem]
Share

Parque Nacional Serra da Capivara, Parque arqueológico, São Raimundo Nonato, PI. Esta postagem foi transferida para o blog O seu companheiro de viagem. Para acessá-la clique no link abaixo. Serra da Capivara – PI

Share