Share

Parque Nacional Serra da Capivara, Parque arqueológico, São Raimundo Nonato, PI.

Imagem0043Zona de proteção ambiental, este parque foi criado em 5 de junho de 1979 através do Decreto de nº 83.548. É uma área de cerca de 100 mil hectares incrustrada entre as cidades de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti, Tamboril do Piauí, Brejo do Piauí, São Braz, Anísio de Abreu, Jurema, Caracol e Guaribas. Atualmente, após as ampliações de proteção, ele abrange uma área de 414 mil hectares.

Foi declarado pela ONU e pela UNESCO em 1991, em função de seu valor histórico e cultural, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Você pode visitar o parque em qualquer época do ano mas, só é permitido ingressar no parque acompanhado de um guia credenciado. Acerte antes com algum pois nem sempre você encontrará alguém disponível pois é limitado o número desses guias. Para consultar a relação e contatos deles,  acesse a relação oficial no link a seguir. Relação de guias. A época em que é mais árido o ambiente é de agosto a novembro, época mais quente do ano, onde, além das altas temperaturas, você enfrentará também a falta de sombras pois as árvores estarão quase sem folhas. Leve uma garrafa de água mineral e use roupas leves.

Imagem0044Quando estive lá em 2010, as condições das estradas estavam péssimas. O carro deslizava pelo areal com várias crateras ao redor e era necessário muita perícia pra não sofrer um acidente nem danificar o veículo.  Estávamos, na ocasião, em São João do Piaui, de  onde, para São Raimundo Nonato, dista aproximadamente 100km mas, percorremos esta distância, de carro, em cerca de 4 horas e meia, de tão ruins que eram as condições das estradas. Atualmente, pelo que tenho lido, as estradas foram melhoradas e estão em boas condições. Você pode ir até lá, tanto viajando de avião até Petrolina – PE,  e lá pegando um carro, como viajando até Teresina – PI, e de lá pegando um carro. Quando fui aluguei um taxi pois não fui só para lá. A passagem por lá foi apenas um acidente de percurso. Se você for alugar um carro particular, pense na devolução do mesmo pois, pode não ser vantagem. Mas o parque é muito bonito e conta com a maior cocentração de sítios arqueológicos das Américas com suas pinturas rupestres constituem a maior quantidade desse tipo de arte no mundo. Estas figuras representam cenas de dança, de sexo, de parto, etc. Dentre estas pinturas, destaca-se as azuis, pois foi lá que foram encontradas pela primeira vez no mundo pinturas rupestes com esta cor. Veja a seguir algumas belas fotos deste passeio.

Imagem0045

Imagem0047

Imagem0048

Imagem0049

Imagem0050

Imagem0051

Imagem0054

Imagem0059

Imagem0060

Imagem0063

Imagem0065

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Uma ideia sobre “Serra da Capivara, Piaui [Dicas de viagem]

  1. Denise

    Me parece um lugar lindissimo! Antes eu so gostava de cidades, mas agora adoro lugares assim e com natureza exuberante!
    DenisesPlanet.com

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *