A mais pura verdade [Livro]

Share

A mais pura verdade, Dan Gemeinhart, Novo Conceito, SP., 2015, 221 p.

maispuroconceitoSobre este livro, não tenho muito mais o que falar alem do que já escrevi sobre ele no post do lançamento. (Clique no link para ler o post). Satisfiz minha curiosidade sobre o que acontecia com Mark mas, não posso dizer aqui o que foi pois, para quem ainda não leu, perderá toda a graça. Só posso dizer que, até certo ponto, o final é um pouco surpreendente. O autor consegue inovar no seu primeiro trabalho e nos oferece um livro realmente diferente. São 221 páginas onde são distribuídos 27 capítulos e uma página de agradecimentos, com uma apresentação ímpar. A inovação dos capítulos fracionários (cap. 1½, 2½, 3½, etc.) é realmente genial, alternando letras normais nos capítulos inteiros e letras em itálico nos fracionários, sendo os primeiros narrados por Mark e os últimos por uma terceira pessoa mas, narrando o ambiente em redor de Mark, onde ele não está presente. Outra coisa interessante é, acompanhar os passos de Mark através dos quilômetros que faltam para ele chegar ao seu objetivo – o topo da Monte Rainier.

Dan Gemeinheirt nasceu em Frankfurt, Alemanha mas vivia se mudando de cidade estudando em um colégio diferente a cada ano pois o pai era do exército e vivia sendo transferido. Depois de casado, morou algum tempo no Cairo, Egito. Este livro ele levou 10 anos para concluir. (FONTE – Site do próprio autor – Clique no link)

+puraverdade4O livro é bom mas, peca em uma coisa que me deixou um pouco irritado: a repetição do título. Como se o autor quisesse dizer o por quê do mesmo. Então, vez por outra, ao longo da história, ele repete estas palavras: Isto é a mais pura verdade. Fica uma coisa cansativa, desagradável , maculando um pouco a bela apresentação, com uma correção impressionante. Encontrei apenas dois erros, um de grafia e outro de gramática no texto, já mencionados na outra postagem. Outra coisa que senti uma certa falta de consistência no texto é que, nas páginas da edição promocional, havia sempre haicais criados por Mark ao longo da narrativa mas, no restante da história, não aparecem mais os haicais. É como se fossem dois Marks: um da edição promocional e outro do restante do livro. Ele escreve apenas mais um haicai no capítulo 8. Nada mais. Enquanto nos 6 capítulos anteriores, ele escreve 4 haicais, nos outros 7 só escreve 1.

Mas é um bom livro e eu recomendo sua leitura. Mereceu 3 estrelinhas.

Share

Mmm… pelo que vc fala, a falta de haicais depois de um certo tempo e a repeticao do titulo, parece um pouco inconsistente… nao sei se lerei!
DenisesPlanet.com

A maioria das resenhas que eu li a respeito desse livro, foram somente positivas. Mas agora, lendo a sua resenha, um pouco mais complexa e detalhada, me fez perceber um outro lado do Mark que eu não sabia que existia nesse livro, uma parte em primeira pessoa e outra em terceira. Mas mesmo assim, ainda esse livro estará na minha wishlist, e espero em breve poder compartilhar com você também a minha experiência com ele.
Ah, eu também não sabia que você curtia esse gênero de livro rsrs, que legal. É sempre bom estar inovando as leituras.
Abr
Bárbara

Denise e Bárbara, agradeço muito pelos comentários. Bárbara, fico feliz por ter ter gostado de minha resenha e, expandir nosso gosto literário é sempre um modo de enriquecimento. Denise, não deixe de ler só por conta desta inconsistência pois ela não chega a comprometer o livro. Vale a pena a leitura. Às duas, desejo muitas felicidades e voltem sempre pois serão muito bem-vindas.

3 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share