As palavras [Filme]

Share

As palavras, The Words – Lee Sternthal e Brian Klugman – 112 min, USA, 2012.

cartaz_aspalavras

Elenco:

Bradley Cooper ……………. Rory Jansen
Zoe Saldana  ……………….. Dora Jansen
Olivia Wilde …………………. Daniella
Jeremy Irons ……………….. o escritor velho
Ben Barnes ………………….. o escritor jovem
Dennis Quaid ………………. Clay Hammond
J. K. Simmons ……………… o pai de Rory
John Hannah ………………. Richard Ford
Nora Arnezeder …………… Celia
Željko Ivanek  ……………… Cuteiro

As palavras é a incrível história de um escritor que viveu na época da Segunda Grande Guerra em Paris, França e, após perder sua filha de poucos meses, conas-palavras3segue escrever um livro que, se tivesse sido publicado na época, tê-lo-ia tornado famoso. Sua esposa, no entanto, esqueceu no trem, as folhas datilografadas do original do livro e ele ficou desesperado por ter perdido o que escrevera. Tempos depois, alguém encontra o original e após lê-lo, resolve transcrever, no computador, o texto que, termina sendo publciado como se de sua autoria fosse. Esta pessoa se torna um escritor de grande sucesso, imerecidamente, com um livro que não escreveu.  Algum tempo depois, o verdadeiro autor abre seu livro casualmente numa livraria e reconhece seu trabalho.

as-palavras2Aí começa a história do filme fantástico a que assisti na semana passada no Telecine. Um filme com uma estrutura incrível, emocionante e muito verdadeira.

O ator que vive o personagem do falso escritor (Rory Jansen) é  Bradley Cooper que fez um trabalho magnífico em O lado bom da vida [Silver Linings Playbook], também de 2012.  Estão com ele no filme, Zoe Saldaña (sua bela esposa Dora),  Jeremy Irons, o verdadeiro escritor do livro, já velho, Ben Barnes, vive o papel do escritor quando jovem,  Nora Arnezeder, sua esposa, a parisiense, e Dennis Quaid, que vive Clay, o escritor que narra a história .

as-palavras1O filme é extraordinário! Uma história incrível e um elenco perfeito. A frase que mais me chamou a atenção no filme é uma que o escritor velho diz a Rory – “Meu mal foi ter amado mais as palavras do que a mulher que as inspirou.” E quem me fez recordar a frase que não mais lembrava foi Eleonora Rosset, que tem um blog maravilhoso que recomendo a todos visitar – “Uma psicanalista vai ao cinema” (Ela é psicanalista e, como eu, também é advogada e psicóloga). Clique no link para conhecer.

O filme mereceu quatro estrelinhas.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Uma ideia sobre “As palavras [Filme]

  1. Denise

    Este filme deve ser maravulhoso! Quero muito ver, deve ser intenso e profundo e com conteudo, claro. Nao sou muito de filmes com muitos efeitos especiais e violencia. Nao me fazem bem a alma 🙂 este deve fazer!
    DenisesPlanet.com

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *