Arte japonesa – Kintsugi

Notícias ou dicas
2
Share

arte japonsesa3Descobri no facebook de uma pessoa querida esta manhã, uma coisa que quero compartilhar. Particularmente, achei belíssimo tudo que a envolve. Trata-se de uma arte japonesa – Kintsugi. E, como toda arte, esconde em suas nuances, detalhes de sabedoria.

Kintsugi é uma palavra japonesa que significa marcenaria de ouro. Essa arte japonesa consiste em reparar cerâmica quebrada com uma mistura de laca e pó de ouro, prata ou platina. A filosofia japonesa, trata a rutura e sua reparação como parte da história do objeto e, assim sendo, não deve ser disfarçada ou escondida.

As falhasarte japonsesa2 e fissuras, ao inves de serem disfarçadas e escondidas, são acentuadas e celebradas, como as partes mais importantes da peça.

Conta-se que esta arte teve sua origem, quando, no final do século XV, Ashikaga Yoshimasa enviou uma tigela chinesa danificada de volta à China para ser reparada. A peça foi devolvida com reparos feitos através de grampos metálicos, ficando muito feio o objeto. Foi solicitado então a artesãos japoneses, que procurassem uma maneira de tornar mais estética aquele reparo. O resultado foi tão admirado, que alguns foram acusados de quebrarem propositalmente objetos de cerâmica valiosos para serem restaurados com aquela nova técnica.

As rachaduras e reparos, são na filosofia japonesa, simplesmente um evento na vida do objeto que, levando para o lado de nossa vida diária, as “quebras” devem ser encaradas como algo normal e deve-se aceitar a mudança como um acontecimento da vida e, ao invés de tentar esconder debaixo do tapete, por que não embelezar aquela “quebra” com algo que possa torná-la mais bela? Como o amor, por exemplo.

“Não só não há nenhuma tentativa de esconder o dano, mas o reparo é literalmente iluminada … uma espécie de expressão física do espírito de Mushin …. Mushin é muitas vezes traduzido literalmente como “não mente”, mas tem conotações de totalmente existente no momento, de desapego, de equanimidade em meio a novas condições. … As vicissitudes da existência ao longo do tempo, para as quais todos os seres humanos são sensíveis, não poderiam ser mais claras do que na hora do recreio, as batidas, e a quebra mercadoria cerâmica à qual também está sujeita. Esta pungência ou estética da existência foi conhecida no Japão como mono no aware , uma sensibilidade compassivo, ou talvez identificação com, [coisas] fora de si mesmo.”

Christy Bartlett, Flickwerk – A Estética do emendado de japoneses na Cerâmica

Share

Gostei muito do seu post que apresenta a beleza e o simbolismo da cultura japonesa, que além de reparar o objeto, traz nessa mesma peça um significado muito especial. E as fotos também foram muito bem selecionadas, principalmente as 2 primeiras, que mais gostei. Belíssimas!

2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share