Monteiro Lobato – Homenagem

Share

Monteiro Lobato (1882-1948) – escritor brasileiro, editor, tradutor, advogado, promotor público, fazendeiro.

monteirolobatoJosé Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté – SP, em 18 de abril de 1882 e, consequentemente, está completando hoje, 133 anos de seu nascimento, razão pela qual, quero prestar-lhe esta homenagem. Ele foi o autor que primeiro conheci, foi um dos principais responsáveis pelo meu gosto pela leitura, escreveu livros incríveis, que encantou gerações. O primeiro livro que me lembro de ter tido contato em minha vida, ainda com menos de cinco anos, foi Reinações de Narizinho. Evidentemente, não sabia ler ainda, e foi minha mãe, quem diariamente, antes de dormirmos, meu irmão Alexandre e eu, escutávamos aquelas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, onde Narizinho e seu primo Pedrinho, viveram aventuras fantásticas, junto com uma boneca de pano chamada Emília que falava e tinha sentimentos e o Visconde de Sabugosa, uma espiga de milho que tinha o conhecimento de um grande sábio e também falava. Ainda Dona Benta, a avó de Narizinho e Pedrinho e Tia Nastácia, uma preta velha que ajudava no sítio.

Nós ficávamos desejando que chegasse a noite seguinte para escutarmos a continuação da história que, depois de finalizada, prosseguiu com outros livros do mesmo autor: Viagem ao céu, As caçadas de Pedrinho, O Saci… Quando fiquei maior, eu mesmo comprava os livros que faltavam da coleção que cheguei a quase completar, com exceção do último livro. Depois, não sei o que aconteceu com esses livros pois não fiquei com nenhum deles, infelizmente. Este ano, resolvi voltar a adquiri-los e já comprei Reinações de Narizinho em e-Book.

Monteiro Lobato2Monteiro Lobato, que mais tarde vim a saber, foi muito famoso em seu tempo e, fez muitos alertas ao país como por exemplo,  sobre a importância do petróleo e do ferro para o Brasil. Chegou mesmo a explorar o petróleo em vários locais do país mas, isso mexeu com muitos interesses de pessoas importantes, inclusive de potências estrangeiras que tinham interesse em divulgar que não havia petróleo no Brasil. Evidentemente, houve uma luta em que ele saiu em grande desvantagem e terminou por lhe custar a falência completa e o descrédito levando-o ao desgosto e depressão.

Faleceu em 4 de julho de 1948 em São Paulo, capital. Chegou a ocupar uma cadeira na Academia Paulistana de Letras. Foi o criador do famoso Jeca Tatu, personagem que retratava o típico caboclo caipira, homem do campo pobre e ignorante. Moteiro Lobato foi neto do Visconde de Tremembé, de quem herdou a fazenda Buquira, que provavelmente, foi sua fonte de inspiração para a criação do Sítio do Picapau Amarelo. Em 2018 sua obra se tornará de domínio público uma vez que se completam 70 anos de sua morte. Seu nome de registro era José Renato Monteiro Lobato mas, para usar a bengala, que tinha gravadas, as iniciais do nome do pai, que se chamava José Bento Marcondes Lobato, após sua morte, em 1998, resolve mudar de nome passando a se chamar José Bento Monteiro Lobato pois tinha as mesmas iniciais do nome do pai. (cf. Edgar Cavalheiro – Monteiro Lobato: Vida e Obra. Vol.1, p: 26). A seguir, a relação de todos os livros da Coleção Sítio do Picapau Amarelo que embelezou minha infância e me trouxe o gosto pela leitura.

Coleção Sítio do Picapau Amarelo

– O Saci (1921)
– Fábulas (1922)
– As aventuras de Hans Staden (1927)
– Peter Pan (1930)
– Reinações de Narizinho (1931)
– Viagem ao céu (1932)
– Caçadas de Pedrinho (1933)
– História do mundo para as crianças (1933)
– Emília (personagem)no país da gramática (1934)
– Aritmética da Emília (1935)
– Geografia de Dona Benta (1935)
– História das invenções (1935)
– Dom Quixote das crianças 1936)
– Memórias da Emília (1936)
– Serões de Dona Benta (1937)
– O poço do Visconde (1937)
– Histórias de Tia Nastácia (1937)
– O Picapau Amarelo (1939)
– O minotauro (1939)
– A reforma da natureza (1941)
– A chave do tamanho (1942)
– Os doze trabalhos de Hércules (dois volumes) (1944)
– Histórias diversas (1947)

Em sua homenagem, foi instituído através da Lei nº 10.402 de 08/01/2002 pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso,  o Dia Nacional do Livro Infantil, na data de seu nascimento.

Obs. – Esta lei pode ser consultada na íntegra clicando no link.

Dia-do-Livro-Infantil

Share

Nossa, nao sabia de muitos fatos sobre ele! Quanto ele nao teria a legar, se estivesse vivo, mas seu legado ja foi excepcional. Diz o ditado que “quando morre uma pessoa mais velha, morre uma enciclopedia”. Imagine-se no caso dele! Como tantos cidados de bem, alertando sobre o Brasil, por interesses excusos, o relegaram a uma posicao de descredito. Infelizmente aconteceu, acontece e acontecera muitas outras vezes no pais.
DenisesPlanet.com

Que bom que você gostou isabel. Será sempre um prazer quando você voltar aqui para saber das novidades. Pra não esquecer, sugiro que inscreva seu email pra receber os avisos de novas postagens. Vou visitar seu blog também. E grato pelos seus votos.
Denise, você já é frequentadora assídua. Como sempre, com comentários muito amáveis pelos quais agradeço. Sejam ambas sempre bem-vindas! Abraços.

3 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Novo colunista Entre Poetas & Poesias
Notícias ou dicas
Colunista de uma Revista Digital
Share

Colunista de uma Revista Digital Recentemente fui um dos escolhidos para participar como colunista em uma Revista Digital. A revista é “Entre Poetas & Poesias” – que tem uma quantidade de acessos de mais de mil acessos diários. Minha estreia foi em 25 de janeiro de 2024. O texto que …

Share
Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia
Share

1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 promove o 1º Concurso de Trovas. A premiação será para as 5 melhores trovas e o prêmio será …

Share
Feliz 2024
Notícias ou dicas
Feliz 2024
Share

Feliz 2024 Para você que nos visita (e também pra você que ainda não nos visitou) o Blog Verdades de um Ser deseja que seu ano de 2024 seja coroado de êxitos e que você alcance todas as suas metas. Que Deus, em sua infinita sabedoria, lhe cubra com um …

Share