Mais uma homenagem

Verdades de meu ser [Textos autorais]
5
Share

80 anos2Hoje eu quero relembrar. Novamente, uma homenagem prestar. E para que fique registrado e eu nunca me esqueça, podendo sempre que quiser, acessar este texto. Eu o havia perdido. Perguntei a todos os meus irmãos se alguém teria ficado com uma cópia. Em vão. Esta semana, arrumando minhas coisas, eu o encontrei e quero agora compartilhá-lo com todos os meus leitores. Quando comecei este blog, tinha poucos leitores. Dois, três, talvez. Foi aumentando este número e hoje, creio já ter mais de uma centena.

O texto é a mensagem que escrevi para o meu pai quando ele completou 80 anos. Foi celebrada uma missa em sua homenagem, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Olinda e, em determinado momento, fui convidado pelo padre para dizer estas palavras:

Papai, fui incumbido, como o filho mais velho, de dizer a você, algumas palavras hoje, em nome de todos os seus filhos. É, sem dúvida, uma honra tal encargo. Não poderia passar sem algum registro, esta data tão significativa. Afinal, não é todo mundo que tem o privilégio de completar 80 anos.

80 anos

Tomei então a liberdade, de falar com cada um, e pedir que me dissessem algo que seria importante ser dito nesta ocasião. Afinal, se vou falar em nome de todos, tenho o dever de representar, e traduzir para você, o que cada um de nós gostaria de dizer se estivesse aqui no meu lugar. E foi engraçado, como na quase unanimidade, falou-se no seu exemplo e na educação que você, apesar das dificuldades, nos ofereceu. Temos, todos nós, hoje, uma personalidade e um caráter invejáveis. Em todo canto que chegamos, qualquer um de nós, se destaca pela honestidade, pela ética, pelo caráter. Xande, ocupa um cargo de confiaça numa das maiores empresas de Pernambuco, Issa dirige uma empresa comercial de piscinas que prima pelo respeito ao consumidor, Cáu, passou num concurso dos Correios, assumiu o cargo e, pouco depois, foi chamada para ocupar uma função administrativa no Banco do Brasil, da mais alta relevância, e só ocupada por quem merece inteira confiança; Bodão, ocupa uma função de destaque nos Correios, que é uma empresa reconhecidamente rigorosa em relação ao caráter dos seus funcionários, Ninha, exerce uma função de fiscal da Fazenda Pública, da mais alta relevância em nosso Estado e que, não fosse pela honestidade inabalável aprendida pelo seu exemplo, que você e mamãe nos deram, e convivência com os valores morais que vocês nos ensinaram, com certeza, estaria corrompida pela desonestidade que infelizmente reina hoje em nosso país; Toninho, ocupa um cargo de professor titular numa universidade pública, tendo já adquirido o grau de doutor; Cybèle, a caçula, como Cristina, seguiu a mesma carreira, e também, com honestidade e caráter incorruptível, se destaca, tendo agora no meio desse ano, colado o grau de bacharel em Direito e honra a nossa família, fazendo dela uma família que  não tem ovelhas negras. Finalmente, eu, o mais velho de uma família de 8 fllhos, já fui professor, sempre muito exigente, bem conceituado nos ambientes por onde passei, hoje, já estou aposentado por tempo de serviço. Concluí o curso de Direito, exerço a advocacia em um escritório junto com outros colegas. Olha, papai, tudo isso, nós devemos a você e a mamãe!

Você nos criou a todos, com dedicação, zelo, amor. Nunca nos deixou faltar nada! Talvez até, não nos tenha dado o carinho na forma como alguns de nós precisasse, mas hoje, não tenho dúvidas, que todos alcançamos e compreendemos que você nos deu muito carinho. E tudo isso, sem dúvida alguma, foi compensado pelas outras coisas boas que nos foram oferecidas. E hoje, todos nós, reconhecemos, que você, é um homem de sucesso. Criou todos nós com todas as dificuldades da época, mas foi sempre como um jequetibá. Inabalável, forte, seguro. O abrigo certo. Enquanto mamãe, era a orquídea, que à sombra do jequetibá florescia. Nenhum de nós desgarrou, nenhum de nós, tornou-se ladrão, assassino, criminoso. Nenhum de nós edificou fortunas, mas temos um tesouro que é mais valioso que qualquer coisa – um pai maravilhoso!

Por tudo isso papai, receba os nossos parabéns. E, para finalizar, faço minhas, e de todos nós, as palavras que Cáu gostaria de dizer, parodiando Roberto Carlos, “você, é meu amigo de fé, meu irmão, camarada!”

Discurso pronunciado em 24 de setembro de 2002.
Alberto Valença Leal de Lima.

 

Share

Que lindo! Eh tao lindo poder fazer uma homenagem dessas aos pais, no caso, por ocasiao do aniversario de 80 anos de seu pai! Ele deve ter se sentido muito orgulhoso, com sensacao de missao cumprida, criei meus filhos em um ambiente de respeito e honestidade! Parabens aos seus pais pelo zelo e empenho!
DenisesPlanet.com

Nesse dia, quando eu liguei pra ele, para parabenizá-lo, ele me disse assim: “O que faz uma festa ser bonita, são as pessoas, e a minha faltou você, pra ficar mais bonita ainda”. Ele era cheio das palavras bonitas, assim como você, Alberto.

Agradeço pelas palavras amáveis Denise e Joselita. Vocês serão sempre bem-vindas. Voltem sempre. Abraços.

Olá Bárbara, agradeço pela sua visita e comentário mas, desta vez, infelizmente, não vou poder participar desta TAG. Mas quero dizer que fiquei muito envaidecido por sua indicação destacando meu nome e blog. Sucesso pra você e volte sempre. Abraços.

5 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share
Há pó de ouro no ar
Verdades de meu ser [Textos autorais]
Há pó de ouro no ar!
Share

PÓ DE OURO NO AR (PoeDez Expandido AVL 02) Alberto Valença Lima   Tem pó de ouro no ar… Isso não dá pra negar! Mesmo sem acreditar, Afirme em todo lugar! Faça então suas conquistas De fortunas nunca vistas Vista-se pois feito artistas Lute com toda energia Fazendo até poesia …

Share