Uma reflexão, alguns comentários…

Verdades de meu ser [Textos autorais]
5
Share

receber cartaHoje vou voltar um pouco no tempo pra reviver os dias de quando comecei a escrever neste blog. Quando eu escrevia as minhas reflexões. Isso já faz um longo tempo. Foi há mais de oito anos passados, em 30/09/2006. Mas enfim, o que me levou a esse saudosismo?

Acabo de ler no JC (Jornal da Ciência), publicação da SBPC, que os colégios estão adotando a prática antiga de trocar cartas. Já pensou que idéia genial? As pessoas voltarão, certamente, a escreverem corretamente, a lerem mais, e o melhor de tudo, se informarem melhor. Apesar de a internet ser um meio de informação que tem fontes praticamente de um número infinito, ela é muito limitada. A maioria das pessoas não pesquisa. Se resume àquele mundinho que já conhece e àquelas pessoas de seu círculo limitado de amizades. Por incrível que pareça, as cartas vão ampliar o universo das pessoas, dos alunos. Eles se corresponderão com pessoas de outros colégios localizados em outras cidades, em outros Estados e, até de outros países. Que coisa maravilhosa!!!

Lembro do meu tempo de adolescente, quando me correspondia com várias pessoas. Tive uma correspondente francesa, que morava numa cidadezinha no sul da França – Saint Paul sur la mer. Nós nos correspondíamos em inglês mas, depois, pedi a ela pra nos correspondermos em francês. Lembro que traduzi pra ela o poema Via Láctea de Olavo Bilac. Anos depois, tomei conhecimento que este poema já estava traduzido para o francês. Mas o importante é que eu me esforcei, pesquisei e trabalhei para traduzi-lo.

Vejam a matéria publicada no Estadão clicando no link. O artigo referido fala de um caso do Colégio Bandeirantes de São Paulo, no qual, os alunos da 8ª série do ensino fundamental, trocaram cartas com alunos de uma escola de Macau, na China, onde o português é a primeira língua. Relata o artigo, que os alunos ficaram tão felizes ao receberem as respostas, que pareciam ter ganhado um presente. Isso é simplesmente adorável. Parabéns a quem teve essa idéia fantástica! Merecia um elogio da folha funcional. Só lamento o fato de só estarem participando colégios de de São Paulo, Minas, Amazonas e Goiás. Torço para que Pernambuco se engaje neste projeto o quanto antes. Estamos precisando de iniciativas como esta.

No artigo mencionado acima, uma adolescente afirma que ficou ansiosa e que, esperar dois meses foi uma eternidade. Isso no passado era tão comum. Hoje todos até tinham esquecido que já trocaram cartas algum dia e, os adolescentes, sequer sabiam da existência das cartas.

Share

Eh realmente linda esta iniciativa, gsoto muito da ideia! Vi a foto que vc colocou, do filme Letters to Juliet. Foi um filme lindo! Esperar por uma carta, vinda de longe, com amizade e amor, eh uma sencacao que deve ser perpetuada! Tomara chegue esta inicitaiva em outros estados e paises! Hoje tudo gira num tempo sem lacunas, eh tudo muito rapido, sensacoes de espera e entusiasmo foram terminando… 🙁
DenisesPlanet.com

Olá, Denise e Tabatha. Fico grato pelas visitas e comentários de vocês. Realmente, essa idéia é maravilhosa e, não pense que é só você que nunca recebeu uma carta Tabatha. Tem muita gente na mesma situação. Creio ter sido um privilegiado por viver numa época que a carta era valorizada. E eu vejo tantas opções de ensinamentos e lições que um professor pode aproveitar simplesmente com uma carta de um aluno!!! Não é só a aprendizagem da língua. Tem também as diversas culturas a serem exploradas, as relações interpessoais, as amizades construídas… Também gostaria muito Denise, que a idéia se espalhasse por outros países. Era também uma nova forma de aprender línguas diferentes. As opções são quase infinitas. Abração pra vocês e voltem sempre! Vocês serão recebidas de braços abertos todas as vezes que resolverem visitar este blog.

Olá Alberto!
Acho interessante comparar os novos meios de comunicação com os de antigamente, pré-internet. Eu mesma acho que nunca mandei uma carta para alguém além de em atividades de quando era bem pequena, mas sempre imaginei como deveria ser antes, uma ansiedade várias vezes maior do que a de receber uma mensagem ou e-mail importante, com certeza haha. Nem sabia que havia um país na China que fala português! Um dos meus sonhos é visitar a China – tenho estudado mandarim nos últimos 4 anos e estou num nível intermediário, acredito. Macau então seria uma ótima opção de viagem.

Pois é Emanuelle, eu adorei essa possibilidade oferecida também. Agradeço pela visita e pelo comentário. Desejo que você volte outras vezes pois será sempre muito bem-vinda!

5 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share