O último rei da Escócia [Filme]

Share

Como já divulguei aqui, estou agora como colunista de um blog, Meu pequeno vício, (clique no link para visitar) o blog de Anny Karoline e, os posts que estou colocando lá são inéditos mas, não vejo por que, depois de 15 dias de publicado lá, não publicar também aqui as mesmas postagens e é o que farei. Posto lá todos os sábados então, após 15 dias de postados lá, publicarei também aqui  para divulgar melhor. Segue então a postagem.

ultimo rei2

Título original – The last king of Scotland

Direção – Kevin Macdonald
Produção – Inglaterra e Estados Unidos
Ano – 2006
Duração – 120 min
Elenco e personagens

James McAvoy ……………..Dr. Nicholas Garrigan
Forest Whitaker ……………Idi Amin
Kerry Washington ……….. Kay Amin
David Oyelowo …………… Dr. Junju
Abby Mukiibi Nkaaga ….. Masanga
Adam Kotz ………………… Dr. Merrit
Gillian Anderson ………….. Sarah Merrit

Sinopse:

Este longa é uma espécie de autobiografia de Idi Amin, um dos mais crueis ditadores da África. O filme inicia em 1970 na Escócia, com uma turma de concluintes de uma universidade pulando nús em um lago e que, posteriormente, tomamos conhecimento que era uma turma de medicina.
ultimo rei6Nicholas Garrigan concluíra o mesmo curso de seu pai embora de modo não tão brilhante. Através da sorte, ele decide se aventurar na África. Pega um globo e o faz girar colocando o dedo em um local que, na primeira vez é no Canadá. Ele resolve então desprezar aquela escolha e gira o globo novamente, quando, desta vez, o local escolhido foi Uganda. Viaja então para lá, candidatando-se a ocupar uma vaga no posto médico de Mgambo, cidade próxima à capital, Kampala. Ele chega justamente quando estava sendo deposto o então presidente Obote pelo general Idi Amin Dada que faz uma visita à cidade onde estava servindo no posto médico juntamente com outro médico, o Dr. Merrit, casado com Sarah Merrit por quem Garrigan fica interessado.

ultimo rei5No momento em que o presidente está fazendo um comício na localidade, o marido tem que ausentar-se para atender uma paciente e Garrigan e Sarah ficam sós, indo assistir ao comício. Garrigan fica maravilhado com o discurso de Idi Amin e Sarah o adverte que foi o mesmo discurso do presidente deposto até o dia em que resolveu fazer da conta do país sua conta particular. Ela o chama para se retirarem e, no caminho de volta são parados por uma patrulha pois o general havia sofrido um acidente e estava precisando de um médico. Tratava-se apenas de uma torção na mão mas, Idi Amin vê em Garrigan alguém em quem podia confiar e lhe oferece o cargo de médico do presidente. Ele reluta, a princípio, mas termina aceitando. Torna-se então um conselheiro do presidente e em quem ele tem total confiança até que ele se envolve com uma das esposas do ditador. Então começam as mazelas pelas quais ele jamais sonhara em passar.

ultimo rei3O filme, apesar de ser baseado em fatos reais, mostra a visão de um médico fictício. Trata-se de um filme com cenas fortes que mostram a crueldade do ditador africano. Uma simples aventura do médico recem formado foi transformada num terrível pesadelo. Pelo seu desempenho, Forest Whitaker recebeu o oscar de melhor ator em 2007. Indico o filme para quem deseja conhecer um pouco da história daquele ditador.

tres-estrelasMerece três estrelinhas.

A seguir, diversas cenas do filme.

ultimorei10

ultimorei9

ultimorei11

ultimorei8b

ultimorei7

ultimorei6

assinaturablogverde

 

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

2 ideias sobre “O último rei da Escócia [Filme]

  1. Denise

    Nossa! Gosto muito de filmes com fatos reais, mas devido a pouca capacidade em lidar com estas cenas fortes, como vc falou, as vezes tenho que filtrar o que vejo. Que bom que vc descreveu o filme, assim posso fazer uma escolha consciente de asistir ou nao, ao inves de espontaneamente ligar a TV e estar passando o filme… adoro suas resenhas!
    DenisesPLanet.com

    1. Alberto Valença Autor do post

      Seja bem-vinda novamente Denise. É sempre um prazer quando você visita meu blog e eu fico muito grato pelo prestígio e por suas palavras amáveis. As cenas são realmente muito chocantes. Se você tem essa dificuldade, não deve assistir a este filme. Volte sempre!

Os comentários estão fechados.