A noviça rebelde [Filme online]

Filme online
1
Share

Título original – The sound of music
Direção – Robert Wise
Produção – Estados Unidos
Música – Richard Rodgers, Oscar Hammerstein II e Irwin Kostal (passagens instrumentais)
Duração – 2h 50min
Ano do lançamento – 1965 (50 anos)

noviça rebelde2

Elenco e personagens:

Ator/Atriz             –            Personagem
Julie Andrews como Maria von Trapp
Christopher Plummer como Capitão Georg von Trapp
Eleanor Parker como Baronesa Elsa Schraeder
Richard Haydn como Max Detweiler
Peggy Wood como Madre Abadessa
Charmian Carr como Liesl von Trapp
Nicholas Hammond como Friedrich von Trapp
Heather Menzies como Louisa von Trapp
Duane Chase como Kurt von Trapp
Angela Cartwright como Brigitta von Trapp
Debbie Turner como Marta von Trapp
Kym Karath como Gretl von Trapp
Anna Lee como Irmã Margaretta
Portia Nelson como Irmã Berthe
Ben Wright como Herr Zeller
Daniel Truhitte como Rolfe
Norma Varden como Frau Schmidt
Marni Nixon como Irmã Sophia
Gilchrist Stuart como Franz
Evadne Baker como Irmã Bernice

noviça rebelde3
Este ano, em março, completou 50 anos do lançamento do filme e, uma ótima notícia, é que ele deverá ser relançado nas telas, em uma versão recuperada deste musical inesquecível.

No livro The Story of the Trapp Family Singers de autoria de Maria von Trapp, lançado em 1949 são relatadas as memórias de uma família austríaca constituída pelo pai, um capitão da marinha e sete filhos. A primeira adaptação deste livro foram dois filmes alemães. O livro foi adaptado na Alemanha ocidental para o cinema alemão duas vezes, uma em 1956, transformando-se no filme A família von Trapp, ao qual assisti quando era menino e, e a outra em 1958 no filme A família von Trapp na América, também produzido na Alemanha Ocidental e ao qual não assisti. Em 1959, foi novamente adaptado, desta vez para um musical, encenado no teatro Lunt Fontanne em Nova Iorque.  Em 1964 o roteiro foi adaptado para o filme A noviça rebelde que foi lançado em 1965. As músicas foram compostas por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II.  Irwin Kostal ficou encarregado das passagens instrumentais. Os papeis principais, Maria e o Capitão von Trapp ficaram a cargo de Julie Andrews e Christhoper Plummer.

Trata-se de uma história verídica dos cantores da família von Trapp, cuja história foi narrada pela madrastra dos filhos do capitão, Maria von Trapp, no livro já citado, cujo título traduzido seria “A história dos cantores da família von Trapp”. O cenário é a cidade de Salzburgo, Áustria, nos últimos anos dourados da década de 30.

noviça rebelde4

Maria (Julie Andrews) era uma noviça de um convento em Salsburg, que não conseguia respeitar as normas da comunidade de religiosas  e é designada para ser a governanta da casa dos von Trapp, cujo pai era viúvo e não conseguia uma governanta que suportasse seus 7 filhos. Maria conquista todos eles que viviam numa disciplina militar rígida, transformando-se num ídolo para as crianças. Ela vai conquistando um a um, todos os filhos do capitão. Começa por Gretl, a caçula e Marta. Depois Liesl, a mais velha e, logo em seguida, todos os demais.

Um dos diálogos mais engraçados do filme é quando ela chega à casa do capitão von Trapp vestida com roupas muito desajeitadas e ele lhe diz: – Troque de roupa antes de apresentar-se às crianças.
– Mas não tenho outra roupa. Nossas roupas são doadas aos pobres quando entramos no convento.
– E esta aí?
– Os pobres não quiseram esta.

O filme é um musical com quase 3 horas de duração mas, de modo algum, é cansativo. Tem até um intervalo no meio do filme, onde as luzes do cinema se acendem e as pessoas podem levantar para ir ao banheiro ou conversar.  As músicas são belíssimas, tendo se tornado famosas, a música tema do filme, The sound of music,  Dó, ré, mi, e uma das mais belas, a inesquecível Edelwiss, que é cantada pela família num teatro, enquanto eles se preparam para fugir do jugo alemão, que invadira a Áustria e tentava dominar seu povo e impor sua cultura.

noviça rebelde5

O capitão von Trapp (Christhoper Plummer) canta então tocando no violão, Edelwiss numa apresentação para a baronesa em sua casa. Em outro momento, na apresentação da família no Festival de Salzburgo, ele a canta novamente, enquanto os alemães o esperam para levá-lo para assumir seu posto de comando junto ao 3º Reich. Ele nesta ocasião, faz todo o auditório cantar com ele a música que fala de sua pátria, lembrando a famosa cena da luta dos hinos em Casablanca, onde enquanto Victor Laszlo (Paul Henreid), líder da resistência, está conversando com Rick Blaine (Humphrey Bogart)  alguns alemães que tinham tirado o pianista do seu lugar,  tocavam e cantavam um hino alemão. Ele não se intimida e pede para a orquestra tocar a Marsellaise. Todos os franceses que estão no bar começam então a cantar o hino francês, sufocando o hino alemão. Os poucos alemães até tentam cantar mais alto mas, não podiam suplantar as vozes de um número tão superior de franceses nem a vibração patriótica de um povo marcado pela luta revolucionária e terminam desistindo e sentando em suas mesas. Esta é uma das cenas mais famosas e mais emocionantes do cinema.

noviça rebelde6B

 

Algumas cenas e textos do filme merecem destaque:

O momento em que o capitão von Trapp leva Maria numa dança folclórica austríaca chamada Laendler é belíssimo. Outro é o adeus das crianças na festa que o capitão von Trapp dá em sua casa em homenagem à baronesa Elsa Schraeder (Eleanor Parker) com quem iria casar. É uma cena singela, poética, bela. Claro que também a cena já citada de todos no auditório cantando Edelwiss junto com a família von Trapp no teatro.

Também merece destaque o texto de uma das músicas do filme: Como agarrar uma nuvem e prendê-la no chão? (…) Como pegar uma onda e na areia segurar?

noviça rebelde7

Mas a música Edelwiss, com sua poesia, na cena do teatro, contagia a platéia que estava sendo violentada pelos alemães que haviam acabado de invadir a Áustria, anexando-a a Alemanha. O famoso Anschluss. Compartilho então, a letra de uma das músicas mais belas que já ouvi – Edelweiss. Logo a seguir, sua tradução, copiada das legendas do filme.

Edelwiss, edelwiss
Every morning you greet me
Small and white
Clean and bright
You look happy to meet me
Blosson of snow
May you bloom and grow
Bloom and grow forever
Edelwiss, edelwiss
Bless my homeland forever

noviça rebelde8

Edelwiss  (Tradução)

Edelwiss, edelwiss
Sorri para mim toda manhã
Pequena e branca
Pura e brilhante
Parece feliz em me encontrar
Flor de neve
Que floresça e desabroche
Que desabroche para sempre
Edelwiss, edelwiss
Sempre abençoe minha terra.

Edelwiss é o nome de uma flor, branca, mimosa, própria dos campos da Áustria. Abaixo duas fotos com esta flor para quem não a conhece ainda.

edelwiss1

 

edelweiss2

Assisti a este filme logo nos primeiros dias de exibição aqui em Recife, no cinema São Luiz, o mais famoso e luxuoso cinema da cidade.  Depois, assisti a ele mais umas 3 ou 4 vezes no cinema e, outras tantas na TV. Guardo cada cena como se as tivesse visto ontem, quando as vi pela primeira vez em 20/12/1965, ou seja, há quase 50 anos.

É um filme emocionante, divertido, comovente.  Mereceu cinco estrelinhas.

noviça rebelde9

noviça rebelde10

 

Abaixo você pode assistir a um clip de cenas marcantes do filme clicando na imagem.

Agora, se você quiser, poderá assistir ao filme completo online aqui no blog. Como o filme é longo, está dividido em duas partes para não haver perda da qualidade.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Para assistir ao filme abaixo, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “+ Add a comment” no final da postagem no canto inferior direito. Boa diversão.

Parte 1 (os primeiros 105 minutos do filme com uma breve introdução)

Parte 2 (os 64 minutos finais do filme)

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog

Share

Eh realmente um filme lindissimo, e eu tambem vi muitas vezes, embora nao ha 50 anos. Mas acho que foi lindo ha 50 anos e eh lindo hoje tambem. Vou com certeza ve-lo ais vezes, tantas quantas a TV reapresentar! Faco o mesmo com Cleopatra, ate fazem gozacoes de mim pelo tanto que ja assisti 🙂 Em fevereiro tive curiosidade de ver a real estoria e historia da familia, e achei muito corajosa, um pouco diferente do que o filme mostra, mas nao desmerece o filme nem um pouco! As musicas e cenarios sao lindos e a cena da danca eh muito romantica!
DenisesPlanet.com

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share
Maciste contra os lanceiros 1961
Filme online
Maciste contra os lanceiros [Filme visto há 60 anos]
Share

Maciste contra os lanceiros Maciste contra os lanceiros é um filme em cores, ítalo-francês de aventura e fantasia, que vi no cinema Duarte Coelho no dia 31 de março de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. Tem a direção de Leonviola e as participações de Mark …

Share