Divergente [Filme]

Share

Título original – Divergent
Produção – Estados Unidos
Duração – 1h 20 min
Ano de lançamento – 2014
Elenco e personagens:

Shailene Woodley como Beatrice Prior (Tris)
Theo James como Tobias Eaton (Quatro)
Ansel Elgort como Caleb Prior
Ray Stevenson como Marcus Eaton
Kate Winslet como Jeanine Matthews
Zoë Kravitz como Christina
Maggie Q como Tori
Jai Courtney como Eric
Miles Teller como Peter
Ben Lamb como Edward
Mekhi Phifer como Max
Ben Lloyd-Hughes como Will
Christian Madsen como Al
Tony Goldwyn como Andrew Prior
Ashley Judd como Natalie Prior
Amy Newbold como Molly Atwood
Justine Wachsberger como Lauren

divergente1

Estes comentários foram publicados por mim há 15 dias no blog Meu pequeno vício. Conforme já havia divulgado aqui, após 15 dias da publicação lá, publicarei também aqui no Verdades de um Ser para maior divulgação, atingindo um público diferente.

O roteiro é uma adaptação baseada no livro homônimo de Veronica Roth.
Chicago no futuro, está quase totalmente destruída e, seus moradores divididos em facções. Após uma guerra onde o restante do mundo todo foi destruído, foi criado um sistema para impedir conflitos futuros e manter a paz e a harmonia duradouros na cidade. Este consistia em dividir as pessoas em cinco facções – Erudição, Amizade, Franqueza, Audácia e Abnegação.

A Erudição é para as pessoas inteligentes, que valorizam o conhecimento e a lógica e que sabem de tudo; a Amizade é para pessoas que lavram a terra e são adeptas da amizade e da harmonia e estão sempre felizes; a Franqueza é para pessoas que valorizam a honestidade e a ordem e dizem sempre a verdade, mesmo quando você não quer ouvi-la; a Audácia é para as pessoas corajosas, destemidas e livres, são os protetores da sociedade, é a sua polícia e a Abnegação é para as pessoas altruístas, que levam uma vida sem graça mas que cuidam dos outros e, como são servidores públicos, detem também a administração da cidade. Há porem uma inveja dos participantes do grupo da Erudição e da Audácia, que tentam tomar-lhes o poder para governar a cidade.

divergente8

Este longa tem a mesma dupla de “A culpa é das estrelas” (Shailene Woodley e Ansel Elgort) só que não como um casal e sim como irmãos (Beatrice e Caleb). A família deles é da facção Abnegação mas eles, ao completarem 16 anos, se submetem a um teste que definirá suas aptidões e, a partir do mesmo, deverão escolher uma das facções para o resto de suas vidas. Ao fazer o teste, Beatrice não define qual a sua aptidão pois, os seus dons permitiriam que ela fosse de qualquer uma delas. Ela precisa então definir se quer ficar com a família, na Abnegação ou escolher sua verdadeira vocação. Esse tipo de pessoa é denominado Divergente e, é considerada um perigo para o sistema, razão pela qual Tris, como passa a se chamar Beatrice após a cerimônia da escolha, tem que mascarar suas reações para não ser descoberta.

Trata-se de um filme de ficção científica mostrando uma distopia que não é muito explorada no filme. Não li o livro mas, várias perguntas ficam sem resposta: se o restante do mundo todo havia sido destruído com a guerra, para que o muro construído em torno de Chicago? Se o teste é feito ao completar 16 anos, por que os dois irmãos (Caleb e Beatrice) fazem o teste juntos? Eles são gêmeos? Qual a finalidade da facção Franqueza? O que acontece com os participantes da facção Audácia ao envelhecerem? São eliminados?

O filme, em certos aspectos, se assemelha à série Crepúsculo, Jogos Vorazes e, até mesmo, à série Harry Potter, embora apenas pelos aspectos comerciais. Este é o primeiro de uma trilogia (Insurgente e Convergente são os outros dois) que não fez tanto sucesso quanto as outras séries citadas pois, o filme é tratado meio que de forma displicente, não só pelos cenários pobres como pelo figurino descuidado. A facção Abnegação usa roupas bem simples pois não cultuam a vaidade mas, as outras, não têm uma roupa que se destaque. Os eruditos usam paletós comuns, os da Audácia, roupas pretas sem nenhuma característica marcante, e os outros não são individualizados pelas roupas. O desempenho de Shailene Woodley é muito bom mas nenhum outro ator se destaca. Embora a música seja muito bonita e seja muito bem empregada nas cenas desta ficção, o roteiro deixa muito a desejar. Mesmo assim, é um filme que recomendo, especialmente para os jovens para quem o filme foi idealizado. Abaixo, algumas cenas do filme.

tres-estrelasMereceu 3 estrelinhas.

divergente5

divergente6

divergente7

divergente9

divergente10
Curta a nossa fanpage no Facebook => http://facebook.com/VerdadesdeumSer
Receba atualizações no seu e-mail -> cadastre-se aqui
(Lembre-se de validar a inscrição clicando no link que será enviado para seu email)

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *