Divergente [Filme]

Minhas verdades através dos filmes
Share

Título original – Divergent
Produção – Estados Unidos
Duração – 1h 20 min
Ano de lançamento – 2014
Elenco e personagens:

Shailene Woodley como Beatrice Prior (Tris)
Theo James como Tobias Eaton (Quatro)
Ansel Elgort como Caleb Prior
Ray Stevenson como Marcus Eaton
Kate Winslet como Jeanine Matthews
Zoë Kravitz como Christina
Maggie Q como Tori
Jai Courtney como Eric
Miles Teller como Peter
Ben Lamb como Edward
Mekhi Phifer como Max
Ben Lloyd-Hughes como Will
Christian Madsen como Al
Tony Goldwyn como Andrew Prior
Ashley Judd como Natalie Prior
Amy Newbold como Molly Atwood
Justine Wachsberger como Lauren

divergente1

Estes comentários foram publicados por mim há 15 dias no blog Meu pequeno vício. Conforme já havia divulgado aqui, após 15 dias da publicação lá, publicarei também aqui no Verdades de um Ser para maior divulgação, atingindo um público diferente.

O roteiro é uma adaptação baseada no livro homônimo de Veronica Roth.
Chicago no futuro, está quase totalmente destruída e, seus moradores divididos em facções. Após uma guerra onde o restante do mundo todo foi destruído, foi criado um sistema para impedir conflitos futuros e manter a paz e a harmonia duradouros na cidade. Este consistia em dividir as pessoas em cinco facções – Erudição, Amizade, Franqueza, Audácia e Abnegação.

A Erudição é para as pessoas inteligentes, que valorizam o conhecimento e a lógica e que sabem de tudo; a Amizade é para pessoas que lavram a terra e são adeptas da amizade e da harmonia e estão sempre felizes; a Franqueza é para pessoas que valorizam a honestidade e a ordem e dizem sempre a verdade, mesmo quando você não quer ouvi-la; a Audácia é para as pessoas corajosas, destemidas e livres, são os protetores da sociedade, é a sua polícia e a Abnegação é para as pessoas altruístas, que levam uma vida sem graça mas que cuidam dos outros e, como são servidores públicos, detem também a administração da cidade. Há porem uma inveja dos participantes do grupo da Erudição e da Audácia, que tentam tomar-lhes o poder para governar a cidade.

divergente8

Este longa tem a mesma dupla de “A culpa é das estrelas” (Shailene Woodley e Ansel Elgort) só que não como um casal e sim como irmãos (Beatrice e Caleb). A família deles é da facção Abnegação mas eles, ao completarem 16 anos, se submetem a um teste que definirá suas aptidões e, a partir do mesmo, deverão escolher uma das facções para o resto de suas vidas. Ao fazer o teste, Beatrice não define qual a sua aptidão pois, os seus dons permitiriam que ela fosse de qualquer uma delas. Ela precisa então definir se quer ficar com a família, na Abnegação ou escolher sua verdadeira vocação. Esse tipo de pessoa é denominado Divergente e, é considerada um perigo para o sistema, razão pela qual Tris, como passa a se chamar Beatrice após a cerimônia da escolha, tem que mascarar suas reações para não ser descoberta.

Trata-se de um filme de ficção científica mostrando uma distopia que não é muito explorada no filme. Não li o livro mas, várias perguntas ficam sem resposta: se o restante do mundo todo havia sido destruído com a guerra, para que o muro construído em torno de Chicago? Se o teste é feito ao completar 16 anos, por que os dois irmãos (Caleb e Beatrice) fazem o teste juntos? Eles são gêmeos? Qual a finalidade da facção Franqueza? O que acontece com os participantes da facção Audácia ao envelhecerem? São eliminados?

O filme, em certos aspectos, se assemelha à série Crepúsculo, Jogos Vorazes e, até mesmo, à série Harry Potter, embora apenas pelos aspectos comerciais. Este é o primeiro de uma trilogia (Insurgente e Convergente são os outros dois) que não fez tanto sucesso quanto as outras séries citadas pois, o filme é tratado meio que de forma displicente, não só pelos cenários pobres como pelo figurino descuidado. A facção Abnegação usa roupas bem simples pois não cultuam a vaidade mas, as outras, não têm uma roupa que se destaque. Os eruditos usam paletós comuns, os da Audácia, roupas pretas sem nenhuma característica marcante, e os outros não são individualizados pelas roupas. O desempenho de Shailene Woodley é muito bom mas nenhum outro ator se destaca. Embora a música seja muito bonita e seja muito bem empregada nas cenas desta ficção, o roteiro deixa muito a desejar. Mesmo assim, é um filme que recomendo, especialmente para os jovens para quem o filme foi idealizado. Abaixo, algumas cenas do filme.

tres-estrelasMereceu 3 estrelinhas.

divergente5

divergente6

divergente7

divergente9

divergente10
Curta a nossa fanpage no Facebook => http://facebook.com/VerdadesdeumSer
Receba atualizações no seu e-mail -> cadastre-se aqui
(Lembre-se de validar a inscrição clicando no link que será enviado para seu email)

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share
Maciste contra os lanceiros 1961
Filme online
Maciste contra os lanceiros [Filme visto há 60 anos]
Share

Maciste contra os lanceiros Maciste contra os lanceiros é um filme em cores, ítalo-francês de aventura e fantasia, que vi no cinema Duarte Coelho no dia 31 de março de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. Tem a direção de Leonviola e as participações de Mark …

Share