Entre mundos [Filme]

Share

Entre mundos [Zwischen Welten], Feo Aladag, Alemanha, 110 min, 2014.

entre-mundosJasper (Ronald Zehrfeld) é um soldado do exército alemão que, apesar de ter perdido o irmão que servia no Afeganistão, está disposto a encarar uma nova jornada nesta zona de guerra. Sua unidade está encarregada de proteger uma pequena vila, da dominação Talibã. Uma das pessoas que acompanha Jasper é o intérprete Tarik (Mohsin Ahmady), que faz a mediação entre os soldados e os aldeões. Ambos os lados, tem dificuldades em superar as diferenças nos seus respectivos modos de vida. O soldado deve conquistar a confiança dos moradores locais e da mílicia de Arbaki, seus nervos estão à flor da pele. O envolvimento com os alemães, coloca cada vez mais a vida de Tarik em risco, mas quando a irmã dele parece estar sendo ameaçada, Jasper precisa tomar uma decisão.

Este longa mostra o choque de culturas, costumes diferentes, filosofias diversas, crenças próprias e divergentes. E eu entendi melhor esta diferença pois eu estive no Egito e constatei in loco as distorções entre as culturas. Só para citar um exemplo, um boi sofre um acidente e está agonizando na estrada. Todos ficam impassíveis com o sofrimento do boi. Então Jasper atira na cabeça do boi pondo fim ao sofrimento. O que acontece? O dono do boi exige que ele o indenize embora o boi estivesse condenado, e iria fatalmente morrer. Só que não naquele momento. Por conta deste episódio, é gerada quase uma gerra entre os aldeões e os soldados alemães. O seu superior não aceita pagar pelo boi que já estava condenado mas os aldeões não aceitam que o responsável pela morte do boi não indenize o prejuízo.

Tarik, que não estava fazendo nada de mais, apenas ganhando seu dinheiro, é considerado traidor do seu povo por estar “do lado” dos alemães. É um filme bastante sério, que mostra de modo muito fiel, este choque entre os mundos dos dois povos. Mereceu quatro estrelinhas. quatro-estrelas

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

2 ideias sobre “Entre mundos [Filme]

  1. Denise

    Nossa, eh um filme bastante profundo. Por vezes, eh bastante dificil aceitar ou mesmo entender a logica de putras culturas, as diferencas existem. Creio que deve ser um bom filme, e com 4 estrelas esta bem recomendado!
    DenisesPlanet.com

    Responder
    1. Alberto Valença Autor do post

      Realmente Denise. É um filme que tem sua profundidade mas não chega a ser complexo. Apenas revelador. O choque de culturas é comum entre povos de idades tão diferentes e de crenças e colonizações tão diversas. É um filme que você não se arrependerá de ver. Grato por seus comentários mais uma vez. Volte sempre.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *