A morte de Omar Sharif

Notícias ou dicas
4
Share

Uma morte a se lamentar…

sharif1

Morreu , na última sexta-feira, dia 10 de julho de 2015, de um ataque do coração aos 83 anos na cidade do Cairo, Egito, o ator Omar Sharif que interpretou o inesquecível Doutor Jivago, filme da década de 60 do século passado e que, coincidentemente, eu o havia revisto num site maravilhoso que descobri recentemente – Memocine (Clique no link para acessá-lo).

Omar Sharif era um ator egípcio que começou sua carreira artística em 1954 com um filme que não foi exibido no Brasil – Shaytan al-Sahra. Só veio a tornar-se conhecido aqui no Brasil após seu desempenho no filme Lawrence D’Arábia que lhe rendeu uma indicação para o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo seu papel como Sherif Ali ao lado de Peter O’Toole em 1962.

Omar Sharif que nasceu Michel Demitri Shalhoub na cidade de Alexandria, no Egito, trabalhou em quase 100 filmes ao longo de sua carreira. Seus principais papéis foram, como já foi mencionado, Doutor Zhivago no filme de mesmo nome (1965) que foi premiado como melhor filme do ano e lhe rendeu o Globo de Ouro como melhor ator e como Sherif Ali em Lawrence D’Arábia (1962). Outros filmes conhecidos em que trabalhou: O Rolls Royce amarelo (1965), Ghengis Khan (1965), Marco Polo, o Magnífico (1965), A noite dos generais (1967), Fanny Girl (1968), Ché ! (1969), entre muitos outros.

sharif2

Seus pais eram Joseph Shalhoub, um libanês comerciante de madeiras, e Claire Saada. Ao serem extraditados da Síria, deslacaram-se para o Egito onde começaram um negócio com madeiras.  Em 2003, Omar Sharif ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de Veneza e o Cesar de melhor ator, que corresponde ao Oscar do cinema francês, por sua atuação no filme Uma amizade sem fronteiras do diretor François Dupeyron.

Sua última atuação foi em em um filme lançado em 2013 e ainda não exibido no Brasil intitulado Rock the Casbah. Este ano, atuou como narrador de um curta intitulado 1001 Inventions and the World of Ibn Al-Haytham. Ele sofria do mal de Alzheimer. Estava numa profunda depressão, segundo seu melhor amigo e ex-ministro de Antiguidades do Egito , Zahi Hawass. Chegou a ser internado recentemente,  após ter passado 6 meses num ressort no Mar Vermelho com seu filho, pois estava doente e recusava-se a comer qualquer coisa, quando os médicos tiveram que colocá-lo no soro. Seu amigo Hawass disse: I am going to lose him as a friend all my life. In Egypt I never went out alone, he was always with me in every place that I go. He was like a brother. Tomorrow and today I lost my brother.

Falava fluentemente seis idiomas: árabe, inglês, francês, espanhol, italiano e grego.  Pretendia dedicar-se exclusivamente ao teatro, a menos que fosse para ganhar muito dinheiro no cinema. Gostava de jogar bridge (jogo de cartas) tendo escrito numa coluna sobre o assunto por um período, para um jornal. Este passatempo lhe trouxe muitas dívidas e dissabores. Cavalos era outro de seus prazeres.

Sharif antes de dedicar-se ao cinema licenciou-se em Matemática e Física na Universidade do Cairo no Egito. Em 1955 mudou seu nome para Omar Sharif ao se converter ao Islamismo para casar-se com a atriz egípcia Faten Hamama com quem teve um filho chamado Tarek El Sharif que atuou no filme Doutor Jivago, vivendo o protagonista Yuri Jivago na infância. Separou-se dela, 10 anos depois, durante as filmagens de Doutor Jivago. Divorciou-se em 1974 mas, desde 1966, nunca mais viveu com nenhuma mulher. E disse, certa vez numa entrevista para uma TV inglesa, que o grande amor de sua vida foi a ex-esposa.

Omar Sharif com a atriz Cláudia Cardinale (meu amor de adolescência)
sharif7
No filme Lawrence D’Arábia
Do filme Lawrence D'Arábia
Do filme Lawrence D’Arábia
sharif5
Do filme Doutor Jivago

Obs. Todas as fotos foram tiradas da internet.

Share

Eh, eu soube da morte dele e pensei a mesma coisa: “la se vai um grande ator e pessoa”. Vi Doutor Jivago e Lawrence da Arabia pelo menos 7 vezes cada 🙂 Sofro “lullying” por gostar de filmes antigos e saber algumas falas decor 🙂 Mas como ao gostar do que eh bem feito? Posso entender o que seu amigo disse, eh a perda de um irmao para ele. Que pena!
DenisesPlanet.com

Minha cara amiga Denise, grato por voltar aqui e ser tão constante a praticamente todas as minhas postagens. É isso mesmo que o amigo dele sentiu, como se estivesse perdendo um irmão. Ele falou que nos últimos tempos, para onde Omar ia ele estava junto. Foi realmente lamentável sua morte. Eu gostava muito de suas atuações. Volte sempre pois será muito bem-vinda.

Uma de minhas amigas é arqueóloga e mantem um site sobre arqueologia egípcia, foi por ela que soube da morte dessa ator, fiquei triste, porque toda perda é uma perda!

Mas confesso que não sou cinéfila, tenho aprendido muito recentemente sobre cinema – cresci em uma família evangélica que acreditava ser pecado assistir tv e ir ao cinema então nem se fala… Então hoje na faze adulta leio esses posts sobre cinema com fúria, querendo absolver cada coisa, cada conhecimento…

Um artista tem o dom de se imortalizar por sua arte, o Omar Sharif fez algo que está registrado, qualquer dia desses vou me pagar vendo os filmes dele que você citou porque eles já estão na minha lista!

Pandora
O que tem na nossa estante

Olá Pandora, seja bem-vinda ao meu blog de volta. Passo a lamentar duplamente. Primeiro pela perda deste ótimo ator e segundo por você, em virtude de uma crença religiosa ter sido privada de um dos maiores prazeres da vida que é a sétima arte. Deus nunca proibiria alguém de desfrutar a beleza e o prazer de uma das maiores expressões de sua existência que é a arte. Volte sempre pois será muito bem-vinda e desejo que você possa em breve ver não só os filmes de Omar Sharif como muitos outros também.

4 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share