Minhas verdades através dos filmes
2
Share

Título original – Samba

Direção – Eric Toledaro e Olivier Nakache

samba3

Os mesmos diretores do belíssimo Intocáveis, que fez grande sucesso em 2011, realizam mais um trabalho juntos ao dirigirem este novo longa francês e, novamente, com o ator Omar Sy, que desempenhou o brilhante papel do cuidador do tetraplégico Philippe naquele filme. Este trio já fez outros dois trabalhos juntos. Antes de Intocáveis, os mesmos diretores realizaram juntamente com o ator Omar Sy, Nos jours heureux (2006) e
Tellement proches (2009).

Nesta produção, Omar Sy interpreta um imigrante senegalês que dá ao filme seu título. Samba Cissé (Omar Sy), tenciona tornar-se um chef de cozinha mas, para isto, precisaria adquirir a cidadania francesa ou visto de residente mas, apesar de já morar com um tio em Paris há mais de 10 anos, nunca conseguiu sair da clandestinidade para poder realizar o seu sonho.

Ao longo deste tempo, sempre fez pequenos biscates, recebendo pouco, apenas o suficiente para viver e sempre mandando para a família que ficou na África algum dinheiro para ajudar. Tal prática mostra uma clara exploração do trabalho escravo. E, como acontece com muitos, um dia a polícia descobre que ele está ilegalmente no país e ele é encaminhado para uma ONG que trabalha dando assistência a pessoas como ele, tentando evitar que sejam deportadas.
Lá ele conhece Alice (Charlotte Gainsbourg), que trabalha como voluntária naquela organização e, há um claro interesse e atração dela por ele e, apesar de Manu (Izïa Higelin), sua colega de trabalho adverti-la de que não devia envolver-se emocionalmente com os problemas dos imigrantes, ela não resiste e dá o número de seu telefone a Samba e os dois terminam se envolvendo.

Alice viveu uma estafa por excesso de trabalho e teve um colapso nervoso estando há algum tempo em tratamento. Seu trabalho na ONG faz parte deste tratamento.
O roteiro é inspirado na obra de Delphine Coulin ‘Samba pour la France’, uma comédia dramática que trata da problemática da imigração e xenofobia na França. O argumento também está a cargo da mesma dupla de direção assim como também em Intocáveis.

samba2
Ao entrar no cinema, como não tinha lido nada sobre o filme, acreditava que iria algo sobre o nosso ritmo bem brasileiro mas, surpreendi-me ao descobrir que este, era o nome do protagonista que, novamente, dá um show à parte com o seu trabalho ao lado da francesa Charlotte Gainsbourg, a mesma de Ninfomaníaca. O casal tem uma química perfeita e consegue até criar um clima de erotismo em alguns momentos.
Outro personagem que merece destaque é Wilson (Tahar Rahim), um argelino que se faz passar por brasileiro, porque acredita que as parisienses dão preferência a este tipo. Ele chega a roubar a cena em alguns momentos. É com ele que é apresentada a cena mais engraçada do filme, quando ele começa a dançar em cima de um andaime para uma plateia de mulheres, quando estão limpando as janelas, ele e Samba, no alto de um edifício, em frente a uma sala onde estão trabalhando várias moças que ficam encantadas com ele.

Os diretores conseguem realizar um ótimo trabalho com uma bela trilha sonora incluindo músicas de Gilberto Gil, Jorge Ben e até Steve Wonder e Bob Marley. As interpretações são perfeitas e o roteiro é muito bem trabalhado. Há até uma certa dose de suspense, em dois momentos de fuga da polícia, empreendida por Samba. Lamentavelmente, os diretores esqueceram de Wilson em determinado ponto do filme e, ninguém mais fala dele. Não ficamos sabendo o que acontece com ele. Esta é uma falha grave no filme. O mesmo se diga em relação a Manu, que termina tendo um caso com Wilson e não se sabe nada sobre esta relação depois de uma transa arrebatadora que fica implícita.
Os diretores tratam o tema  com seriedade e também comicidade sem torná-lo uma caricatura mas pecam em alguns aspectos. Esta produção participou do Festival de Cinema Francês no ano passado e, o ator Omar Sy recebeu por seu trabalho no filme Intocáveis, o César de melhor ator, correspondente ao Oscar do cinema francês, constituindo-se no primeiro negro a receber este prêmio na história. Foi exibido no Brasil no Festival Varilux do Cinema Francês no mês passado. Infelizmente, não fiquei sabendo deste festival e só esta semana, vim a assistir ao drama. Um ótimo programa para diversão.

quatro-estrelasMereceu 4 estrelinhas.

 

Duração – 2 horas
Produção – França
Ano de lançamento – 2014
Elenco e personagens

Omar Sy ……………………. Samba Cissé
Charlotte Gainsbourg … Alice
Tahar Rahim …………….. Wilson
Izïa Higelin ……………….. Manu
Isaka Sawadogo ………. Jonas Karanoto
Hélène Vincent ………… Marcelle
Youngar Fall ……………. o tio Lamouna

Share

Gostaria de assistir a esse filme, e tambem achei que era algo brasileiro quando li o titulo do post! Me parece um filme otimo e o assunto eh bastate pertinente. A xenofobia existe e o argelino no filme tinha “razao” em se passar por brasileiro,pois acontece isso na Europa em varios lugares. Todos os imigrates em potecial de ex colonias ou dirigidas em missao de “pacificacap”. como a Argelia (nome da operacao que a Franca deu, mas longe disse, por isso as aspas), nao sao bem vistos e aceitos. Se as pessoas fossem mais flexiveis e justas… que diferenca faria no mundo, como da agua para o vinho! Gostaria muito de ver Samba e adorei sua resenha aqui!
DenisesPlanet.com

Olá Denise, seja muito bem-vinda novamente. Você já está com cadeira cativa aqui no blog. 🙂
Essas missões de ‘pacificação’ (entre aspas) não é privilégio da França. As da Inglaterra também são famosas como no caso da India, por exemplo. Veja o filme porque vale a pena. E, mais uma vez, grato pela visita e pelo comentário gentil. Um bom início de semana e volte sempre.

2 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share