Henry Mancini [Música]

Share

henry mancini
Henry Mancini foi, para mim, um dos melhores músicos do cinema. Vim a conhecê-lo após assistir ao filme Charada de Blake Edwards em 1965, embora já tivesse assistido a outros filmes nos quais ele foi o responsável pela trilha sonora como O esporte favorito do homem (1963) ou Hatari (1962). Foi através de Charada que Mancini ficou gravado em minha lista de compositores favoritos do cinema. Depois, vieram muitos outros que só fizeram, eu me tornar mais fã ainda do compositor. Um tiro no escuro (1964), A pantera cor de rosa (1963), que apesar de anteriores, só foram vistos por mim em 1966 e Vitor ou Vitória (1982), Bonequinha de luxo (1961) com o belíssimo tema Moon River e tantos outros.

henry-mancini-04

Mancini nasceu em abril de 1924 em Cleveland, nos Estados Unidos e faleceu em junho de 1994 em Beverly Hills. Conquistou ao longo da carreira muitos prêmios, incluindo dois Oscars da Academia (Bonequinha de luxo (1962) e Vitor ou Vitória (1983) e mais de 10 Grammies. Recebeu ainda, mesmo depois de morto, seis Grammies por sua obra. Era músico, maestro, compositor, pianista e arranjador.

Creio mesmo que foi a partir de Charada, que passei a notar e valorizar a música no cinema. Este filme marcou muito a minha vida. Foi o melhor filme a que assisti em 1965 e, no final do ano, farei uma postagem aqui com estes melhores filme de 50 anos atrás.

henry mancini2

O engraçado é que eu tinha adorado a música de Hatari, Baby the elephant walk, que infelizmente, alguém teve a péssima idéia de traduzir o que eu acho horrível. Já falei isso aqui em outro post. Considero que as músicas devem ser cantadas ou tocadas sempre de acordo com a versão original do compositor. Modificá-las para mim é um crime. Não consigo admitir. Mas, voltando a Hatari, quando vi o filme  adorei a música mas, só depois de Charada, ela passou a ter um significado maior pra mim.

Henry Mancini foi um monstro do cinema. Chegou a ser marco divisor de águas na história da música do cinema, segundo a Wikipédia. Ao introduzir o que era conhecido com mainstream jazz, que era uma espécie de jazz que estava na cabeça do povo, no filme de Orson Welles A marca da maldade (1958), que posteriormente, anos depois,  vim a conhecer também. Antes disso, no cinema as músicas eram sempre orquestradas e foi Mancini quem abriu caminho para esta inovação.

henry mancini3

Ouça a seguir, a música Moon River, cantada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de luxo (1961). Sobre esta música, a pedido de Hepburn, ele não incluiu no album musical do filme a canção cantada por ela mas, afirmou em uma entrevista que, de todas as versões que já tinham feito de Moon River, a que Audrey Hepburn canta no filme é a que ele mais gostava.  Confiram.

E a seguir, mais cinco músicas deste compositor inesquecível.

A música tema de A pantera cor de rosa, filme policial de Blake Edwards, de 1963, e que deu origem à série de desenhos baseados na abertura do filme que é genial. Confira a seguir.

Bateau Mouche é um barco que fica no rio Sena em Paris, cenário do filme Charada de Stanley Donen, também de 1963 e, título de uma música belíssima num cenário esplendoroso. Confira.
,

Baby the elephant walk é tema do filme Hatari de 1962, dirigido por Howard Hawks e com John Wayne.

A seguir, a música tema do filme Charada que ao final coloco a letra e sua tradução.

How soon é outra música de Mancini composta para uma série de TV.

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

6 ideias sobre “Henry Mancini [Música]

  1. Anne Caroline

    Oi! Nunca tinha visto falar sobre ele! Tentarei ouvir algumas músicas e espero gostar!
    Abraços!
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    1. Alberto Valença Autor do post

      Olá Anne Caroline, fico muito grato pelo seu comentário. Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre ele porque sua morte foi em 1994. Tomara que você goste das músicas que escolhi. Depois vou colocar mais músicas dele aqui.

  2. Diane Ramos

    Adorei o seu blog !
    Você demostra ter muito conteúdo e entende bastante do assunto que você está falando 🙂
    Conhecia o Henry Mancini só por alto e gostei de ficar sabendo um pouco mais sobre ele .
    Beijos
    Já curti a sua fanpage

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    1. Alberto Valença Autor do post

      Olá Diane, fico feliz que você tenha gostado do blog e grato pelo seu comentário e por ter curtido a fanpage. Espero que volte mais vezes.

  3. Ana Seerig

    Oi, Alberto!

    Cheguei aqui bem no dia de um post musical! Que coincidência, hein? Sou um zero à esquerda em cinema e o único compositor de trilhas que conheço bem (apesar de não ter visto boa parte dos filmes, só conhecer as músicas) é Ennio Morricone. Nunca tinha ouvido falar de Henry Mancini, ou ao menos não tinha gravado o nome dele. Preciso ver “Bonequinha de luxo” há anos. Tá na minha lista e não tenho uma boa justificativa para não tê-lo feito. Reconheci a primeira música de primeira! Marcou minha infância, mas em uma outra versão – que não sei de quem era (tentei encontrar no youtube e não consegui identificar). Aaah, a terceira também é inconfundível. Confesso que conheço na versão do Trio Esperança. Sempre soube que era uma versão, mas nunca tinha ido atrás da versão original! Obrigada por essa descoberta.
    Ah, e sobre teu comentário no meu último post de musicais, bom, como tu pode ver, preciso ampliar meu conhecimento cinematográfico, especialmente no que se refere a filmes antigos!

    1. Alberto Valença Autor do post

      Olá Ana, fico muito grato pelo maravilhoso comentário. Realmente foi uma ótima coincidência. Talvez você nunca tenha ouvido falar nele pois o mesmo faleceu em 1994 e você devia ser ainda muito nova. Bonequinha de luxo é mesmo fantástico. Em breve farei a minha resenha aqui sobre o mesmo. Nos filmes antigos você encontra muitas joias que se tornaram famosas. Volte sempre. É porque você não gosta de cinema mas, através dele, você chega a músicas belíssimas. Volte mais vezes OK?

Os comentários estão fechados.