Devaneios
9
Share

Sessão nostalgia [Devaneios]

sessao-nostalgia-web

Estou criando hoje uma nova categoria de postagens aqui no Verdades de um Ser. Resolvi batizá-la de Sessão Nostalgia que, por sua vez, é uma derivação da categoria Devaneios que estou criando a partir de agora. A categoria Devaneios, devo ao blog O que tem na nossa estante e, em particular, a Pandora, uma blogueira a quem já me afeiçoei sem sequer conhecer.

Resolvi escrever esta postagem e, consequentemente criar essa nova categoria, porque vi algumas postagens nos últimos dias que me levaram a rememorar muitas coisas de minha infância e juventude e vi que tem muita gente que aprecia isso. Então, vamos conversar a respeito. Tudo começou com uma brincadeira de família no whatsapp do grupo que mantemos para conversar abobrinha na família. O nome do grupo é Família Lima-Limão, em homenagem ao meu pai cujo sobrenome era Lima (de quem, todos nós, irmãos herdamos o sobrenome) e Limão era o apelido como ele era conhecido por alguns mais íntimos. Pois bem, começaram a mandar  vídeos, fotos, frases, etc., da época de nossa infãncia. Da Varig no Natal, de Tarzan, e muito mais. E essa semana eu encontrei uma propaganda que marcou muito minha infância que foi a da Grapete. Aquela musiquinha ainda hoje eu canto de vez em quando. Aí mandei pro grupo. Compartilho com vocês também abaixo.

Propaganda do refrigerante Grapette dos anos 60

  • Pois bem, vamos relembrar algumas coisas que estava pensando sobre o meu passado. Naquele tempo, os jovens não iam ‘pra balada‘ eram assustados. Sim, era este o nome das festas que eram feitas em geral nas garagens das casas de alguém. Se a festa era muito sofisticada, tinha luz estromboscópica. Por lembrança de minha querida amiga (e ex-esposa) Joselita no comentário aí embaixo, acrescento alguns detalhes a esta lembrança: As comidas que nós comíamos na festa, eram as meninas que levavam, cada uma um pratinho, e as bebidas, eram os rapazes que levavam.

sessao-nostalgia2

  • Nós víamos TV em preto e branco. E logo que surgiu a TV aqui em Recife e Olinda, não havia movimento das imagens. A imagem era estática e só ficava tocando músicas. Pelo menos na fase de testes da TV Jornal e da TV Rádio Clube. A primeira era o Canal 2 e a outra era o Canal 6. Só tinham essas duas. Toda a família ficava sentada na frente da TV parada, em silêncio, olhando para aquela imagem estática. E isso era o máximo! A duração do do ‘programa’ era cerca de duas ou três horas por dia. Vejam a imagem. Não encontrei a imagem propriamente dita mas era muito semelhante a esta aí embaixo. Na foto as pessoas não estão vendo imagem alguma mas, na verdade, havia a imagem ao lado ou muito semelhante a ela. Estática. Também por lembrança de Joselita, quero acrescentar aqui que havia uma interação muito grande naquela época entre as pessoas, vizinhos, amigos, família, etc. Como a TV era um artigo de luxo, poucas pessoas tinham condições de comprá-la. Lembro que, na época, só tinha uma TV lá em casa e na casa de outro vizinho. Isso numa área de 20 ou 30 quadras. Então, aqueles que não podiam comprar uma TV iam para casa do vizinho que tinha TV pra assistirem a programação. Aí era uma festa porque a casa ficava cheia.

tv-anos-50

televisual-tupi2

 

 

 

 

 

 

 

  •  Havia a famosa Sessão da Tarde. Muitos filmes, como Ghost ou  A Lagoa azul, por exemplo, que passavam 5, 6 e muito mais vezes. Mas era uma programação ótima. Havia também muitos seriados como Bonanza, Bat Masterson, O patrulheiro rodoviário, Rin-tin-tin, Jim das Selvas e muitos outros. Quem for lembrando de mais, coloque aí nos comentários OK? Recordem abaixo a música de Bat Masterson que, qualquer fã que se prezasse, sabia todinha decorada.

  • Outra recordação inesquecível era o Topo Gigio, um ratinho falante que era uma graça. Vejam uma das fotos dele a seguir.

topo_gigio_08

  • As guloseimas eram muitas. Tinha drops Dulcora, pirulito no tabuleiro, pirulito de chupeta, de sombrinha, de cachimbo, etc., chiclete de bola Ping Pong, que vinha com figurinhas que colecionávamos. Tinha, por exemplo, o Bolão turista, Bolão esportes, Bolão profissões. E a gente aprendia muita coisa com essas figurinhas.  Alguém se lembra de outras coleções? Lembro que eu sabia o nome das moedas de todos os países do mundo graças a uma dessas coleções.

bolao-turista

bolao-profissoes

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Nas festas de 15 anos, a meninas (em número de 15 amigas escolhidas), ficavam em redor do bolo junto com a aniversariante, cada uma com uma fita que estava presa dentro do bolo, cada uma com algum prêmio na outra extremidade. Uma delas era um anel que significava que aquela felizarda seria a próxima a casar.
  • No carnaval tinha o corso que eram os carros todos abertos, rodando bem vagarosamente, e os rapazes desciam dos carros e brincavam com as moças dos outros carros. Jogavam confete, serpentinas, lança perfume. Era um sucesso! Alguns anos depois começou a ficar perigoso pois algumas pessoas maldosas jogavam xixi, lama e até outras cosias piores como ácido, o que forçou a terminar, ser proibida a brincadeira.
  • A cola de antigamente era o grude, feito em casa mesmo com maizena ou a goma arábica.
  • Quem sabe quem foi John Weissmuller? Lembra de Odorico Paraguaçu? E MacGyver?
  • O programa Jovem Guarda, os famosos Festivais da Música Popular, os Beatles, o rock, Elvis Presley, Rita Pavone, Os Incríveis, o Encontro de Brotos, Você faz o show, Programa Flávio Cavalcanti, Jota Silvestre…

Vou parar por aqui hoje. Mas isso vai se prolongar. E se desejar lembrar alguma coisa que você viveu, deixe nos comentários para ser assunto de próximas postagens OK? Mas, antes de ir embora, ouça algumas músicas daqueles anos dourados clicando na imagem abaixo.

Share

Pôxa!! Isso é uma verdadeira relíquia no túnel do tempo… Chegou a dar um aperto no peito, de saudade dessas épocas… Quero dizer, de algumas dessas épocas!! Pois, eu não me lembro das mais remotas! Rsrsrs. Nos anos 60, por exemplo, eu era bebê…
Dos “assustados” tenho lembranças, muito embora, meus pais não deixassem que eu participasse… Lembro-me das minhas colegas insistindo pra que eu fosse. Cada menina levava um “pratinho feito” e os meninos levavam a bebida.
Na época que surgiu a televisão, nem todo mundo podia comprar, então os vizinhos, que não possuíam TV, iam pra casa dos que tinham, para assistirem a programação. Naquela época as pessoas interagiam muito mais.
Das guloseimas, eu adorava o pirulito zorro e o confeito 7 belo, esse último, ainda hoje encontramos no comércio. Vez em quando eu compro. Engoli muito confeito Soft, pois, os bichinhos eram bastante escorregadios! Passavam rápidos, de goela adentro!! Rsrsrs
Aaaai… E essas músicas… Música e perfume são as coisas que mais trazem lembranças… Algumas dessas músicas, da postagem, trouxeram tantas boas recordações… Fizeram meus olhos nadarem dentro das emoções do passado.
Já os perfumes, lembro-me do Contouré, Cashmere Bouquet, a lavanda Rastro… Tinha um perfume masculino que eu não gostava, causava-me enjoos. Ele é citado, inclusive, numa música do falecido cantor Reginaldo Rossi, o Lancaster. Falando em Rossi, a música “a raposa e as uvas” é um verdadeiro arsenal de lembranças dessas épocas, viu?
Parabéns pela postagem! Essa é, pra mim, uma das mais ricas!

UAU ! Que comentário maravilhoso Joselita. Fico feliz que você tenha gostado da postagem e agradeço pelas palavras gentis. Também lembro de todas essas coisas que você falou mas, não podia escrever tudo numa postagem só pois iria cansar as pessoas. A maioria tem preguiça de ler. (Risos…)
Mas dos assustados, gostei de você ter lembrado pois não falei nessa história dos pratinhos e bebidas. Falei apenas de onde aconteciam e como eram. Vou acrescentar isso. Agradeço. E sobre a televisão também. Lembro que ia um monte de gente lá pra casa. Era uma festa! Quanto aos perfumes e Reginaldo Rossi, será assunto de uma outra postagem. Grato pelo comentário e volte mais vezes.

Ameeeei este post! Nao sou desta era, mas amei saber mais sobre ela! Na verdade, sempre lemos muito na minha familia, e sabemos quem foi Johny Weismuller, um atleta olimpico e depois Tarzan :), e tambem assistimos muitos filmes (ja na epoca considerados antigos). Eu assito a retro TV e vejo o McGyver as 10 d anoite passa hoje, inclusive 🙂 Passa Perdidos no Espaco, eh muito engracado, acho que na epoca devia ser uma inovacao. E 2 seriados super inocentes com bruxinhas. Eu adoro! Dizem que eu deveria ter nascido no seculo 19 ou anos 40 ou 50, pq adoro ver coisas destas eras! As minhas lembrancas sao mais frecentes, como Baywatch, 90210, e musicas do Suede, etc. A geracao de hoje vai lembrar daqui a 10 anos que “antes” era tudo melhor, mais inocente, mais puro, Imagine como vai ser entao, daqui a 10, 20 anos… Eu sinceramente acho que antes a vida nao era tao tecnologica, mas devia ser bem melhor. Ai me dizem que eu nasci na epoca errada – mas eh que hoje esta tudo tao distorcido, valores e etc, nao eh? Um abraco, adorei a postagem!
DenisesPlanet.com

Olá Denise, que bom que gostou da postagem. Fico feliz em ver que ela está agradando. É mesmo engraçado como algumas pessoas se identificam com uma época que não é a sua. Eu penso nisso também, em como serão as coisas daqui a 10 ou 20 anos… Fico grato pelo comentário e espero que volte outras vezes. Coonvido-a também a explorar um pouco o blog acessando suas páginas de resumos ou títulos de postagens. Quem sabe alguma não lhe interesse? Um abraço.

Olá Michele, fico feliz que tenha gostado da postagem e grato pelo seu comentário. Volte outras vezes pois será muito bem-vinda. Abraços.

Que post gostoso de ler. Me fez lembrar as histórias dos meus pais, na casa do meu pai não tinha tv ele ia vê na vizinha, até hoje ele gosta demais dela, sempre vai vê-la (ela mudou de bairro), diz que é uma segunda mãe. Ainda cheguei a vê filmes que prestam na sessão da tarde, mas já tinha tv colorida quando nasci e minha infância e adolescência na década de 90 foi um pouco diferente… Mas amo uma boa nostalgia como a Michele.

Ah, adorei que a nossa coluna tenha te inspirado. A Mi propôs essa coluna no blog pensando em mim mesmo, que adoro devanear nos posts, no final todo mundo usa um pouquinho, mas ela ainda tem qualquer coisa de minha em si.

Para mim encontrar seu blog foi um dos melhores encontros que tive nesses dias de blogosfera sabia?!?!

Pandora
O que tem na nossa estante

Olá Pandora. Que bom que gostou do post. Fico muito feliz com isso, inda mais sendo você tão jovem. E que declaração maravilhosa essa sua, fico muito envaidecido com isso e, pode ter certeza, também gostei muito de encontrar você. E isso tá aí expresso na postagem. Não posso deixar de mencionar também as outras pessoas do O que tem na nossa estante. Muito grato mesmo por tudo. E, principalmente, por ter expressado tudo isso aqui. Abraços.

Adoreei, Alberto!
Sempre digo que sou uma pessoa atrasada no tempo. Aos dez anos, me apaixonei por Roberto Carlos e pela Jovem Guarda. Ainda hoje adoro o movimento, tanto que vai ser base da minha monografia de Jornalismo. A ideia é analisar a importância de Carlos Imperial pra Jovem Guarda através da biografia dele.
Ah, sim, sou tão perdida no tempo que, quando conheci a Pandora, ela poderia jurar que eu tinha 40 anos e duvidava que eu tivesses 17/18 (mas isso já fazem uns anos, hein?). Adorei os vídeos linkados!
Que venham mais posts pra essa sessão, então!

9 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Devaneios
Dúvidas (Poema) – Indriso [Texto autoral]
Share

DÚVIDAS… I De repente… Flagro-me pensando: O que devo fazer? Posso sentar… Ver um filme, Ouvir música… Sou minhas escolhas. Encontro certezas! II Que farei com elas? Novas ideias… Turbilhão. Iluminação! Reflito… Inquieto-me. Imagino soluções… Descarto complicações. Realização. Notas 1 – Segundo o próprio Isidro Iturat, é permitido ao autor …

Share
Minhas verdades através dos filmes
Treze cadeiras – Francisco Eichhorn [Filme online]
Share

Direção – Francisco Eichhorn Francisco Eichhorn foi um diretor, ator, escritor, cineasta alemão. Ele viveu no século XX na Alemanha, Argentina e no Brasil. Realizou além deste Treze cadeiras, outros sete filmes. O mais conhecido deles foi Paixão na Selva (1955). Sobre o romance original Neste longa o diretor aproveita …

Share
Filme online
Janela indiscreta – Alfred Hitchcock [Filme online]
Share

Alfred Hitchcock Alfred Hitchcock foi um diretor inglês que tornou-se um dos mais importantes diretores do cinema mundial, conhecido como o Mestre do Suspense. Tem na sua filmografia inúmeros filmes famosíssimos. Dentre eles, destaco Janela indiscreta (1954), Rebecca, a mulher inesquecível (1940) – disponível aqui no blog, Psicose (1960), Disque …

Share