Minhas verdades através dos livros
3
Share

X Bienal Internacional do Livro em Pernambuco

E eu estava voando pois, só hoje, casualmente, tomei ciência deste evento grandioso que está para acontecer aqui, juntinho de mim, em Pernambuco. Pela primeira vez, vou participar de um evento desta natureza. Para quem, como eu, é um pouco alienado, isto vai acontecer no Centro de Convenções entre os dias 02 e 12 de outubro de 2015 e já tem um monte de notícias que quero compartilhar com você. Considero que, notícias como esta, precisa ser o mais amplamente divulgadas. Mas como não assisto mais a TV aberta nem leio notícias de jornais, fiquei fora desta. Ainda bem que descobri a tempo. Então, veja só o que está previsto.

livro-ruim-acaba-web

Achei esse cartaz genial. Lembrei de uma postagem da Ana Seerig do blog O que tem na nossa estante. Queria que ela visse isso.  A Bienal vai homenagear alguns escritores. Até o momento já são conhecidos quatro. Não sei se haverá mais pois eles estão soltando a informação a conta-gotas. Mas vamos lá. As informações a seguir, bem como as fotografias, foram colhidas da página da Bienal no Facebook. (Disponível no link)

O primeiro homenageado será o pernambucano Marcelino Freire. Ele venceu o Prêmio Machado de Assis de Melhor Romance da Biblioteca Nacional, por “Nossos Ossos” (Editora Record, 2013) no final do ano passado.
Seus outros livros publicados são:

  • EraOdito (aforismos, 2ª edição, 2002)
  • Angu de Sangue (contos, Ateliê Editorial, 2000)
  • BaléRalé (contos, Ateliê Editorial, 2003)
  • Contos Negreiros (contos, Editora Record, 2005)
  • Rasif – Mar que Arrebenta (contos, Editora Edith, 2008)
  • Amar é crime (contos, Editora Edith, 2010)

1º homenageado-web

 

O segundo homenageado será Ascenso Ferreira. Ele é mais um autor pernambucano que será homenageado na Bienal 2015! Integrante do movimento modernista de 1922, Ascenso era conhecido por suas obras de temática regional e também por usar um grande chapéu de palha, que era sua marca registrada.
Ele morreu em 1965, mas deixou para trás algumas obras memoráveis, como:

  • “Catimbó” (1927)
  • “Cana caiana” (1939)
  • “Poemas 1922-1951” (1951)

2º homenageado-web

O terceiro homenageado será o poeta pernambucano Miró, da Muribeca. O escritor tem sido uma grande expressão da poética cotidiana do Recife, e por causa disso, os produtores da Bienal pretendem organizar atividades especiais durante a feira para celebrar o seu trabalho. Fique de olho para mais novidades!

3º homenageado-web

O quarto homenageado será a autora Luzilá Gonçalves será homenageada na Bienal 2015!
Escritora, professora, pesquisadora e feminista, Luzilá possui obras marcadas pela denúncia à falta de representatividade e protagonismo feminino na literatura. E, através de sua inteligência, talento e resistência, ela conquistou seu lugar na Academia Pernambucana de Letras e o reconhecimento como uma das maiores escritoras da literatura feminina no Brasil.

4ª homenageada-web

Já existem vários escritores confirmados como a pesquisadora, escritora e crítica literária brasileira Regina Dalcastagnè, Jorge Fernando dos Santos, autor da biografia não autorizada de Geraldo Vandré, os escritores do Interpoética Raimundo de Morais e Cida Pedrosa, o jornalista e sociólogo Muniz Sodré, o escritor cubano Leonardo Pandura e muitos outros. Você pode se informar melhor no próprio site da Bienal.

A Bienal tem um site próprio criado para informar ao público sobre o evento. Clique aqui para acessá-lo.

Share

A bienal e um evento importante, por incluir nosso estado no calendário cultural. Com isso tambem ocorre outros eventos que faz nossa cidade fervilhar e poe o Livro como centro. Fico na expectativa

Oi Tirzar… Fico feliz e agradecido com o seu comentário aqui no Verdades de um Ser. Quero lembrar que começa amanhã a promoção de aniversário daqui do blog. Participe! E chame amigos e amigas pra vir participar também. Todos ganham. Não é sorteio. Leia a postagem sobre o assunto. E também estou na mesma expectativa.

Eu também pretendo ir explorar a Bienal! É um pouco longe de casa, mas já tenho minhas estratégias… Espero também que a prefeitura libere o bônus para a minha categoria ai a pisada na jaca literária vai doer menos no bolso néh?!?! kkkk

A proposito, amo os textos da Luzilá e o Arsenso me lembra o meu professor de português do 1ª ano, foi ele que me mostrou os versos desse poeta… Adoro a estatua dele na frente do Passo Alfandega, quase tive um troço quando ela foi vitima de vandalismo quase morri de alegria quando o restauro acabou!

Também amo o skoob, é minha forma de organizar as leituras, tenho o aplicativo no celular e sou daquele tipo que quando não encontra o livro que está lendo registrado vai lá e registra ele kkk

Não sei o motivo, mas não consigo ler um livro por vez então ando lendo vários! A proposito, sobre os livros que você está lendo, tenho vontade de ler “O diário de Bridget Jones” e Sparks, acho que o Sparks pode me fazer chorar, sou mole para dramas, mesmo os leves.

Eu também tenho uma infinidade de livros a serem lidos skoob a fora, só Deus na causa!

Eu lembro quando, como e as sensações que tive lendo “Perto do coração selvagem” é um dos livros da minha vida, espero que você esteja gostando.

Não lembro quantas resenha cadastrei, mas lendo a tag lembrei que preciso cadastras ao menos umas 5, essa é uma das coisas que mais protelo no skoob!

Eu acho que minha meta de leitura vai ficar para ser cumprida em 2016 kkkk

Gostei da tag, vou tentar responde-la!

O que tem na nossa estante

3 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share