Literatura de cordel no Recife

Notícias ou dicas
3
Share

literatura-cordel

Acontecerá no Cais do Sertão a partir de hoje até o dia 20, o 1º Fórum Pernambucano de Literatura de Cordel. É um projeto com o apoio do Funcultura, que acontecerá de terça a domingo, a partir das 11 horas, simultaneamente, em vários espaços do Museu.

O Cais do Sertão é um espaço cultural criado recentemente próximo ao Marco Zero no Recife para reunir diversas peças da cultura do sertão nordestino como maquetes, cordeis, objetos de Luiz Gonzaga, xilogravuras, entre outras.  O espaço é dividido em vários setores como a Praça do Mandacaru, Todo Gonzaga, Caixa de Poesia.

Acontecerão exposições, lançamentos de livros, palestras, oficinas, apresentações musicais, exibição de curtas e várias atividades na programação que pode ser conferida na imagem abaqix.

programação-cordel

 

* * * * * * *

Continua a promoção de aniversário do blog durante todo esse mês de setembro. Participe e ganhe uma surpresa. Não é sorteio. Basta participar para ganhar.
E não precisa ficar limitado(a) às postagens deste mês apenas. Pode comentar em qualquer postagem do blog para participar.

Leia as regras de participação no link a seguir. Caso já as tenha lido na postagem do dia 1º de setembro, acesse diretamente o link do formulário a ser preenchido após o seu comentário, nesta ou em qualquer outra postagem, no menu do lado da página principal, logo abaixo da logomarca do blog que, por sinal, está de cara nova este mês em comemoração ao aniversário do blog. Se leu as regras na postagem anterior ao dia 1º de setembro, leia novamente pois as regras mudaram.
Participe! Não é sorteio. Todos ganham se participarem.

REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO DA PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Share

Ótima pedida, Alberto!! Amostragem da cultura do Sertão nordestino. Muito boa sua ideia de divulgar esse evento cultural no seu blog, já que o mesmo é acessado por pessoas de diversas localidades do Brasil e, quiçá, por pessoas de outros países.
Acho que cabe deixar aqui um trechinho da música cantada por aquele que mais divulgou a nossa cultura nordestina através de suas músicas: Luiz Gonzaga.

”… Oh! que saudade do luar da minha terra
Lá na serra branquejando folhas secas pelo chão
Este luar cá da cidade tão escuro
Não tem aquela saudade do luar lá do sertão

Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão
Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão…”

É isso aí. Adorei a postagem. Tchau.

Ah, que oena que nao criaram este espaco antes! Pois eu conheco o Marco Zero, mas nao havia este espaco antes e eu teria adorado conhecer! Gosto muito de cordel!
DenisesPlanet.com

3 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share