Wolfgang Amadeus Mozart [Música]

Share

O primeiro contato que tive com Mozart foi através de uma música belíssima que existia numa coleção da Abril Cultural que meu pai tinha comprado e que me acostumei a ouvir muitas e muitas vezes. O título desta música é Eine Kleine Nachtmusik. Assistam ao vídeo abaixo com a orquestra de Viena.

Mozart nasceu em  Salzburgo, na Áustria, em 27 de janeiro de 1756 e faleceu em Viena, em 5 de dezembro de 1791, com apenas 35 anos, portanto. Prestes a completar 36. Seu nome era Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart mas, todos o conhecem por Wolfgang Amadeus Mozart. Foi um dos maiores gênios da música em toda a história da humanidade.

Escute também a Sonata para piano nº 11 clicando na setinha pra direita acima (Na faixa preta no topo da postagem). Vale a pena ouvir também as sinfonias do vídeo abaixo. São as sinfonias números  25, 29, 35, 36, 38, 39, 40 e 41 com a orquestra de Elmer Bernstein.

Foi um grande prodígio! Já aos 4 anos começou a estudar música com o pai que era um famoso violinista, e, já aos 5 anos, ele fazia sua primeira aparição em público, na Universidade de Salzburgo, com uma récita  de  obras de Johann Eberlin.

mozart1web

Há 30 anos foi realizado um filme dirigido por Milos Forman, que retrata a vida deste famoso compositor, no qual fazem uma espécie de caricatura do compositor, com um desempenho brilhante de Tom Hulce, sendo o mesmo indicado ao Oscar de melhor ator em 1985, ano em que o filme foi lançado. Ele não ganhou o Oscar mas, o filme recebeu nada menos que 8 estatuetas, incluindo a de melhor filme do ano. Seu títtulo? Amadeus. Este filme foi um sucesso estrondoso! Basta dizer que foi indicado a 53 prêmios, tendo arrebatado 40 deles.

Cena do filme Amadeus

Cena do filme Amadeus

 

Cena do filme Amadeus

Cena do filme Amadeus

Ao longo da vida faz muitas viagens, o que lhe prejudicou muito a saúde. Aos 6 anos viaja para Munique onde se apresentaria para o Duque da Baviera, o Príncipe Carlos Teodoro. No mesmo ano viaja ainda para Viena e várias outras cidades, onde tocava para nobres da Corte. Adoece ao voltar para casa. Sua personalidade e sua vida teve influência marcante de seu pai, Leopold. Ele era alem de seu grande incentivador e divulgador, era também seu agente, professor, empresário,  relações públicas, secretário e demonstrava um grande orgulho em ser seu pai. Havia porém uma grande disciplina contra a qual, mais tarde, Mozart iria se rebelar, afastando-o do pai.

mozart

JPH73646 Wolfgang Amadeus Mozart (1756-91) and his sister Maria-Anna, called 'Nannerl' (1751-1829) (ivory) by Alphen, Eusebius Johann (1741-72) ivory Mozart Museum, Salzburg, Austria German, out of copyright

Wolfgang Amadeus Mozart e sua irmã Maria-Anna, chamada de ‘Nannerl’ Mozart Museum, Salzburg, Austria

Perto de completar os 30 anos ele viaja para Viena onde passa a viver e, com o pai, só se encontra duas vezes. Passa a ter uma vida desregrada e de boemia. Casa-se com Constanze, mulher vulgar, inculta, caprichosa e astuta que, apesar disso, faz Mozart muito feliz e o acompanha até o fim da vida.

Mozart_Portrait

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

5 ideias sobre “Wolfgang Amadeus Mozart [Música]

  1. Denise

    Mozart era realmente genial. Eu assisti Amadeus e eh maravilhoso. A gargalhada 🙂 as composicoes de Mozart sao lindas e dificeis de executar. Pena que faleceu tao cedo, com 35 anos somente, mas deixou um legado fabuloso! Um abraco!
    DenisesPlanet.com

  2. Ana Seerig

    Já vi Amadeus, mas realmente sinto falta de algo mais ‘sério’ e fiel à história do Mozart. Ele realmente foi uma figura única, um gênio igual ao qual dificilmente se verá.
    Mas eu tenho mesmo um apego grande pelo Beethoven e toda sua história, sua personalidade única.

  3. Simone Akemi

    Em Amadeus Milos Formann traz um Mozart débil, idiota…quem já leu inúmeras biografias sabe que não é verdade.Ele era arrogante sim,com razão, rodeado de músicos medíocres,ele era a inspiração divina ou semideus ou deus,talentoso,virtuoso,aquariano como eu,rs,revolucionário e extremamente criativo. Sou apaixonada por Mozart,desde pequena e ele meu ídolo,meu mestre me inspirou estudar piano e canto lírico,pena que morreu pobre…antes de colher o sucesso que Die Zauberflöt traria,uma das operas que amo,me emociona e me transporta para um outro plano…o da eternidade,choro e me comovo.
    Indico se puderem irem até Salzburg,cidade que concedeu esse Divino Ser Imortal,é puro marketing e até me traz certa revolta,por Mozart ter morrido pobre e esta cidade lucra as suas custas…mas ao entrar na casa onde ele viveu na juventude me causou comoção, algo que não sei explicar,só disse:
    Ciao mio amato bene,ciao mio Grande Maestro antes incompreendido e renegado,hoje tua música toca desde a China Comunista até a Groelandia vir até aqui Mozart é a minha consagração!

    1. Alberto Valença Autor do post

      Olá Simone, fico agradecido pelo seu belo comentário. Como escrevi no meu texto acima, no filme Amadeus, Milos Forman faz uma caricatura de Mozart, mas, em momento algum, esta mostra um Mozart débil. Ao contrário. Mostra um gênio, como ele realmente o era. Embora o filme não retrate o verdadeiro Mozart, tem o mérito de mostrar o gênio para o público que não o conhecia, de mostrar suas belas músicas. E tanto é verdade que ele ganhou nada menos que 8 estatuetas. Ah, também sou aquariano. Meu aniversário será na próxima sexta. Volte mais vezes pois será muito bem-vinda.

Os comentários estão fechados.