Um presente… um carinho…

Share

Um presente…

Recebi ontem, um presente muito lindo de uma amiga recente. A muito admiro e, sobre quem já escrevi diversos posts aqui no blog. Três deles são falando sobre livros de sua autoria. Refiro-me a Bartyra Soares, que irá ocupar, ainda este mês, uma das cadeiras da Academia Pernambucana de Letras (APL). Merecidamente, ela conquistou esse direito em razão de sua obra. Ela enviou para mim, dois livros referentes a seus últimos trabalhos. Mais uma vez, ela me deixa emocionado, sensibilizado,  com seu carinho e delicadeza, sem mencionar sua atenção, com alguém que ela sequer ainda conhece. Apenas por telefone, por e-mail, por sensações.

bartyra04

Um carinho

Sim, eu a descobri, casualmente, há alguns meses, na Livraria Cultura, escondida numa estante, guardada entre centenas de outros livros. Mas, aquele, por algum motivo, chamou-me à atenção. Era um livro de poesias, cujo título me atraiu – Arquitetura dos sentidos. O mesmo, veio a transformar-se, mais tarde, em um dos melhor livros lidos no ano passado.

Os livros? Inexatidão do tempo (Contos) e Lendas do Nordeste. Este último, não é de sua autoria, embora ela escreva um dos textos da coletânea. Nele ela participa, juntamente com Lourdes Nicário e Silva e Raphaela Nicário, como organizadoras.  Elas compilaram textos de vários autores, sobre as lendas do Nordeste que correm o mundo. São exemplos:  A mulher da sombrinha, o Frade sem cabeça, o Papa-Figo, a Praça Chora Menino, entre outros.

Os presentes

Dois belíssimos trabalhos que, apesar de ainda não os ter lido, posso afirmar com grande convicção, pelo que superficialmente, pude constatar ao folheá-los. O último referido é um resgate de nosso folclore, pelas mãos de autores nordestinos ou aqui residentes, condição para participação na obra que conta com a colaboração de 47 escritores.

Já o primeiro livro mencionado neste texto, é a última produção da escritora e poetisa, que a partir do próximo mês, já terá de ser tratada como Imortal, o que para mim, já o era. E fico feliz por ter previsto esta condição para ela,  antes que outros a reconhecessem.

Vejam os presentes.

 

lendas-do-NE2 Inexatidaodotempo02web


lendas-do-nordeste1

 

Inexatidaodotempo01web

 

 

 

 

 

Inexatidão do tempo tem um Prefácio da Imortal da APL, Ana Maria César e está dividido em duas partes com um total de 22 contos, sendo 11 em cada uma das partes.

Sobre esta autora muito querida, transcreverei o que dela fala a outra Imortal mencionada.

Como já predizia Platão, ‘O tempo é uma imagem móvel da eternidade.‘ E de eternidade nossa contista está repleta. A eternidade dos sentidos, dos apelos, das buscas. (…)

O talento de Bartyra Soares é um presente para todos nós que temos a sorte de ler seus trabalhos, de auscultar sua voz poética, de dialogar com seus personagens.”

Eu lhe digo, Bartyra, Imortal querida, parafraseando Agostinho dos Santos: “A eternidade não vale um só de teus carinhos, bendigo os céus, que cruzaram nossos caminhos.

E, este carinho que ora de ti recebo, é-me muito caro, creia-me. Outra coisa não tenho a dizer-te, senão, que te sou imensamente grato, por tamanha generosidade e nobreza.

agradecimento-bartyra3

Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share