O que um e-Reader pode fazer por você?

Share

kindleHá tempos que sentia vontade e, necessidade mesmo, de escrever sobre o meu Kindle. Para quem não sabe ou não conhece, o Kindle é o principal e-reader do mercado. E, para quem ainda não conhece o e-Reader, é um equipamento parecido com um tablet que foi criado com o fim exclusivo de ler livros.   Apesar de se parecer com um tablet, ele não guarda nenhuma associação com aquele. No tablet você pode instalar softwares e desenvolver textos ou filmes por exemplo. O Kindle você só pode usá-lo para ler. Nada mais. Mas ele é uma verdadeira mina. Não de ouro ou de brilhantes mas, de livros. Alguém por acaso já imaginou descobrir uma mina de livros? Onde você, sempre que quisesse, pudesse pegar um livro e ler?

Esta imagem me faz lembrar uma velha fantasia de infância, que acredito muitas crianças tem ou já tiveram. De uma mina de sorvetes ou de chocolates. Onde você tivesse à sua disposição, a quantidade de sorvetes ou de chocolates que ditasse a sua necessidade. Um sonho não é mesmo? Um verdadeiro paraíso.

Pois bem, é assim que me sinto com o meu Kindle.  Antes de falar dele, porém, creio ser necessário, expor um pouco a respeito dos e-Readers. Há dois ou três tipos de e-Readers no mercado. Ou pelo menos os mais famosos. Há muito mais mas, só três são os mais falados. Então é sobre eles que vou também falar.

  1. O Kindle que é comercializado pela Amazon;
  2. O Kobo que é comercializado pela Livraria Cultura e
  3. O Lev que é comercializado pela pior empresa do mercado de livros e que, está definitivamente, riscada de minha realidade. Menciono-a aqui, exclusivamente, por força da informação. Ela, infelizmente, existe mas, recomendo a ninguém, procurar conhecê-la. Trata-se da saraiva (assim mesmo, com letras minúsculas). Se resolver aventurar-se, irá, certamente, ter muitos dissabores.

O Kindle é essa imagem aí (de frente e de lado). O lápis ao lado das imagens serve para mostrar o seu tamanho e expessura. Notem que ele é realmente muito fino. Seu peso é de aproximadamente 200g, ou seja, pesa bem menos que a maioria dos livros que você for ler. Esta imagem por exemplo aí em cima, é da página referente ao capítulo 34 do livro A Resposta de Kathryn Stockett. Demorei muito a ler este livro porque ele era pesado demais e eu não podia estar levando ele pra todo canto. Só o lia quando estava em casa. Só quando já estava perto do final, encontrei ele em e-Book. Foi uma dádiva! Em pouco tempo concluí a leitura.

kindle2As vantagens do e-Reader são quase infinitas. E olhe que eu era um forte opositor a este tipo de leitura. Já tinha lido alguns livros no computador mas, não gostava. Era muito inconveniente. Entre muitas desvantagens, uma das maiores é que cansa muito a vista. Com o e-reader essa vantagem inexiste.

Um belo dia fui na casa de um ex-aluno, que é o tamporoso em equipamentos eletrônicos. Ele saiu desfiando as vantagens do e-Reader e, recomendou enfaticamente o Kindle pois já tinha feito uma pesquisa muito apurada sobre as vantagens e desvantagens de cada um dos e-Readers existentes.

Comprei então o meu Kindle e saí baixando livros. Primeiro os gratuitos, que são muitos. Depois, saí comprando feito louco. Em poucos dias meu Kindle já tinha mais de 100 livros. Hoje está com mais de 300. Ou seja, eu carrego pra todo canto que vou, mais de 300 livros debaixo do braço. E tudo não pesa mais que  200 g. Sim, uma informação adicional. Sei que é desnecessária para 99,999% das pessoas mas, como algumas podem não saber, acrescento: não aumenta o peso do Kindle se eu adicionar novos livros nele. Tanto faz ele ter 1 ou 1000 livros inseridos. Seu peso é sempre o mesmo.

Mas, voltando aos tipos de e-Readers. Para escolher o seu e-Reader, você deve levar alguns fatores em consideração que passo a enumerar. A comparação está sendo feita para o modelo básico de cada tipo.

  1. O principal fator deveria ser o preço mas, infelizmente, há um corporativismo por parte das empresas que comercializam este equipamento de modo que o preço é praticamente tabelado. Não há diferença significativa entre as várias marcas. Qualquer um dos tipos, exceto em caso de promoções, custa, hoje, aqui no Brasil, R$ 299,00. Há modelos mais sofisticados que custam mais e variam um pouco de um para outro modelo e marca.
  2. Outro fator de grande relevância é a empresa que os comercializa. Você precisa saber que, após adqurir seu e-Reader, você ficará vinculado àquela empresa que o comercializa isto é, você só poderá adqurir seus livros naquela empresa. O Kindle só lê os livros comercializados pela Amazon, o Kobo só lê os livros comercializados pela Livraria Cultura e o Lev a mesma coisa, só lê os livros comercializados pela empresa que o comercializa. Assim, procure se informar por exemplo, qual a empresa que tem maior acervo, qual a empresa que oferece mais promoções, qual a empresa que facilita mais a devolução de um livro que você não se agrade após comprá-lo. Tudo isso você precisa levar em consideração pois, irá precisar.
  3. Outra coisa a considerar é saber se você tem já em seu computador algum e-book e o tipo destes e-books. Há possibilidade de você converter os arquivos de um em outro mas, isso dá trabalho. Então, se você tem, por exemplo, muitos e-books no formato e-Pub, você deve comprar um Kobo pois esse é o tipo de arquivo base do Kobo. Já se você dispõe de arquivos em formato MOBI deve escolher o Kindle pois, este é o formato que o Kindle é capaz de ler, desde que esteja sem proteção.
  4. Outro ponto a considerar é a capacidade de armazenamento. O Kindle possui 4 GB de memória o que permite o armazenamento de cerca de 2 mil livros. Já o Kobo só tem memória de 2 GB, sendo que só 1 GB é para armazenamento, o que representa um quarto da capacidade do Kindle, embora exista a possibilidade de expansão de memória com cartão SD mas, isso é um inconveniente, além de encarecer.  O Lev também tem capacidade de 4 GB, sendo expansível também.

O Kindle, por exemplo, permite você ler arquivos em todos os formatos a seguir. AZW é o formato padrão do Kindle mas, ele também é capaz de ler:

Kindle3web– Kindle (AZW);
– TXT;
– PDF;
– MOBI sem proteção;
– PRC natively;
– HTML;
– DOC;
– DOCX;
– JPEG;
– GIF;
– PNG;
– BMP pormeio de conversão.

 

Já o Kobo só permite você ler os seguintes formatos: EPUB, PDF e MOBI (apenas).

O Lev só  lê o e-Pub, PDF, HTML, TXT, FB2.

Qualquer um deles tem bateria de longa duração. A bateria de um e-Reader dura em média 1 mês, considerando uma média de meia hora diária de leitura sem usar o Wi Fi.

Na minha opinião, e é por isso que comprei um, o Kindle é, de longe, o melhor e-Reader do mercado mas, você deve investigar para poder escolher o seu.

Sugiro uma coisa muito importante. Faça um teste com cada um. Vá numa loja onde o equipamento seja comercializado e peça pra usar um. Passe algumas horas com ele testando. Melhor ainda, se tiver algum amigo que tenha. Investigue pois, será uma relação muito duradoura. Embora que, como no caso dos casamentos, você pode separar-se do que escolheu primeiro e mudar para outro tipo. Por exemplo, soube que o Kobo vive travando. Meu Kindle eu o uso com muita frequência há quase um ano e nunca ele travou.

A maior vantagem dos e-Readers é que eles têm (ao menos o Kindle tem) uma luminosidade natural, interna, que permite você ler em qualquer lugar, inclusive num quarto completamente escuro. Isso sem cansar a vista. Para mim isso foi um achado dos deuses. Outra vantagem é que você não precisa se preocupar em tirar a poeira dos livros, ou em preocupar-se em não abrir demais o livro ou de dobrar a página. Com a vantagem de você ter um dicionário para consultar o significado de alguma palavra que não conheça na hora e também, traduzir palavras que você não conheça em outros idiomas, se estiver lendo livros estrangeiros.

E se você já tem um  e-Reader, visite o site Le Livros que disponibiliza centenas de livros gratis. Não são os livros de domínio público. São livros atuais. Baixei até o livro lançado este mês da Intrínseca Grey de E L James. Aproveite enquanto não bloqueiam! Você pode baixar tanto em e-Pub como em MOBI como em PDF ou ainda ler online.

Mas o meu Kindle é,  como disse: Uma mina de livros.

Share

Ai, um dia eu entro na idade da luz, pois embora nao esteja na idade da escuridao total, lou da pedra, eu ainda uso ou prefiro livros de papel 🙂 Mas na verdade, leio muito no laptop, nao kindle, mas quase 🙂 Pq uso sites que lieram livros de graca. E da para baixar tambem. Isso me torna a vida em viagens mais pratica, pois dai so carrego o computador. Mas sei que o kindle eh muito bom, sei de gente que tem (e agora vc) e eh bom sim! Um abraco!
DenisesPlanet.com

Eu ainda não tenho kindle, mas já li um livro pelo aplicativo no celular da Amazon. Não gosto da sensação de não poder folhear as paginas, cheirar as fplhas, e poder vê-lo todos os dias na estante rs.
Mas gostei muito do seu post, e fico feliz com sua incrível relação com seu kindle, e que você possa cada vez mais descobrir novos horizontes com a tecnologia.
Abraços

http://myself-here1.blogspot.com.br/

Como você sabe, eu tenho um Kobo, considero ele um companheirão. Nos ultimos 1 ano e 9 meses me acompanhou para cima e para baixo e tem mais de 500 livros nele, romances, mistérios, aventura e tudo o mais que se possa imaginar… Confesso que o acho lento e que ele tem o dom de descarregar no melhor da leitura… A cada 50 horas de leitura preciso recarrega-lo rúm kkkk

No entanto, desde que o Alexandre, meu anjo da guarda virtual, comprou o kindle venho pensando em fazer o mesmo, trocar de e-read e passa o kobo para outra pessoa. Aliás, uma coisa para se dizer, os e-reads são muito duráveis, foram 65 livros lidos em centenas – quase um milhar – de horas e ele ainda conserva o aspecto de novo, só a capa que esta definitivamente NOJENTA.

Seu post me deu mais vontade ainda de me dar esse presente em 2016 e sim reforçou também a antipatia pela Saraiva, uma loja virtual sofrível, cada vez mais compro pela Amazon que apesar dos pesares não me entrega livro com defeito e nem me deixa milhares de anos esperando para que encontre o livro no acervo e outro milhar para entregar.

4 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share