Pompeia [Filme]

Share

Título original – Pompeii

Direção – Paul W. S. Anderson

pompeia-capa

Durante toda a semana, estive pensando sobre qual filme escolher, para escrever sobre ele aqui hoje. Sempre é meio difícil escolher pois, o público deste blog, não é o público para quem estou acostumado a escrever, que é o público do meu blog, Verdades de um Ser, para quem já, há 9 anos, escrevo. Embora a Anny tenha me deixado inteiramente à vontade, para escolher os filmes que quisesse para comentar, não posso, deixar de levar em consideração, o público para o qual vou escrever.

Obs. Esta postagem deveria ter sido publicada aqui ontem (ela é a republicação da postagem do blog Meu pequeno vício de 15 dias atrás) mas não foi possível e, por isso, está sendo publicada hoje, com atraso.

pompeia2

Hoje assisti a dois filmes, que fizeram essa dúvida aumentar mais ainda. Foram eles: “Uma linda mulher” (filme de 1990 e já visto pela enésima vez) e “Pompeia” (2014).

pomPEIA1

Por acreditar, que o público deste blog, sendo um público mais jovem iria gostar mais de Pompéia do que de Uma linda mulher, resolvi então escolher o primeiro, embora o outro filme seja muito melhor. Escrevi tudo isso como introdução, também, para ouvir a opinião de vocês, para o caso de eu estar enganado na minha escolha. Deixe então aí embaixo, nos comentários, a sua opinião.

Milo (Kit Harington) and Cassia (Emily Browning) in TriStar Pictures' POMPEII.

Milo (Kit Harington) and Cassia (Emily Browning) in TriStar Pictures’ POMPEII.

O filme apresenta a história de cidade de Pompéia, na Itália, que foi dizimada e destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d. C. A história é verídica e foi bem explorada pelo diretor, embora, parte da crítica especializada tenha dito que houve exageros e, até falam em cunho homossexual. Algumas pessoas conseguem enxergar até chifres em cabeças de cavalos.pompeia6

Não houve sobreviventes à catástrofe da antiguidade mas, algumas pessoas queriam que o casal se salvasse para atender aos seus anseios românticos ou de fantasia. Ao contrário do que a grande maioria falou sobre este longa, eu considero que o final do filme é o seu ponto alto. Toda a cidade é destruída e não sobra ninguém pra contar a história. Os únicos que chegam aos limites da cidade também não se salvam pois o cavalo que os transportava não aguentaria com os dois em cima dele para galopar fugindo das lavas e das cinzas do vulcão que se aproximavam. Os dois então se beijam e transformam-se em pedra após o local ser varrido pelas cinzas fumegantes do Vesúvio.
E, esta estátua, realmente existe em Pompeia até hoje. E só o cavalo se salva.

Pompéia5

É um filme de muita ação. Passou no cinema em 3D mas, como assisti a ele no Telecine, vi em exibição normal mas, ainda vou tentar vê-lo em 3D pois deve ser fantástico.

Pompeia7

Milo, é o único sobrevivente de uma cidade que foi exterminada pelos Romanos. É escravizado e treinado como gladiador. Ao ser levado para Pompeia para lutar na arena com outros gladiadores, defronta-se com o homem que matou os seus pais e destruiu toda a cidade onde ele morava quando criança.
Cassia, é filha de Severus e Aurelia que se apaixona perdidamente por Milo.
Atticus, é um escravo que, a princípio é rival de Milo, mas, com o passar do tempo, torna-se seu parceiro e melhor amigo.
Senador Quintas Attius Corvus, é um senador corrupto que tenta tomar Pompéia e pretende desposar Cássia que, foge dele. Ele foi o responsável pelo massacre na cidade onde Milo vivia quando criança e pela morte dos seus pais.

pompeia4

No desenrolar do filme fica evidenciada a corrução que reinava em Roma, o desrespeito à mulher, que era um mero objeto que podia ser comprado e guardado, o pão e circo usado pelos romanos para distrair e alienar o povo, assim como o fazem hoje os nossos políticos, a extrema violência e outras coisas mais. Vale destacar a amizade e a lealdade encontrada na relação entre Milo e Atticus e, um momento que faz o espectador vibrar com aquele sentimento de ter sido vingado. É a hora em que Atticus mata o senador romano. É glorioso!

pompeia9

Bem, apesar das más interpretações e de algumas mentiras o filme mereceu 3 estrelinhas.

Queremos lembrar que a partir de novembro, todas as sextas-feiras, você encontrará um novo filme para assistir online, aqui no Verdades de um Ser.  Na primeira sexta-feira, será disponibilizado o filme Malévola, uma versão diferente do conto de A Bela Adormecida, na visão da bruxa malvada, que nem era tão malvada assim. Na semana seguinte você poderá ver Divertida Mente. Infelizmente não será em 3D mas, vale a pena ver.

Produção – Canadá, Alemanha e Estados Unidos.
Duração do filme – 1 hora e 45 minutos.
Ano de lançamento – 2014.

Elenco e personagens:
Kit Harington como Milo
Emily Browning como Cassia
Carrie-Anne Moss como Aurelia
Adewale Akinnuoye-Agbaje como Atticus
Jessica Lucas como Ariadne
Jared Harris como Severus
Kiefer Sutherland como Senator Quintas Attius Corvus
Joe Pingue como Graecus.
Currie Graham como Bellator.
Sasha Roiz como Marcus Proculus.
Dalmar Abuzeid como Felix.
Jean-Francois Lachapelle como o pai de Milo
Rebecca Eady como a mãe de Milo

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

5 ideias sobre “Pompeia [Filme]

  1. Denise

    Acho que vi qualquer coisa na Tv, mas nao completa, entao nao posso falar muito sobre isso. Mas realmente, ser mais coerente eh bom – nao se salva ninguem, portanto morrer na lava deve ser mostrado. Sim, nada mudou nao eh? Pao e circo eh o que o povo ainda qjuer. Ano passado coma Copa, ano que vem com as Olimpiadas. O circo tem, falta pao para muita gente. Te digo que vi Uma Linda mulher muitas vezes e adorei! Um abraco!
    DenisesPlanet.com

    Responder
    1. Alberto Valença Autor do post

      Olá Denise. Muito grato por um comentário tão expressivo mais uma vez aqui no blog. Você é a comentarista número um daqui. Realmente, pão e circo é sempre o que o povo quer, pede e recebe, embora que pão nem sempre. Naquele tempo e hoje também. E eu também lhe digo que adorei Uma linda mulher, assim como você e em breve este filme será objeto de comentários aqui no blog. Outro abraço pra você e continue visitando o blog pois você é sempre muito bem vinda.

      Responder
  2. Vanessa

    Não sei que idade você considera público jovem. Tenho 28 anos e adoro Uma Linda Mulher. E ainda mais Richard Gere (esse é que nem vinho quanto mais velho mais bonito fica) e Julia Roberts (realmente é uma linda mulher e ainda mais com aquele sorriso) juntos.
    Agora Pompéia, eu já vi o trailer mas nunca tive a oportunidade de ver o filme. Eu gosto de filmes históricos (e séries também). Eles não economizam em nada, figurino, cenário
    Se der visita o meu blog e se possível segue também.
    http://animeseriesforall.blogspot.com.br/

    Responder
    1. Alberto Valença Autor do post

      Olá Vanessa, fico grato pelo seu comentário bem espontâneo aqui no blog mas, creio que não fui muito claro no que escrevi pois, você entendeu algo que não disse. Não falei que Uma linda mulher era para público jovem. Disse exatamente o oposto disso. Como esta postagem foi escrita inicialmente no blog Meu pequeno vício, que é destinado a pessoas na faixa etária de 15 a 25 anos, que é o que considero jovem, respondendo à sua pergunta, disse que, provavelmente, este público iria gostar mais de ler algo sobre Pompeia do que sobre Uma linda mulher, principalmente para faixa mais jovem dos 15 aos 20 anos. Vou olhar sim o seu blog. Volte outras vezes aqui pois você será muito bem vinda.

      Responder
  3. Vanessa

    Eu entendi sim Alberto. Você disse que o público jovem não ia gostar de Uma Linda Mulher. Esse é um filme antigo, já passou algumas vezes na TV e eu adoro esse filme. Mas acredito que Uma Linda Mulher seja mais voltada pra um público feminino e Pompéia seja mais voltado pra um público masculino.
    Existem filmes pra todos os públicos e gostos.
    P.S.: quando eu assisti Uma Linda Mulher, eu deveria estar dentro da faixa etária que você considera jovem.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *