Grande dia para Pernambuco – Bartyra Soares toma posse na APL

Notícias ou dicas
6
Share

Hoje Bartyra Soares toma posse na Academia Pernambucana de Letras (APL)

Hoje é um grande dia para Pernambuco. A APL estará empossando na cadeira de número 37, cujo patrono é José Higino Duarte Pereira, a poetisa pernambucana de Catende, Bartyra Soares, autora de diversos livros já mencionados aqui neste blog Verdades de um Ser.

Bartyra Soares é autora de um dos melhores livros que li no ano passado – Arquitetura dos sentidos – e que figura entre meus escritores favoritos. Poetisa de muito talento, recebe hoje a honra de ocupar uma das cadeiras da APL e que, por mim, ela já estaria lá, há muito tempo.

Seu patrono era recifense e, passou a patrocinar uma das cadeiras da APL, na sua última expansão em 1960, quando foi ampliado de 30 para 40 cadeiras, por proposta do acadêmico Mauro Mota, o número de cadeiras da APL. Higino era correspondente da APL e um de seus membros já falecidos, quando seu nome foi escolhido para patrocinar a cadeira de número 37. Foi ex ministro do interior, foi promotor público, membro da comissão constituinte da Constituição de 1890 e, posteriormente, integrante do STF durante cinco anos. Era antimonarquista e faleceu no México em 1901, enquanto participava de um congresso.

Para Bartyra Soares, nossos mais efusivos parabéns!

Queremos lembrar que, a partir de novembro, todas as sextas-feiras, você encontrará um novo filme para assistir online, aqui no Verdades de um Ser.  Na primeira sexta-feira será disponibilizado o filme Malévola, uma versão diferente do conto de A Bela Adormecida, na visão da bruxa malvada, que nem era tão malvada assim. Na semana seguinte você poderá ver Divertida Mente. Infelizmente não será em 3D mas, vale a pena ver.

Share

Caro Alberto Valença. Ao ler esta maravilhosa matéria, fiquei convicta da sua vontade superior, ao falar sobre minha prima, – A IMORTAL BARTYRA SOARES. Com toda a transcendência que sinto e que vejo em suas palavras, seu texto é um discurso que exala perfume nesse acontecimento digno de uma das nossas maiores escritores: BARTYRA SOARES – A POETA SUBLIMADA!

Uau Arilena. Sinto-me, ao tempo que orgulhoso e envaidecido, também envergonhado, pois não sei se mereço tantos elogios. Provavelmente suas bondosas palavras, são também, de ainda inundadas com um pouco de torpor, por conta daquela bela cerimônia na última terça-feira. De qualquer modo, muito grato por tão belas palavras sobre o meu texto. E volte outras vezes ao blog. Você será sempre bem vinda.

A poesia de Bartyra Soares é rica de símbolos e sutilezas, onde seus versos envolvem os sentidos de todos aqueles que buscam na poesia o deleite estético, profundamente humano que encanta os íntimos da alma. É a força sublimada onde está seu ideal de vida. Como se sabe, Bartyra Soares é filha do consagrado contista Pelópidas Soares e sobrinha do renomado dramaturgo Aristóteles Soares, meu memorável pai. Como dizia o escritor Mauro Mota, numa referência aos três catendenses: ” A trinca una – a dinastia dos Soares”! Aproveito o ensejo para agradecer a Alberto Valença pelo espaço, aqui. Grande abraço!

Arilena, fico-lhe muito grato por ter enriqueccido minha postagem com tão relevantes informações. E o espaço, você não precisa agradecer. Ele é de todos nós. Venha participar dele. Fique à vontade para comentar em qualquer postagem. Elas foram escritas para que pessoas como você, possam usufruir de suas informações. E também oferecer seus conhecimentos para serem compartilhados com quem vier aqui visitar este blog. Ele é de todos nós. Volte sempre. Sua atenção, visitas, leituras, serão sempre, muito bem vindas.

6 Comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share