Notícias ou dicas
1
Share

Notícias que me abalaram

Como todos que me conhecem sabem, tenho evitado notícias de jornais, TV, revistas, e quaisquer outros meios de comunicação acaso ainda existentes. Mas hoje, deparei-me com 3 coisas que não me foi possível ignorá-las.

Cita-las-ei a seguir e comentarei sobre cada uma.

A primeira nem foi hoje. Foi ontem. Até publiquei no facebook. (clique na imagem para ampliá-la)

violencia contra mulheres deficientesOntem vinha no ônibus e me deparei com este cartaz IMBECIL cuja foto anexo a este texto. Por que só lutar pelo fim da violência contra mulheres COM DEFICIÊNCIA? Por que não contra todas as mulheres? Pra não dizer contra todos. Mas SÓ contra as mulheres COM DEFICIÊNCIA pra mim soa como IMBECIL.

É muita discriminação ! É muita exclusão !

Só mulheres deficientes merecem cuidados

As mulheres com deficiência SÃO MULHERES. Concordo que violência contra um deficiente (mulher ou homem) é uma violência. Mas fazer um cartaz desses? Poupem a minha beleza por favor!

* * * * * * *

Dilma impõe PIB negativo que se aproxima do caos de 1930

A segunda e a terceira, são do Diario de Pernambuco. Ambas tiradas de sua primeira página. A segunda é sobre Dilma. Eu prometera a mim mesmo que não veria mais nada relacionado com este nome mas não   me contive desta vez. Vejam o que esta senhora está fazendo. E ainda tem gente pregando por aí que ela não tem culpa. Pelo amor de Deus minha gente! Nem cego deixa de ver uma coisa tão evidente. A notícia veiculada pelo DP dispensa comentários. Para poupar meu vocabulário, vou apenas postar a foto adiante.

dilma-no-poder
Clique na imagem para ampliá-la

Preconceito racial desapareceria com punições mais severas?

A terceira coisa, deixei para o fim justamente para poder comentar melhor. É de uma leitora do DP. A senhora Fatima Koeder de Recife. Leiam abaixo o que ela escreveu. Não deixa de ser uma verdade mas, vamos e venhamos. Será que é SÓ porque não existe uma punição mais severa que ainda existe racismo? E mais. Será que se fosse aplicada uma punição mais severa, REALMENTE, iria por fim a tão aviltante preconceito?

Certamente, acredito, todos concordam que as respostas, coerentes, para ambas as perguntas acima, são negativas. E ainda acrescento mais outra pergunta: E qual seria o grau de severidade desta tal punição? A morte? É o único caso em que poria fim ao racismo. E mesmo assim, não seria por fim ao racismo mas, APENAS, ao racismo daquela pessoa. As outras continuariam do mesmo jeito.  Depois de dez, mil, um milhão de mortes? Sim, poria fim ao racismo para estas 10, 1000 ou 1.000.000 de pessoas. Mas as outras? Continuariam com O MESMO preconceito. Até o dia de suas mortes. Daqui a centenas de anos, pode ser que não exista mais o racismo mas, obviamente, não é com punições mais ou menos severas, que ele vai ser extinto.

O racismo existe, por uma questão cultural. Além de outras, é claro. Mas fundamentalmente, por uma questão cultural. Herdamos isso de nossos colonizadores. Como era que eles tratavam os índios? E os negros?  Acham por acaso que este exemplo não ficou marcado? Indelevelmente? Na mente de todos? Ora, me poupem!

Opinião equivocada

Senhora Fatima Kroeder, perdoe-me mas, seu pensamento está redondamente equivocado! Fosse ele verdadeiro, não existiriam crimes nos Estados Unidos, por exemplo. Lá, a pena é a mais severa possível. É a morte! Mesmo assim, continuam havendo assassinatos. Se a severidade da pena fosse remédio, não haveriam crimes por lá, concorda?

Então, minha cara senhora, por mais grave que venha a ser a pena aplicada para o crime do racismo, ele continuará existindo ainda por muitos anos.

Infelizmente…

dp

 

Texto escrito por leitora do blog Verdades de um Ser

A seguir vou transcrever um depoimento de uma leitora – Lenice Alves Nogueira – que o escreveu no meu canal da comunidade Verdades de um Ser no G+. Ela retrata muito bem o pensamento das pessoas em relação aos assuntos comentados acima. Confiram. Notem que o texto está entre aspas logo, encontra-se tal qual foi escrito por ela originalmente.

“Boa tarde amigo. Suas conclusões são coerentes. No que se refere à violência contra as mulheres você está coberto de razão. Não é só as mulheres deficientes que precisam de proteção e sim todas as mulheres que dia a dia são mortas, violentadas, agredidas, desrespeitadas e sofrem discriminação no campo profissional. A lei Maria da Penha é ótima mas não é aplicada como deveria por conta das brechas de nosso Código Penal Brasileiro atrasado, arcaico e inútil. Precisamos de leis mais severas para todo tipo de crime pois a lei existe mas ela precisa estar amparada com um Código Penal a altura dessas leis. Em relação a Dilma não entrarei nesse mérito pois não gosto de falar de política. E por fim em relação ao racismo você está certo. O racismo vive dentro de cada um de nós e não estou falando só de racismo que é o preconceito mais imbecil que existe, desumano e injusto. Mas estou falando do preconceito em todas as esferas da nossa sociedade. Preconceito com os homossexuais, nordestinos, pobres de baixa renda, com as pessoas que moram nas comunidades, que para a maioria, todas as pessoas que moram em comunidades são Bandidas, traficantes, vagabundas. E isso não é verdade. A maioria das pessoas que mora nas comunidade é trabalhadora, lutadora, honesta e só mora lá porque não tem outro lugar para viver devido o descaso de nossos políticos corruptos que não criam um plano habitacional justo onde as pessoas possam pagar um preço justo por suas moradias. Então o preconceito está enraizado dentro de nós e precisamos entender de uma vez por todas que somos todos iguais perante o nosso Criador e que um dia tenho fé teremos um mundo mais justo com igualdade para todos. Sei que vivemos em um mundo difícil, materialista, ganancioso onde o dinheiro e a beleza exterior é que falam mais alto. Mas tenho certeza que um dia tudo isso mudará e que viveremos em um mundo de pessoas verdadeiras, com sentimentos verdadeiros e teremos orgulho em viver nesse mundo. Não sei se viverei para ver e presenciar a transformação desse mundo. Mas o legado que deixarei para os meus netos será sim, de um mundo onde viver será só festejar. E um dia a paz irá vencer a guerra. O amor vencerá e reinara para sempre. Vamos ter fé. Grande abraço.”
(Texto escrito na Comunidade do blog por Lenice Alves Nogueira e alterado por mim, para corrigir algumas pequenas falhas, com a autorização da autora)
Share

Alberto!
É difícil conviver com o preconceito. Sou mulher e deficiente e passo por cada coisa que por vezes até choro.
Quanto a Dilma… sem comentários.
E quanto a tal pena… tem gente tão sem noção, né?
Adorei o texto da sua leitora.
“Sonhar é acordar-se para dentro.” (Mario Quintana)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Dia Internacional da Mulher
Verdades de meu ser [Textos autorais]
1
Feliz Dia Internacional da Mulher
Share

Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher comemora-se no dia 8 de março em quase todo o mundo, como o próprio nome o diz. A comemoração nesta data, segundo a Wikipédia, é de origem muito controvertida que não vale a pena expor aqui. Exporei apenas o fato de …

Share
Novo colunista Entre Poetas & Poesias
Notícias ou dicas
Colunista de uma Revista Digital
Share

Colunista de uma Revista Digital Recentemente fui um dos escolhidos para participar como colunista em uma Revista Digital. A revista é “Entre Poetas & Poesias” – que tem uma quantidade de acessos de mais de mil acessos diários. Minha estreia foi em 25 de janeiro de 2024. O texto que …

Share
Há pó de ouro no ar
Verdades de meu ser [Textos autorais]
Há pó de ouro no ar!
Share

PÓ DE OURO NO AR (PoeDez Expandido AVL 02) Alberto Valença Lima   Tem pó de ouro no ar… Isso não dá pra negar! Mesmo sem acreditar, Afirme em todo lugar! Faça então suas conquistas De fortunas nunca vistas Vista-se pois feito artistas Lute com toda energia Fazendo até poesia …

Share