Duplex [Filme]

Share

Direção – Danny DeVitto

duplex-capa

Título original – Duplex

Um casal de novaiorquinos procura uma casa para morar que caiba dentro do seu orçamento apertado e, após muitas buscas, acabam encontrando a casa dos sonhos, um duplex no bairro do Brooklin. Alem de maravilhosa, muito barata para o que era oferecido. Uma casa grande, com uma bela e enorme estante para uma biblioteca, com todo o piso em madeira de lei, boa localização, numa rua tranquiila e sem trânsito, próxima a parque infantil, até parece bom demais para ser verdade. Só que tem um porém: há no segundo andar uma inquilina. Uma “gentil velhinha”, a senhora Conelly, que não pode ser despejada. Ela tem que querer sair ou, “que Deus a livre”…

duplex1

Segundo o corretor, ela tem mais de 100 anos e não está muito bem ultimamente. Após uma indecisão inicial, eles acabam resolvendo comprar a casa, apesar do “pequeno inconveniente” e, logo se mudam para lá. Logo descobrem que a encrenca em que se meteram é bem maior do que haviam imaginado. Não só porque a Sra. Conelly tem uma ótima saúde e não morrerá nem tão cedo, como porque ela é extremamente inconveniente.

duplex3

Por ter problemas de audição, ela ouve TV nas alturas e até tarde da noite. Pode-se escutar o que ela está vendo na TV a quadras de distância. Ela é um verdadeiro demônio. E ainda tem uma banda de metais com outras velhinhas que, todo sábado, vão até sua casa ensaiar. Ela importuna tanto o casal que eles ficam desesperados, à beira de um ataque de nervos.

duplex4
Alex é um escritor e está em processo de produção do seu último livro, tendo prazo para entregar o manuscrito na editora. Pretendia usar o novo apartamento para produzir seu texto mas, a Sra. Conelly não lhe permite. Seja por estar o tempo inteiro chamando-o para ajudá-la em alguma coisa, seja por estar fazendo muito barulho e não lhe permitindo dormir à noite. Consequentemente, durante o dia ele precisa dormir para recuperar o sono não dormido à noite.

duplex5
Eles ficam tão desesperados que acabam por decidirem matar a velhinha. Tentam sufocá-la, contratam um matador de aluguel, fazem de tudo para conseguir se livrarem da velha sem sucesso.

duplex6
Danny DeVitto era um ator de comédias baixinho e muito engraçado. Trabalhou em vários filmes como Mortadella (1971), junto com Sophia Loren, Irmãos gêmeos (1988) com Schwarzenegger e, em 1987 dirigiu e contracenou com Billy Cristal em Jogue a mamãe do trem, um dos mais famosos dele alem de muitos outros. Neste filme ele capricha nas cenas de humor negro como os inúmeros momentos em que a Sra. Conelly enerva o casal ou as tentativas de se livrarem dela que eles fazem. A introdução do policial na trama também é muito bem explorada pelo diretor. É um filme que vale a pena assistir a ele e dar boas gargalhadas. Mereceu três estrelinhas.

duplex2

Produção – Estados Unidos
Duração – 1 hora e 29 minutos
Ano de lançamento – 2003

Elenco e personagens
Ben Stiller – Alex Rose
Drew Barrymore – Nancy Kendricks
Eileen Essel – Sra. Conelly
Harvey Fierstein – Kenneth
Justin Theroux – Coop
James Remar – Chick
Robert Wisdom – Oficial Dan
Swoosie Kurtz – Jean
Wallace Shawn – Herman
Maya Rudolph – Tara
Amber Valletta – Celine
Michelle Krusiec – Dr. Kang
Tracey Walter – Cliente na Farmácia
Danny DeVito – Narrador (voz)

duplex7

duplex8

duplex9

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share