Minhas verdades através dos livros
Share

Foram poucos livros que li este ano e, grande parte deles não se sobressai, então não foi fácil eleger os 10 mais. Cinco já estaria de bom tamanho mas, para manter o costume, seguem as dez melhores leituras feitas neste ano de 2015. Abaixo destes destaques, segue uma relação com todos os livros lidos em 2015.

menina-roubava-livrosEm primeiríssimo lugar A menina que roubava livros de Markus Zusak, livro que passei mais de um ano lendo. O autor ambienta a história na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A história se inicia em 1939 quando uma menina, juntamente com o irmão mais novo, estão sendo levados de trem para uma fictícia cidade chamada Molching para serem entregues a um casal como filhos adotivos. A narrativa é feita pela Morte e é um dos livros mais originais que já li na vida. É uma perfeição. Recebeu cinco estrelinhas sem favor.

arespostaEm segundo lugar um livro que também passei muito tempo lendo: A resposta de Kathryn Stockett. Conta a história de uma jovem que acabara de concluir o curso de jornalismo e pretende ser editora ou escritora. Encontra o seu mote na situação vivida por empregadas negras no Estado do Mississipi, na cidade de Jackson onde morava. Tudo acontece na década de 60 do século passado em meio ao nascimento do movimento civil dos Estadpos Unidos contra a segregação racial. Recebeu também cinco estrelinhas sem favor algum e, estes dois, foram os únicos lidos este ano com esta pontuação máxima.

POLIANAO terceiro lugar coube a Poliana de Eleanor Porter, livro que tinha lido na minha adolescência e agora fiz uma releitura. Conta a história de uma moça que fica órfã e vai morar com uma tia. Com sua brincadeira do “jogo do contente”, consegue cativar todo mundo e muda a história de uma cidade. O livro fez tanto sucesso na época em que foi escrito que chegou a transformar muita gente, tal qual acontece na história criada por Porter. O livro mereceu quatro estrelinhas e meia.

barulhos_gullarO quarto lugar cabe ao livro de Ferreira Gullar de poesias Barulhos que nos apresenta uma obra séria e bem escrita e estruturada. O tema é recorrente na obra do autor que conseguiu reunir em 38 poesias que através de belas construções, explora o mote que inspirou o título da obra. A obra tem temas muito significativos que são explorados com maestria pelo poeta e mereceu quatro estrelinhas.

confissaoO quinto lugar foi para Confissão, de Paula Pimenta. Com uma apresentação pra lá de caprichada em papel couché de gramatura superior, a autora faz diversas confissões sobre sua vida. A autora as faz em forma de poemas em diversas fases de sua vida. Um livro bonito e agradável de ler. De todos os que li este ano, este foi o único que li quase de um fôlego só, a exemplo do que aconteceu no ano passado com o livro dela que inicia a saga de Fany e seu filme. Mereceu quatro estrelinhas.

silencio-das-velas-vivasEm sexto lugar ficou o livro Silêncio das velas vivas de Bartyra Soares. Ao contrário dos livros desta autora que foram incluídos entre os três melhores lidos no ano passado, ambos de poesia, este é um livro de contos, contos breves. O prefaciante, Raimundo Carrero, conhecido escritor pernambucano, destaca duas coisas na obra: a ternura e paz emprestadas pela autora aos personagens e a presença feminina nos contos apresentados. Nos meus comentários eu destaquei ainda uma terceira: a impecável correção do texto. A autora, este ano, merecidamente, foi empossada como imortal na Academia Pernambucana de Letras. Mereceu quatro estrelinhas.

AS_CARIOCASEm sétimo, ficou outra releitura, a do livro As cariocas do famoso escritor carioca Sérgio Porto, também conhecido como Stanislaw Ponte Preta. O livro consta de seis crónicas, cada uma sobre um bairro do Rio de Janeiro e protagonizada por uma bela mulher carioca. É o único livro deste TOP 10 cuja resenha não consta ainda aqui no blog. Mereceu quatro estrelinhas.

playlist-de-haydenEm oitavo ficou o livro da estreante Michelle Falkoff A playlist de Hayden da Editora Novo Conceito. Narra a história de um rapaz que tinha uma relação quase simbiótica com um amigo e, de repente, se vê só e com um problema para resolver: o amigo se suicida e deixa para ele uma playlist que dá as pistas para desvendar o mistério de sua morte. Numa narrativa ágil e intrigante, o leitor é convidado a compartilhar com o protagonista e depois também com uma moça ligada ao amigo que se suicidou, vários segredos do amigo suicida que até ele desconhecia. Mereceu quatro estrelinhas.

maispuroconceitoEm penúltimo lugar ficou o livro A mais pura verdade, também de um autor estreante – Dan Gemeinhart, também da Novo Conceito. Com uma apresentação muito original, o autor nos conta a história de um menino que tinha o sonho de escalar uma montanha. Foge de casa para cumprir seu objetivo junto com seu fiel cachorro Beau. Mereceu três estrelinhas.

ouro-quipapaEm último lugar ficou o e-book O ouro de Quipapá do escritor Hubert Tézenas traduzido do francês por Fernando Scheibe. O mais estranho deste livro é que é uma história bem brasileira, nordestina, contada por um francês. Ele explora de maneira brilhante os costumes,  Nos agradecimentos do autor no início da obra, ele escreve para o tradutor que ele “devolveu aos seus personagens sua língua original”. Vejam que interessante, que contra-senso! Um livro francês, escrito por um francês sobre o nordeste brasileiro e seu povo sofrido e carente dos engenhos e cortadores de cana.  Mereceu 3 estrelinhas.

Este ano quero destacar também o pior livro do ano, para poupar as pessoas de terem raiva ou decepções, dissabores. Este livro foi Eclipse da vida de Cesar Rabello.

Livros lidos em 2015

1. Amor é prosa, sexo é poesia, Arnaldo Jabor (lido)
2. O diário de Bridget Jones, Helen Fielding (lido)
3. A menina que roubava livros, Markus Zusak (lido) PRIMEIRO LUGAR
4. A resposta, Kathryn Stockett (lido) SEGUNDO LUGAR
5. Poesias, Olavo Bilac (lendo)
6. Barulhos, Ferreira Gullar (lido) TERCEIRO LUGAR
7. O Mestre da vida, Augusto Cury (lendo)
8. O monge que vendeu sua Ferrari, Robin Sharma (lido)
9. Silêncio das velas vivas, Bartyra Soares (já lido) – SEXTO LUGAR
10, Confissão, Paula Pimenta. (lido) QUINTO LUGAR
11. Poliana (lido) QUARTO LUGAR
12. As cariocas (lido) SÉTIMO LUGAR
13. O ouro de Quipapá (lido) DÉCIMO LUGAR
14. A mais pura verdade (lido) NONO LUGAR
15. Cartas de juventude (lido)
16. Eclipse da vida A PIOR LEITURA
17. Meu livro de cordel (lido)
18. Sense and sensibility  (lido)
19. Around the Word in eighty days (lido)
20. O escafandro e a borboleta (lido)
21. A playlist de Hayden (lido) OITAVO LUGAR
22. Meet me in Istambul (lido)
23. Vingança mortal (lido)
24. Amor, maybe (lido)
25. Causos de ônibus e outros acontecimentos (lendo)
26. Inexatidão do tempo (lendo)
27. Diário de uma paixão (lendo)

Ao todo, tinha eleito 46 livros para minha meta de leitura no ano. Inicialmente eram apenas 25 livros. Foram sendo acrescentados outros e terminou com uma meta de 46. Totalmente irreal. Neste ano não pretendo desrespeitar muito as metas propostas. Sobraram 19 livros das metas de 2015, incluindo os que já estou lendo, que não consegui concluir a leitura então, automaticamente, eles passam para meta de 2016. Pretendo acrescentar outros mas, no máximo, mais seis livros para completar os 25 que é o que provavelmente lerei ao longo de 2016.

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Análise literária do Livro do Jô - volume 1
Minhas verdades através dos livros
O livro do Jô – vol. 1 – Jô Soares [Resenha]
Share

O livro do Jô – Uma autobiografia desautorizada Livro do Jô é uma autobiografia de José Eugênio Soares (Jô Soares) publicado em 2017 pela editora Schwarcz S.A. (Companhia das Letras) foi dividido em dois volumes que vou analisar separadamente. O livro, por se tratar de um homem de televisão, é …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share
Rafael Caputo
Minhas verdades através dos livros
Um microconto por dia – Rafael Caputo [Resenha]
Share

Rafael Caputo Rafael Caputo é um poeta brasileiro com muito sucesso. Tem até uma pagina no Wikipédia, onde se lê que ele já conquistou mais de vinte prêmios e participou de muitas antologias, além de ter publicado seis livros sozinho. Seu primeiro livro foi Larissa Start em 2019. No mesmo …

Share