Mortes a lamentar em 2015

Notícias ou dicas
Share

Este ano que passou foi “cruel’ no sentido de ter sido um ano em que muitos ligados à arte deixaram este mundo. Ninguém gosta de falar sobre mortes mas, como ela faz parte da vida, das minhas verdades, vou escrever este post com um certo pesar mas, certo de fazer um registro importante.

As pessoas que vou mencionar, fizeram parte de minhas verdades por longo tempo. Escolhi as 25 mais importantes para mim. Algumas continuam fazendo, outras simplesmente as menciono aqui por terem sua importância na história da arte e, em particular, da sétima arte, o cinema.

Falarei sobre cada uma dessas pessoas em ordem cronológica de suas mortes (só em relação ao mês), discorrendo um pouco sobre a vida de cada uma delas, mencionando o que as tornaram importantes. Talvez deixe de mencionar alguma então, peço que deixe o registro nos comentários e, dependendo do caso, posso acrescentar à minha relação a seguir.

Janeiro

rod-taylor-the-birds
Rod Taylor

Rod Taylor – Ator austríaco que vivia nos Estados Unidos e protagonizou muitos filmes de boa qualidade como, por exemplo, Assim caminha a humanidade (1956), Um domingo em Nova Iorque (1963), Águias em alerta (1963), 36 horas (1964), Favor não incomodar (1965), Os mercenários (1968), entre outros. Mas o filme mais famoso em que ele trabalhou foi Os Pássaros (1963) de Hitchcock.

anita ekberg
Anita Ekberg

Anita Ekberg – Atriz e modelo sueca, viveu em Roma durante grande parte de sua vida. Tornou-se famosa pela clássica cena de La Dolce Vita de Fellini, onde fez par com Marcelo Mastroianni, no papel de Sylvia, uma famosa atriz sueco-americana que fica chamando Marcelo, papel de Marcelo Mastroianni no filme, ao entrar dentro da fonte de Fontanna di Trevi, em Roma, vestida com roupa de gala. Esta é uma das cenas mais famosas do cinema. Ela foi casada com o italiano Gianni Agneli, dono da Fiat. Posteriormente, trabalhou também em Boccaccio 70,

demis roussos
Demis Roussos

Demis Roussos – Cantor grego, que nasceu no Egito, em Alexandria, tornou-se mundialmente famoso após sua parceria com o músico Vangelis na banda Aphrodite’s Child. Tinha uma voz muito bonita e as músicas que ele cantava eram belíssimas. Como exemplo, compartilho com vocês uma dessas músicas no vídeo abaixo.

Suzana de Moraes – Filha mais velha do poeta e compositor Vinícius de Moraes, ela era a companheira de Adriana Calcanhotto há mais de 20 anos embora, só tenham vindo a tornar púbica a relação em 2010. Atriz e cineasta, Suzana trabalhou em filmes como Tabu (1982), Perfume de Gardênia (1992) e Garota de Ipanema (1967), entre outros.

suzana morares
Suzana de Moraes

Fevereiro

odete-lara
Odete Lara

Odete Lara – Atriz brasileira que participou de inúmeros filmes tendo também trabalhado na TV. Os mais famosos foram Boca de ouro (1962), Bonitinha mas ordinária (1963), Noite vazia (1964), Copacabana me engana (1969), O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), tendo recebido o Prêmio Oscarito no Festival de Gramado pela sua contribuição para o desenvolvimento do cinema brasileiro. Publicou 3 livros autobiográficos. No filme Noite vazia ela dá um verdadeiro show de interpretação.

louis jordan

Louis Jourdan – Um dos mais conhecidos músicos norte-americanos, considerado como um dos maiores representantes do jazz e do blues, tendo recebido o apelido de Rei do Jukebox, aquelas máquinas onde você coloca uma moeda e escolhe a música que irá tocar. Jordan ficou tão famoso que foram criados dois filmes musicais especialmente para ele. Tocava o saxofone como poucos e foi uma grande perda para música, a sua morte.

 

Vanja Orico
Vanja Orico

Vanja Orico – Atriz brasileira que tornou-se mundialmente famosa por sua participação no premiado filme O cangaceiro (1953), filme de Lima Barreto premiado no Festival de Cannes com dois prêmios, um para o melhor filme de aventura e outro para a melhor trilha sonora em 1953. Em virtude do sucesso deste filme ela foi também convidada para estrelar nos filmes conhecidos como o Ciclo do Cangaço, a saber: Lampião, rei do cangaço (1964), Cangaceiros de Lampião (1967) e Jesuino Brilhante, o cangaceiro (1972), alem do já citado O cangaceiro. Ela também participou do filme de Fellini Mulheres e Luzes (1950), interpretando Moema, uma cantora brasileira. Na época ela estudava música na Itália.

dr spock
Leonard Simon Nimoy

Leonard Simon Nimoy – Ator que deu vida ao famosíssimo Dr. Spok da série Star Trek (Jornada nas estrelas) tanto do cinema como da TV. Seu personagem era do planeta Vulcano, desprovido de sentimentos e com orelhas pontudas. Morreu aos 83 anos de doença respiratória atribuída ao hábito de fumar que já tinha deixado há mais de 30 anos. Dr. Spok foi um dos personagens mais lendários da história do cinema. Quem não lembra do filme Jornada nas estrelas? Do personagem impenetrável e frio que sempre tinha equilíbrio nas situações mais emocionantes, embora tenha havido um episódio em que ele se permite viver o lado humano e demonstrar seu amor por uma mulher.

Março

claudiomarzo
Claudio Marzo

Claudio Marzo – Ator brasileiro que participou de diversos filmes como O mundo alegre de Helô(1967), Copacabana me engana(1968), A dama do lotação (1978), O homem nu (1997) e Xangô de Baker Street (2001) entre outros. Trabalhou também na TV e, seu papel mais famoso foi José Leôncio e o Velho do rio na novela Pantanal da TV Manchete, sem dúvida, a melhor novela da TV Brasileira com cenas belíssimas do Pantanal matogrossense. A novela que levou ao estrelato Cristiana Oliveira pelo seu papel de Juma. Ele, pela interpretação de Leôncio, venceu dois prêmios de melhor ator em 1991 e, por sua interpretação de Silvio Proença em O homem nu (1997), venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado.

Geoffrey Lewis
Geoffrey Lewis

Geofrey Lewis – Ator norte-americano que, ao longo de sua carreira, atuou ao lado de Clint Eastwood como O estranho sem nome(1973) e Doido para brigar(1978), Punhos de aço (1978), Duplo impacto (1991) e Maverick (1994), entre outros. Atuou em várias séries de TV do tempo que a TV passava bons programas como Bonanza, Bronco Billy (1980), entre outros. Morreu aos 79 anos.

 

inezita barroso
Inezita Barroso

Inezita Barroso – Cantora e apresentadora de TV, foi também atriz, bibliotecária e professora. De 1980 até a sua morte, apresentou o programa Viola, minha viola na TV Cultura, tendo apresentado vários outros programas de TV. E, embora eu não assista a programas de televisão, não poderia deixar de registrar aqui esta perda muito grande para música brasileira. Recebeu dois prêmios como melhor atriz em 1955 por sua participação em Mulher de verdade. Morreu aos 90 anos.

Maio

Elias Gleizer
Elias Gleizer

Elias Gleizer – Ator brasileiro que participou de 4 filmes. Sua carreira mais significativa foi na TV. Filmes que participou: Quatro brasileiros em Paris (1965), Diabólicos herdeiros (1971), Didi quer ser criança (2004) e Doce Pátria (2015). Seus pais eram judeus poloneses que fugiram da Europa por conta da perseguição. Morreu aos 81 anos.

bb king
Riley Ben King

Riley Ben King –   guitarrista, compositor e cantor norte-americano, considerado como o rei do blues, morre aos 89 anos. Ganhou nada menos que 15 prêmios Grammy ao longo de sua carreira. A revista Rolling Stone o distinguiu como um dos 3 melhores guitarristas do mundo ao lado de Eric Clapton e Jimmi Hendrix.

john-forbes-nash-jr
John Forbes Nash

John Forbes Nash Jr –  Matemático que inspirou o filme Uma Mente Brilhante (2001). O filme retrata a sua vida e a luta contra a esquizofrenia. Sempre foi isolado e não gostava de pessoas em seu redor. Sua tese foi sobre jogos não cooperativos, que posteriormente, ficou conhecida como Equilíbrio de Nash e seu mais famoso trabalho é denominado Teoria de Encaixe de Nash. Recebeu diversos prêmios por seu trabalho e morreu aos 82 anos em um acidente de trânsito junto com a esposa.

Junho

Christopher Lee
Christopher Lee

Christopher Lee – Famosíssimo ator norte-americano que imortalizou-se pelos seus desempenhos do Conde Drácula. Morreu aos 93 anos e atuou em mais de duzentos filmes ao longo de sua carreira de sucesso.

Laura Antonelli
Laura Antonelli

Laura Antonelli – Atriz italiana que morre aos 73 anos com uma filmografia bem vasta. Trabalhou com diretores italianos famosos como Luchino Visconti, Mauro Bolognini, Etore Scola. Foi descoberta para o cinema após fazer um anúncio para a Coca Cola. Inicialmente foi professora de Educação Física em Nápoles. Seus filmes mais famosos foram Malícia (1973), Laura (1974), O inocente (1976) e Esposamante (1977). Sua carreira foi subtamente interrompida em maio de 1991, ao ser presa com cocaína no carro após uma denúncia anônima. Foi uma das mais famosas atrizes italianas na década de 70 do século passado.

Julho

Omar Shariff
Omar Shariff

Omar Shariff – Morreu de um ataque do coração aos 83 anos na cidade do Cairo, Egito, o ator Omar Sharif que interpretou o inesquecível Doutor Jivago, filme da década de 60 do século passado. Ele era um ator egípcio que começou sua carreira artística em 1954 com um filme que não foi exibido no Brasil – Shaytan al-Sahra. Só veio a tornar-se conhecido aqui no Brasil após seu desempenho no filme Lawrence D’Arábia que lhe rendeu uma indicação para o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo seu papel como Sherif Ali ao lado de Peter O’Toole em 1962. Em toda sua carreira trabalhou em quase cem filmes. Ele foi professor de Matemática e de Física na Universidade do Cairo, antes de ser ator.

Agosto

abujamra
Antonio Abujamra

Antonio Abujamra – Morreu aos 82 anos o ator brasileiro, filósofo, diretor e apresentador. No cinema atuou em cerca de vinte filmes. Seus filmes mais famosos foram Quem matou Pixote? (1996) e É proibido fumar (2008). Embora não atuasse mais no cinema, foi uma perda lamentável para a arte brasileira.

içami_tiba
Içami Tiba

Içami Tiba – Autor brasileiro do famoso livro Quem ama, educa, ele era famoso por suas palestras em escolas, empressas e para o público em geral, sendo considerado um dos melhores palestrantes do Brasil. Escreveu outros livros e diversos artigos sobre como tratar com crianças e adolescentes. Era médico psiquiatra e professor.

Setembro

betty lago2
Betty Lago

Betty Lago – Morreu aos 60 anos a atriz brasileira que foi inicialmente modelo internacional. Seus filmes mais famosos foram Dona Flor e seus dois maridos, Xuxa e os duendes 2 e Xuxa em sonho de menina. Trabalhou também no teatro e na TV.

Dean Jones
Dean Jones

Dean Jones – Ator norte-americano cujo papel no filme Se meu fusca falasse tornou-o muito famoso. Acredito que quase todo mundo deve ter visto este filme, seja no cinema ou na TV. No filme ele faz um piloto frustrado e rejeitado que compra um fusca também desprezado pelo último dono. Jone antes de se tornar ator trabalhou na construção civil, tinha um programa de rádio onde ele também era cantor. Tem uma filmografia bem extensa chegando em torno de cinquenta filmes. Morreu aos 84 anos.

Outubro

Yona Magalhaes
Yona Magalhaes

Yoná Magalhães – atriz brasileira que atuou em apenas cinco filmes em sua carreira, sendo mais voltada para TV mas, um deles, junto com Vanja Orico, lhe rendeu muita fama. Foi em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). Também trabalhou no teatro em algumas poucas peças. Morreu aos 80 anos.

Maureen O'Hara
Maureen O’Hara

Maureen O’Hara – Atriz norte-americana que nasceu na Irlanda. Tinha dupla nacionalidade. Morreu aos 95 anos após atuar entre 1938 e  1994. Seus principais filmes foram O corcunda de Notre Dame (1939), Como era verde o meu vale (1941), Bufalo Bill (1944), Simbad, o marujo (1947), Rio Bravo (1950), Nosso homem em Havana (1959), Quando um homem é homem (1963) e Jake Grandão (1971).

Novembro

Joshua Shintani
Joshua Shintani

Joshua Shintani – Morre aos 31 anos. Ficou famoso por sua atuação em O amor é cego (2001) onde ele faz o papel de um rapaz havaiano que toca um violão bem pequeno em frente a uma livraria cantando a música Never forget where I’m from (Nunca se esqueça de onde eu sou). O filme é uma comédia e seu papel é bem pequeno mas ele marcou muito pela sua simpatia. Abaixo uma cena do filme. Clicando nela você a amplia.

Cena do filme O amor é cego
Cena do filme O amor é cego

Dezembro

Marilia Pera
Marilia Pera

Marilia Pera – Atriz brasileira que atuou em vários filmes entre 1968 e 2008. Entre os mais conhecidos estão Pixote, a lei do mais fraco (1980); Tieta do agreste (1996), Central do Brasil (1998), Também atuou no teatro e na TV tendo ganhado muitos prêmios ao longo da vida, entre os quais dois Kikitos de Ouro no Festival de Gramado como melhor atriz. Um pelo filme Bar Esperança (1983) e o outro pelo filme Anjos da noite (1997).

 

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Resultado 1º Concurso de Trovas do canal Andanças com Poesia
Notícias ou dicas
RESULTADO DO CONCURSO DE TROVAS DO CANAL
Share

RESULTADO 1º Concurso de Trovas do Canal Andanças com Poesia O Canal Andanças com Poesia através do Projeto Habemus Trovas que passou a ser divulgado a partir de 02 de novembro de 2023 naquele canal, promoveu seu 1º Concurso de Trovas entre os dias 14 de janeiro e 29 de …

Share
Nuances Expandidos
Notícias ou dicas
Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro
Share

Dois Nuances Expandidos de Madalena Castro Madalena Castro é uma poetisa, cordelista e trovadora que, atualmente, preside a Seção Recife da UBT – União Brasileira de Trovadores em Recife, que tive o privilégio de fundar e ser seu primeiro presidente. Agradeço a ela o prestígio que emprestou ao estilo que …

Share
Estilos de Poesia que Criei - E-Book
Minhas verdades através dos livros
E-Book GRATIS – Estilos de Poesia que Criei
Share

Estilos de Poesia que Criei Estou oferecendo, por tempo limitado, gratuitamente, o e-book que escrevi recentemente intitulado Estilos de Poesia que Criei. Nele você encontrará os cinco estilos de poesia criados pelo poeta Alberto Valença Lima, entre 2021 e 2023. As regras de cada estilo, junto com  alguns exemplos de …

Share