Rio vermelho [Filme online]

Share

Título original – Red river

rio vermelho capa

Direção – Howard Hawks

red_river1

Produção – Estados Unidos
Ano de lançamento – 1948
Duração do filme – 2 horas e 13 minutos
Música – Dimitri Tiomikin

O diretor Howard Hawks, conforme informação do apresentador do Telecine Cult explorou todos os gêneros de filmes. Alem do faroeste, ele enveredou também pelos filmes de guerra, musicais, de aventura, policial e comédia. Este filme tem muitas semelhanças com o filme O grande motim com Charles Laughton e Clark Gable de 1935.

redriver-6

O roteiro é baseado no livro de Borden Chase, The saturday evening post story. Conta a história do estado do Texas e da primeira travessia da famosa Trilha Chisholm. Conforme legendas do filme, é a história de um dos maiores rebanhos do mundo, que começou com apenas um touro e uma vaca e de um homem e de um menino, donos desses animais.

red_river7

Em 1851 Danson e seu amigo Nadine Groot saíram de St Louis para a California num comboio. Depois de 3 semanas de viagem, viram-se perto da fronteira do Texas e se atraíram pelas terras do sul. Ele se despede do amor de sua vida, uma bela mulher e manda ela ir com o comboio. Apesar da insistência dela para acompanhá-lo, ele não permite pois seria uma aventura muito difícil para ela e depois ele voltaria para buscá-la quando estivesse instalado em alguma terra. Ele lhe dá uma pulseira que ele diz que havia sido de sua mãe e desliga-se do comboio juntamente com seu amigo, para atravessar o rio. Apesar do alerta do chefe do comboio sobre os índios na região ele não se intimida.

red_river5

Alguns quilômetros adiantes, quamdo eles resolvem acampar, notam muita fumaça onde provavelmente estaria o comboio e passam a noite de vigília com medo de ataque dos índios que realmente os atacam mas eles matam todos e, no braço de um deles, Dawson encontra a pulseira que dera à moça de quem se despedira, concluíndo que os comanches deveriam tê-la matado. Pouco depois, chega um rapaz, puxando uma vaca e em estado de choque, falando sobre o ataque dos índios que ele gostaria de não ter visto. Ao ser indagado de como escapara ele diz que havia saído atrás da vaca que se desgarrara e ela tinha ido para muito longe. Foi quando ele viu o que não gostaria de ter visto.

red_river4

O início do menino que tinha uma vaca com o homem que tinha um touro, deu início a um grande rebanho e eles seguiram para o sul em busca de terras. Atravessaram o rio Pecos e se aproximaram do Rio Grande.

Finalmente encontram um lugar que Danson gosta e diz que aquelas terras eram dele até onde ele avistava. Chegam 2 homens que dizem serem de um tal Dom Diego aquelas terras e ele diz que não. Um deles tenta matá-lo mas ele é mais rápido e o mata dizendo ao outro que dissesse ao seu patrão o que tinha acontecido e que a partir de então aquelas terras eram dele. Quatorze anos depois, ele era dono de um rebanho de milhares de cabeças e já tinha matado sete que tentaram tirar suas terras. A guerra civil tinha deixado ele pobre pois na região, apesar de ele ter mais de 10 mil cabeças de gado, não valiam nada pois não tinha quem os comprasse. Resolvem então ir para o norte com todo o rebanho após contratar alguns homens para ajudá-los.

red_river2

Após duas semans já tinham avançado masis de 250 km e o desgaste se fazia notar. Danson revelara-se um tirano e com mais 3 semanas chegam a San Seba. Trinta dias após, chegam ao Rio Brazos e a rota fica mais difícil. Os homens estavam tensos e cansados e o gado exausto. Enfrentam chuva, ataque de índios e um estouro da boiada  que termina matando cerca de 400 cabeças e um homem que morre pisoteado. Mas não havia mais como voltar. O objetivo deles era chegar no Missouri mas, surge a possibilidade de encontrarem compradores em Abilene, que ficava mais perto. Após 60 dias estavam todos exaustos e revoltados com a tirania de Danson. Os homens formavam pequenos grupos e Danson já esperava por um motim.

Três homens do grupo roubam comida e munição e fogem. Danson manda buscá-los e, quando conseguem trazê-los de volta ele ia enforcá-los quando Matt se rebela e diz que ele não os enforcaria e atira no pai ferindo sua mão o que o impede de atirar. Ele toma então o comando do grupo e leva o rebanho para Abilene deixando Danson no caminho. Danson então promete que o mataria. Ficam todos apreensivos principalmente Matt que vive sobressaltado. Ele sabia que nada o deteria.

red_river3

Cerca de 20 dias depois, Danson já encontrara reforços e munição e estava no encalço de Matt. Ele queria derrubá-lo. Cem dias se passaram e Matt temia que não houvesse ferrovia alguma lá mas, finalmente, no dia 14 de agosto de 1865 eles avistaram um trem e falaram com o maquinista que mostrou a eles o caminho dizendo que a cidade estava a apenas 20 km de distância. Este dia entrou para a história como o dia da conclusão da travessia da Trilha Chisholm.

Logo em seguida, Danson chega à cidade mas Matt já havia vendido a boiada para um comerciante por uma pequena fortuna e pedira o cheque em nome de Tomas Danson. Ao se encontrarem, Matt não saca a arma, a despeito de levar muitos tiros que não o atingem exceto um que passa de raspão pelo seu rosto.

Enquanto se deslocavam para Abilene, Matt e os outros homens encontram uma caravana que estava sendo atacada pelos índios e defendem a caravana que era composta por mulheres tendo uma delas ficado apaixonada por Matt. Ela vive exatamente a mesma coisa que a moça do início do filme com Danson e tenta demovê-lo do propósito de matar Matt inutilmente. Na hora que estão brigando ela quem tem um acesso de fúria e os força a parar a briga com uma arma apontada para os dois.

O filme mostra de forma muito evidente o machismo do cowboy norte-americano e a dureza do homem do faroeste na cena do início do filme quando apesar dos apelos da mulher amada Danson não cede. Mas, ao mesmo tempo, mostra também um pouco de ternura e poesia, quando um dos vaqueiros, o que morre pisoteado, confidencia para Danson que com todo o dinheiro que ganharia, compraria um par de sapatos vermelhos para esposa pois esse era o sonho dela. Também na cena do acesso de fúria de Millay ou na cena da conversa dela com Danson tentando demovê-lo da obsessão de matar Matt.

Este filme marcou a estreia de Montgomery Clift no cinema.

O filme merece quatro estrelinhas.4-estrelas-red

Elenco e personagens:
John Wayne…Thomas Dunson
Montgomery Clift…Matthew  Garth (Matt)
Joanne Dru…Tess Millay
Walter Brennan…’Groot’ Nadine
Coleen Gray…Fen
Harry Carey…Mr. Melville
John Ireland…Cherry Valance
Noah Beery Jr…Buster McGee
Harry Carey Jr…Dan Latimer
Chefe Yowlachie…Quo
Paul Fix…Teeler Yacey
Hank Worden…Simms Reeves
Ray Hyke…Walt Jergens
Wally Wales…Old Leather
Mickey Kuhn…Matt garoto

E quer saber qual o filme que será disponibilizado para você ver online aqui no blog na próxima sexta? Um dos melhores filmes de todos os tempos. Um musical maravilhoso explorando a trajédia shakespereana de Romeu e Julieta. O título do filme é Amor, sublime amor, de 1960. Aguarde.

E agora, se quiser assistir a este filme comentado acima leia as instruções a seguir.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Para assistir ao filme abaixo, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “Deixe um comentário” na parte superior da postagem ou em XX respostas. Boa diversão.

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desvende a charada para validar o comentário *