Filme online
1
Share

Título original – Red river

Rio Vermelho é um filme com John Wayne e Montgomery Clift lançado em 1948 pelo diretor Howard Hawks mostrando de forma bem destacada a dureza e o machismo do cowboy norte-americano. É um bom filme.

rio vermelho capa

Dados técnicos do filme

Direção – Howard Hawks

red_river1

Produção – Estados Unidos
Ano de lançamento – 1948
Duração do filme – 2 horas e 13 minutos
Música – Dimitri Tiomikin

Elenco e personagens:

John Wayne…Thomas Dunson
Montgomery Clift…Matthew  Garth (Matt)
Joanne Dru…Tess Millay
Walter Brennan…’Groot’ Nadine
Coleen Gray…Fen
Harry Carey…Mr. Melville
John Ireland…Cherry Valance
Noah Beery Jr…Buster McGee
Harry Carey Jr…Dan Latimer
Chefe Yowlachie…Quo
Paul Fix…Teeler Yacey
Hank Worden…Simms Reeves
Ray Hyke…Walt Jergens
Wally Wales…Old Leather
Mickey Kuhn…Matt garoto

O diretor Howard Hawks, conforme informação do apresentador do Telecine Cult explorou todos os gêneros de filmes. Além do faroeste, ele enveredou também pelos filmes de guerra, musicais, de aventura, policial e comédia. Este filme tem muitas semelhanças com o filme O grande motim com Charles Laughton e Clark Gable de 1935.

redriver-6

Roteiro

O roteiro é baseado no livro de Borden Chase, The saturday evening post story. Conta a história do estado do Texas e da primeira travessia da famosa Trilha Chisholm. Conforme legendas do filme, é a história de um dos maiores rebanhos do mundo, que começou com apenas um touro e uma vaca e de um homem e de um menino, donos desses animais.

red_river7

Breve Sinopse

Em 1851 Danson e seu amigo Nadine Groot saíram de St Louis para a California num comboio. Depois de 3 semanas de viagem, viram-se perto da fronteira do Texas e se atraíram pelas terras do sul. Ele se despede do amor de sua vida, uma bela mulher e manda ela ir com o comboio. Apesar da insistência dela para acompanhá-lo, ele não permite pois seria uma aventura muito difícil para ela e depois ele voltaria para buscá-la quando estivesse instalado em alguma terra. Ele lhe dá uma pulseira que ele diz que havia sido de sua mãe e desliga-se do comboio juntamente com seu amigo, para atravessar o rio. Apesar do alerta do chefe do comboio sobre os índios na região ele não se intimida.

red_river5

Alguns quilômetros adiantes, quamdo eles resolvem acampar, notam muita fumaça onde provavelmente estaria o comboio e passam a noite de vigília com medo de ataque dos índios que realmente os atacam mas eles matam todos e, no braço de um deles, Dawson encontra a pulseira que dera à moça de quem se despedira, concluíndo que os comanches deveriam tê-la matado. Pouco depois, chega um rapaz, puxando uma vaca e em estado de choque, falando sobre o ataque dos índios que ele gostaria de não ter visto. Ao ser indagado de como escapara ele diz que havia saído atrás da vaca que se desgarrara e ela tinha ido para muito longe. Foi quando ele viu o que não gostaria de ter visto.

red_river4

O início de tudo

No início há um menino que tinha uma vaca e um homem que tinha um touro. Iso deu início a um grande rebanho e eles seguiram para o sul em busca de terras. Atravessaram o rio Pecos e se aproximaram do Rio Grande.

Desdobramentos

Finalmente encontram um lugar que Danson gosta e diz que aquelas terras eram dele até onde ele avistava. Chegam 2 homens que dizem serem de um tal Dom Diego aquelas terras e ele diz que não. Um deles tenta matá-lo mas ele é mais rápido e o mata dizendo ao outro que dissesse ao seu patrão o que tinha acontecido e que a partir de então aquelas terras eram dele. Quatorze anos depois, ele era dono de um rebanho de milhares de cabeças e já tinha matado sete que tentaram tirar suas terras. A guerra civil tinha deixado ele pobre pois na região, apesar de ele ter mais de 10 mil cabeças de gado, não valiam nada pois não tinha quem os comprasse. Resolvem então ir para o norte com todo o rebanho após contratar alguns homens para ajudá-los.

red_river2

Após duas semanas já tinham avançado mais de 250 km e o desgaste se fazia notar. Danson revelara-se um tirano e com mais 3 semanas chegam a San Seba. Trinta dias após, chegam ao Rio Brazos e a rota fica mais difícil. Os homens estavam tensos e cansados e o gado exausto. Enfrentam chuva, ataque de índios e um estouro da boiada  que termina matando cerca de 400 cabeças e um homem que morre pisoteado. Mas não havia mais como voltar. O objetivo deles era chegar no Missouri mas, surge a possibilidade de encontrarem compradores em Abilene, que ficava mais perto. Após 60 dias estavam todos exaustos e revoltados com a tirania de Danson. Os homens formavam pequenos grupos e Danson já esperava por um motim.

Um climax

Três homens do grupo roubam comida e munição e fogem. Danson manda buscá-los e, quando conseguem trazê-los de volta ele ia enforcá-los quando Matt se rebela e diz que ele não os enforcaria e atira no pai ferindo sua mão o que o impede de atirar. Ele toma então o comando do grupo e leva o rebanho para Abilene deixando Danson no caminho. Danson então promete que o mataria. Ficam todos apreensivos principalmente Matt que vive sobressaltado. Ele sabia que nada o deteria.

red_river3

Cerca de 20 dias depois, Danson já encontrara reforços e munição e estava no encalço de Matt. Ele queria derrubá-lo. Cem dias se passaram e Matt temia que não houvesse ferrovia alguma lá mas, finalmente, no dia 14 de agosto de 1865 eles avistaram um trem e falaram com o maquinista que mostrou a eles o caminho dizendo que a cidade estava a apenas 20 km de distância. Este dia entrou para a história como o dia da conclusão da travessia da Trilha Chisholm.

Logo em seguida, Danson chega à cidade mas Matt já havia vendido a boiada para um comerciante por uma pequena fortuna e pedira o cheque em nome de Tomas Danson. Ao se encontrarem, Matt não saca a arma, a despeito de levar muitos tiros que não o atingem exceto um que passa de raspão pelo seu rosto.

A solidariedade dos cowboys

Enquanto se deslocavam para Abilene, Matt e os outros homens encontram uma caravana que estava sendo atacada pelos índios e defendem a caravana que era composta por mulheres tendo uma delas ficado apaixonada por Matt. Ela vive exatamente a mesma coisa que a moça do início do filme com Danson e tenta demovê-lo do propósito de matar Matt inutilmente. Na hora que estão brigando ela quem tem um acesso de fúria e os força a parar a briga com uma arma apontada para os dois.

O machismo do cowboy norte-americano

O filme mostra de forma muito evidente o machismo do cowboy norte-americano e a dureza do homem do faroeste na cena do início do filme quando apesar dos apelos da mulher amada Danson não cede. Mas, ao mesmo tempo, mostra também um pouco de ternura e poesia, quando um dos vaqueiros, o que morre pisoteado, confidencia para Danson que com todo o dinheiro que ganharia, compraria um par de sapatos vermelhos para esposa pois esse era o sonho dela. Também na cena do acesso de fúria de Millay ou na cena da conversa dela com Danson tentando demovê-lo da obsessão de matar Matt.

Este filme marcou a estreia de Montgomery Clift no cinema.

O filme merece quatro estrelinhas.4-estrelas-red

 

E quer saber qual o filme que será disponibilizado para você ver online aqui no blog na próxima sexta? Um dos melhores filmes de todos os tempos. Um musical maravilhoso explorando a trajédia shakespereana de Romeu e Julieta. O título do filme é Amor, sublime amor, de 1960. Aguarde.

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Durante quase cinco anos, desde o dia 06/11/2015, quando foi postado o filme Malévola, até o dia 01/04/2020, quando foram desativados todos os filmes hospedados no site VK, o blog Verdades de um Ser ofereceu diversos filmes que qualquer um poderia ver online e gratuitamente. Ninguém dá nada sem esperar alguma coisa em troca. E, a única coisa que desejava, era a satisfação das pessoas que tivessem a oportunidade de assistirem a filmes raros, que tive dificuldade de conseguir, que paguei por eles e compartilhei. Pago a hospedagem do blog, pago o domínio, e tenho uma série de outras despesas. Mas esperava também, que as pessoas deixassem seus comentários nos filmes, nas postagens.

Nova realidade

Agora alguns filmes estão tendo reativadas suas exibições. Este é um deles. Estamos solicitando que quem puder, contribua com qualquer quantia para ajudar o blog a se manter. Para fazer a doação, acesse o QR Code abaixo ou preencha os dados fornecidos a seguir. Agradecemos sua ajuda.
Pouquíssimos foram os que fizeram isso ao longo desses quase cinco anos. Mais precisamente, 4 anos, 04 meses e 26 dias. Então, no dia 1º de abril deste ano de 2020, resolvi anular esse benefício que vinha proporcionando às pessoas que não me retribuíram com seus comentários. As postagens com as resenhas e comentários meus sobre os filmes permanecerão, assim como as orientações que havia para as pessoas terem acesso aos filmes como valor histórico. Mas os filmes não mais estarão disponíveis. Exceto os que porventura o Youtube permitir a postagem. Muitos são bloqueados e, para não ter meu canal excluído, alguns eu nem posto para não correr o risco. Muitos são bloqueados e, para não ter meu canal excluído, alguns eu nem posto para não correr o risco. Acesse o canal no link abaixo. O canal na existe mais. Foi extinto pelo Youtube
Canal do Blog Verdades de um Ser
A todos que porventura tenham postado seus comentários, agradeço pela gentileza. Para qualquer contato, basta me enviar uma mensagem pelo email abaixo.

E agora, se quiser assistir a este filme comentado acima leia as instruções a seguir.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Para assistir ao filme abaixo, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Recomendações

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “Deixe um comentário” na parte superior da postagem ou em XX respostas. Boa diversão.

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

 

Share
1 comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share