Três vezes amor [Filme]

Minhas verdades através dos filmes
Share

 Título original – Definitely, maybe

tres-vezes-amor-capa

Direção e roteiro – Adam Brooks

Hoje é domingo, é dia de postar aqui o que foi postado por mim no Meu pequeno vício, blog para o qual escrevo sobre cinema como colaborador. Inicialmente postava após 15 dias mas, como passei duas semanas sem postar os filmes de lá e não quis postar atrasado, ficou agora com um mês de diferença. Então, esta postagem foi colocada lá no dia 09 de janeiro.

Brooks escreveu e dirigiu um dos filmes mais lindos que já vi – Três vezes amor, com uma interpretação magistral de Abigail Breslin (Maya) que inclusive ganhou diversos prêmios por sua atuação em Pequena Miss Sunshine e foi indicada para o Oscar como atriz coadjuvante por sua atuação naquele filme. Em vista disso, recebeu vários trabalhos, inclusive este neste filme e, não decepcionou.

tres-vezes-amor1
Will e April

Resumo da história

O pai, Will (Ryan Reynolds) está se divorciando e trabalha numa empresa de propaganda. Em determinados dias está encarregado de pegar a filha na escola e, num desses dias, ao chegar, toda a escola está em uma verdadeira revolução pois, tinham recebido aulas de educação sexual em todas as turmas da escola. A cara que Maya faz quando o pai chega é impagável. E a cara dele também. Ela sem hesitar lhe diz: ‘precisamos conversar.’

Entre outras coisas ela pergunta como era que tinha sido ‘por acaso’ que a mãe de um amigo tinha engravidado. O pai explica que não era um acaso como pisar numa casca de banana e ela complementa: ‘Se não queriam um bebê, por que fizeram sexo?’ O pai desconcertado diz: ‘Essa é uma ótima pergunta.’ No início da conversa ela diz: ‘Quando o homem enfia o pênis na vagina da mulher…’ e o pai a interrompe dizendo que, certamente, a professora, não tinha falado ‘enfia’ e ela contesta de imediato: ‘Disse sim!’ E o pai fica sem jeito.

tres-vezes-amor2
Will e April

Ela queria saber a verdadeira história de como os pais se conheceram. Ela vivia com o pai nos dias em que ele ia buscá-la. Ele tinha pouco mais de 30 anos e ela tinha 10. Então ele concorda em contar a história mas, omitiria alguns detalhes, mudaria os nomes e até modificaria fatos pra ver o quão esperta ela era e pra saber se ela seria capaz de descobrir qual das namoradas dele, era a sua mãe. Ele lhe diz que tinha amado 3 mulheres e namorado com algumas outras. E começa a história dizendo:

tres-vezes-amor3
Will e Summer

A essência do enredo

Era 1992 na cidadezinha de Madison, Viscosin, um rapaz chamado Will era apaixonado por sua colega de universidade. Vamos chamá-la de Emily. Ele vai para Nova Iorque para participar do comitê em prol de Bill Clinton para Presidente dos Estados Unidos. Seriam só algumas semanas e depois ele voltaria. Emily entrega a ele um pacote para ele entregar a uma amiga que morava em Nova Iorque e, no pacote, tem o endereço dela. Ele conta que entrou numa loja pra comprar cigarrros e o preço era mais alto que em Madison.

Maya pede pra ele parar. ‘Peraí, você fumava?’ Continuando a história, ele diz que ficou semanas contemplando o pacote e não foi entregá-lo, até que seu colega de quarto termina convencendo-o a abrir. Ao abrir descobre que era um diário de Emily no qual ela relatava experiências sexuais com a amiga a quem ele deveria entregar o pacote. Esta amiga que ele resolve chamar de Summer, quando ele finalmente resolve levar o pacote, descobre que ela vivia com um sexagenário, um escritor famoso que ele já lera vários livros dele.Will termina se apaixonando por ela quando, ao se despedirem, ela lhe dá um beijo.

tres-vezes-amor4
Will e Summer

Um dos amores

Ele também se apaixona pela menina da xerox que trabalhava no mesmo comitê aonde Will tinha ido trabalhar.Ele resolve chamá-la de April. Will começa como menino de recados, mas, pela sua capacidade, o chefe do comitê termina promovendo-o para um dos responsáveis para ligar para os americanos tentando vender uma vaga no jantar de campanha no qual participaria a esposa de Clinton, Hillary. Um belo dia ele consegue vender uma mesa completa por 50 mil dólares e é festejado por todos que ficam batendo palmas para ele.

tres-vezes-amor5
Will e Maya

Detalhe do amor

Nessa noite ele sai para comprar cigarro e encontra com April que estava sozinha pois tinha sido abandonada pelo namorado. Eles fazem uma aposta e Will perde 20 dólares. Quando ele tira a carteira para pagar ela diz que não precisava. Que bastava o prazer de ela ter sido melhor do que ele já era suficiente. Ele então promete levá-la para jantar para comemorarem o aniversário. Ela prefere ir para uma boate que já estava marcada mas não queria ir sozinha.

Will e Maya
Will e Maya

Ao sairem de lá, ele conta a ela que iria pedir Emily em casamento e que ela chegaria no dia seguinte. Que ele iria levá-la para jantar e lhe entregaria o anel. April pede que ele ensaie com ela como se ela fosse Emily. Depois ele vai levá-la em casa e ela o convida para um chá. Eles ficam conversando e terminam se beijando mas Will se afasta em seguida e vai embora pois não podia fazer aquilo.

Ao voltar para casa encontra Emily que estava subindo no elevador. Ele sobe pelas escadas na carreira mas, ao entrar no apartamento, ela já está lá conversando com o amigo dele de quarto que tinha dado uma desculpa para Will não estar lá. Ele a beija e ela diz que sua língua estava com um gosto diferente. No dia seguinte, quando ele vai entregar o anel a Emily ela pede que ele pare pois ela tinha transado com o amigo.

3 vezes amor5
Will e Emily

Um quase desastre

Bill Clinton vence as eleições e ele, junto com o colega de quarto fundam um escritório para dar assessoria a candidatos. Ele começa a namorar Summer e já estão de casamento marcado. Ela esccreve um artigo sobre o candidato que o escritório de Will estava apoiando. Todos adoram o artigo mas, depois ela descobre um podre do candidato e mostra a Will o que tinha descoberto. Will lhe pede para não publicar pois.seria o fim dele e do escritório uma manchete daquelas escrita pela sua namorada, sendo ele o responsável pela campanha do candidato. Mas ela já tinha divulgado e eles acabam a relação, ele perde a namorada, o amigo e o escritório.

3 vezes amor2
Will e Maya

A complicação

Maya diz a ele: ‘É complicado mesmo não é? Você se apaixona pela April, que é apaixonada pelo Kevin, mas ela se apaixona por você, que estava apaixonado pela Summer, que sempre foi apaixonada pelo Hamilton.’

Em 1994, com internet, celulares, April vem buscá-lo para a festa do aniversário dele.Ele estava um lixo.Ela tinha preparado tudo, trazido todos os amgios dele, inclusive o amigo com quem ele tinha rompido antes. Ele se declara para ela e diz que sempre a amou. Ela pergunta por que ele nunca tinha lhe dito, e por que agora que ele estava um lixo era que ele estava lhe dizendo aquilo. E vai embora.

3 vezes amor3
Will e Summer

Um detalhe fundamental

Anos depois, ele encontra o livro que April sempre procurara que tinha o oferecimento do seu pai que morrera pouco tempo depois de lhe presentear o livro. Ele vai entregar-lhe mas desiste ao encontrar lá na casa dela, Kevin. Vai embora sem lhe entregar o livro. Doze anos depois eles se reencontram e ele lhe entrega o livro mas ao dizer que estava com ele há 12 anos ela corta relações com ele.

Em determinado momento Maya lhe diz: ‘Pai, eu não acredito que você fumava, bebia e era um safado. Mas eu ainda te amo.’ Ele lhe diz pra ela lhe deixar terminar a história, que ela tinha um final feliz. Então ela, revoltada pergunta: ‘Como pode ter um final feliz, se você e a mamãe, seja ela quem for, vocês se divorciaram?’

3 vezes amor1
Will e April

Ela descobre quem é a mãe pelo jeito como ela pega no cabelo dele (isso ele contando a história, é claro). Praticamente todo o filme se desenrola numa história que Will está contando a Maya. Evidentemente, não vou dizer quem é. Ela descobre também que o pai não ama sua mãe, mas sim, outra mulher, que também não posso contar. É óbvio. Mas se você assistir a este filme vai adorar, tenho certeza. É uma comédia romântica linda! Não posso dizer também como é o final mas, posso garantir que é emocionante.

3 vezes amor4
Will e Emily

O filme mereceu cinco estrelinhas.

Dados técnicos do filme

Produção – Estados Unidos, Reino Unido e França
Ano de lançamento – 2008
Música – Clint Mansell
Duração do filme – 1 hora e 52 minutos
Elenco e personagens:
Ryan Reynolds como William Mathew ‘Will’ Hayes
Isla Fisher como April Hoffman
Abigail Breslin como Maya Hayes
Elizabeth Banks como Emily Jones
Rachel Weisz como Summer Hartley
Kevin Kline como Professor Hampton Roth
Derek Luke como Russell T. McCormack
Adam Ferrara como Gareth
Annie Parisse como Anne
Liane Balaban como Kelly
Nestor Serrano como Arthur Robredo

Share
Nenhum comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante!

Será que existe casal de pessoas de mesmo sexo?
Minhas verdades através dos filmes
Existe casal de mesmo sexo?
Share

Existe casal de mesmo sexo? Atualmente esta pergunta se existe casal de pessoas de mesmo sexo  é bem pertinente, embora, há alguns poucos anos, nem sequer seria cogitada. Antes de iniciar esta exposição quero deixar bem claro que minha intenção não é atacar as pessoas homossexuais. Simplesmente estou argumentando, a …

Share
Eu amo, tu amas - Documentário sobre o amor
Minhas verdades através dos filmes
Eu amo, tu amas [Filme visto há 60 anos]
Share

Eu amo, tu amas Assisti a este filme, “Eu amo, tu amas” no cinema Duarte Coelho no dia 12 de abril de 1964. Portanto, é um filme visto há exatos 60 anos. É um filme ítalo-francês e sua exibição teve a censura “Proibido para menores de 14 anos”. Sua duração …

Share
Vento do Sul com Claudia Cardinale
Filme visto há 60 anos
Vento del Sud – Claudia Cardinale [Filme]
Share

Vento do Sul (Vento del Sud) – Claudia Cardinale Um filme visto em 1966, há 56 anos, (esta postagem foi escrita há 4 anos) portanto, quando tinha meus 15 anos. Estava em plena adolescência, e adorava cinema. Além disso, era minha musa, Claudia Cardinale, a quem eu simplesmente idolatrava. Era …

Share