Causos de ônibus e outros acontecimentos [Livro]

Share

Causos de ônibus e outros acontecimentos, Daniela Kanno Vieira, Ilustrações: Maurício Kanno, 2ª ed., Guaratinguetá, 2015, 156p.causos-de-onibus

Finalmente estou escrevendo a resenha deste livro que há muito devia ter escrito. Comecei a ler este livro em dezembro do ano passado e, devia ter começado antes pois ele foi obtido através de uma parceria do blog com a autora mas, estava envolvido em um monte de projetos e com uma lista imensa de leituras atrasadas. Pelas poucas páginas do livro era pra eu ter terminado em dezembro mesmo mas, só no começo deste mês é que pude concluir a leitura. Mas, até que enfim, a resenha está sendo escrita.

O livro traz contos bem interessantes e divertidos sobre causos ocorridos e presenciados pela autora em ônibus nos quais ela se desloca para os lugares. Uma boa e agradável leitura.

É composto de três partes: a primeira, intitulada Ônibus, constitui-se de 16 casos reais presenciados pela autora nos ônibus nos quais viajava todos os dias para o trabalho ou para a faculdade,  a segunda, intitulada Cotidiano, com 22 casos do cotidiano das pessoas mas, nem todos reais e a última, intitulada pela autora como Uma bagunça, é foromada por 18 contos bem curtinhos, onde ela escreve casos reais e outros inventados por ela. A autora conta os causos com bastante bom-humor e descontração. É uma leitura divertida e, embora já esteja em sua segunda edição, ela ainda mantem alguns equívocos com a língua pátria mas, mesmo assim, recomendo.

causos-de-onibus1

Dos contos, destacaria alguns, sem ordem de preferência. A pipa é um conto bem singelo, cheio de ternura. O homem do semáforo, digno daquela seção que existia na Revista Pais e Filhos – Criança diz cada uma! Desencanto de Natal é, como o título sugere, um pouco triste e, lembra muito uma vivência de minha infância sobre Papai Noel. Creio que eu tinha cerca de seis ou sete anos, como Daniela no conto em questão. Eu já estava desconfiado de que Papai Noel era papai e, no dia do Natal, papai levou a gente para um parque de diversões e, sem a gente perceber, ele foi em casa e colocou os presentes na árvore de Natal e voltou pra o parque. Quando a gente chegou em casa, foi a maior surpresa. Os presentes estavam lá e eu disse pra meu irmão. Só pode ter sido Papai Noel mesmo porque papai e mamãe estavam com a gente lá no parque. Eles não podem ter botado esses presentes aqui. E passei mais algum tempo acreditando em Papai Noel graças à esperteza de papai.

causos-de-onibus2

Quase vegetariano é ótimo e merece uma citação. É sobre uma conversa entre dois meninos e duas meninas.

Uma das meninas, apontando o dedo para o amigo disse:

–  Olha Luís, esse moço aí também mora na roça!  Ele atropelou uma vaca uma vez.
–  Verdade? – Olha Luis todo espantado.
–  Sim! Fiz churrasquinho com ela depois.
–  Brincou – Você gosta de churrasco?
–  Eca!
–  Eca o que? Você não come carne?
–  Carne eu como. Eu não como vaca!” (p.54 in Quase vegetariano)

Daniela é bibliotecária,  tem 26 anos e um blog chamado Bibliotecária Leitora, onde ela escreve resenhas sobre livros e filmes e também, alguns textos seus. Nasceu em Guaratinguetá, interior de São Paulo. Já publicou, alem deste livro, um conto de sua autoria no livro Grandes escritores do interior de São Paulo em 2010, pela Giz Editorial, e outro, na Antologia poética – Ano 3, organizado por Valdeck Almeida de Jesus, em 2008. Concluiu o curso de biblioteconomia em Lorena, SP. Está com mais dois livros em preparação: A dama de branco e Meu querido anônimo.

causos-de-onibus3

Mereceu 3 estrelinhas. As fotos acima são as ilustrações do livro, ao iniciar cada parte. A primeira, é a capa do livro.

Para contatar a autora, procure-a no Facebook,

Para compra do livro, clique no link abaixo

Causos de ônibus e outros acontecimentos

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

2 ideias sobre “Causos de ônibus e outros acontecimentos [Livro]

Os comentários estão fechados.