Amor, sublime amor – melhor musical de todos os tempos [Filme online]

Share

Título original – West side story

amor-sublime-amor-capa

Direção – Robert Wise

Este filme eu tinha prometido disponibilizá-lo para que você pudesse assistir a ele online desde o dia 15 de janeiro mas, como adoeci, não pude publicar o post e, depois não tive mais tempo de fazê-lo. Agora, durante o carnaval, pude colocar em dia algumas coisas pendentes, inclusive esta. Então, estou disponibilizando agora o filme que é, o melhor musical da história do cinema, um dos recordistas de estatuetas também. Levou 10 estatuetas no ano de 1961. Confira abaixo o que escrevi sobre ele.

amor-sublime-amor4

O filme começa com a tela toda vermelha e apenas algumas sombras. Depois muda para rosa e depois para vermelho novamente, tocando algumas das músicas do filme como Tonight, Maria… Depois fica azul, sempre com as mesmas sombras e aparece o título do filme e, gradativamente, aparece uma visão aérea da ilha de Manhathan, Nova Iorque. Depois a câmera varre toda a cidade, até chegar a um campo de basquete onde para e vai aproximando. Lá, estão vários rapazes que, posteriormente, o espectador fica sabendo serem de uma gang chamada Sharks (tubarões). Eles saem dançando até encontrarem Bernardo (George Chakiris), vestido com uma roupa vermelha e preta. A ele se juntam outros rapazes, que pouco depois tomamos conhecimento de que constituem outra gang chamada JETS, de imigrantes portorriquenhos. Estes, saem dançando e, no chão, está pintado JETS, mostrando que entre as duas gangs há uma séria rivalidade.

amor-sublime-amor-1

Depois eles vão para um salão onde acontece uma dança. As duas gangs estão lá e Tony (Richard Beymer) se encontra com Maria (Nathalie Wood) pela primeira vez. O encontro deles é meio mágico. Eles estão no salão com dezenas de pessoas dançando mas para tudo, fica tudo desfocado e, só aparecem os dois, que vão caminhando, lentamente, um em direção ao outro. Quando ficam frente a frente, que Tony ía beijar Maria, Bernardo, seu irmão, o portorriquenho chefe da gangue dos Jets, impede e manda ela para casa. É quando Tony, ainda embevecido pelo encontro, canta Maria, uma das mais belas canções do filme.

 

O filme mereceu cinco estrelinhas, sendo o melhor musical de todos os tempos. Quando o vi pela primeira vez, em 1966 ele foi selecionado por mim como o terceiro melhor filme do ano e, em dezembro de 1969, quando elegi os Dez melhores filmes da década, ele ficou na oitava colocação. É realmente um filme magnífico!5-estrelas-red

 

Agora, se desejar, assista ao filme online. Comece lendo as instruções.

LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO COM ATENÇÃO

Se você chegou até aqui através da página Compartilhando minhas verdades [Filmes online] você já deve ter lido as instruções abaixo. Basta então seguir àquilo que você já leu naquela página. Caso tenha vindo até aqui diretamente pela postagem, leia com atenção o restante das instruções.

Para assistir ao filme abaixo, você deve clicar na setinha para direita. e logo em seguida clicar em pausar. Espere para carregar o filme aguardando algum tempo. Dependendo da velocidade de sua conexão, isto poderá levar de 5 a 10 minutos, até que o filme seja carregado. Depois desse tempo clique na setinha novamente para parar a exibição. Aguarde então alguns minutos mais, enquanto os próximos minutos do filme são carregados. Você verá a linha do tempo sendo preenchida. Quando ela estiver preenchida até perto da metade, pode dar início novamente à exibição.

Se a espera for maior do que este tempo, sugiro que reduza a resolução para 240p. Isto irá baixar a qualidade da imagem, ou então, espere mais tempo. Provavelmente, neste caso, se você não baixar a resolução, haverá interrupções ao longo da exibição. Porém se a velocidade de sua conexão estiver boa, aumente a resolução conforme desejar para usufruir de melhor qualidade.

Ajuste o áudio conforme sua conveniência no próprio player do filme e no seu sistema operacional. É recomendável a utilização de fones de ouvido para apreciar melhor os sons do filme. Você também pode assistir ao filme em tela cheia, basta clicar na setinha (semelhante à figura abaixo) do lado inferior direito.

full-screen-simbolo

Depois de assistir ao filme, pode fazer um comentário sobre ele. Até peço que o faça. Será muito útil. Não só para mim, que poderei avaliar como está repercutindo meu esforço, como também para outros visitantes, que poderão saber opiniões de outras pessoas sobre o filme a que irão assistir (ou não).  Basta clicar em “Deixe um comentário” na parte superior da postagem ou em XX respostas. Boa diversão.

IMPORTANTE

Este blog não tem fins lucrativos. Não recebo nada pelo que ofereço, além da satisfação dos leitores. No blog não tem propaganda de nenhuma espécie. Não tenho intenção de infringir a lei. Se algém se sentir prejudicado em seus direitos autorais, basta me enviar uma mensagem pelo email que tirarei de imediato o filme do blog.

contato-blog

amor-sublime-amor-2

 

Curiosidades sobre este filme:

  • Foi a primeira vez na história que o Oscar de melhor diretor foi dividido entre dois diretores. Robert Wise e Jerome Robbins, receberam a estatueta de melhor diretor no ano de 1962. E permaneceu até 2007 como único caso na história, quando os irmãos Cohen dividiram também a estatueta pela melhor direção em Os fracos não tem vez.
  • O que tinha ficado combinado entre os dois diretores e os produtores do filme foi que as cenas de dança ou de música, seriam de responsabilidade de Robbins e, todo o resto, seria de responsabilidade de Wise mas, com pouco mais da metade do filme rodada, os produtores dispensaram Robbins pois ele era muito perfeccionista e rodava as cenas muitas vezes aumentando muito o orçamento do filme. Robert Wise então, ficou com a responsabilidade de conclur o filme sozinho.
  • Antes de Richard Beymer e Nathalie Wood, vários outros atores foram contatados para fazerem os protagonistas. Para viver Tony, Robert Wise queria Elvis Presley. Foram contatados também Anthony Perkins, Warren Beatty, Bobby Darin, Burt Reynolds, Richard Chamberlain, Troy Donahue e Gary Lockwood e, para viver Maria, a preferência era para Audrey Hepburn mas ela recusou por estar grávida na época das filmagens. Foram contatadas também Suzanne Pleshette, Jill St. John, Anna Maria Alberghetti e Elizabeth Ashley.
  • A atriz Natalie Wood foi dublada nas cenas em que canta por Marni Nixon. Já Richard Beymer foi dublado nas cenas em que canta por Jimmy Bryant. A atriz Rita Moreno foi dublada apenas na canção “A Boy Like That”, por Betty Wand. Em “America” e “Quintet” é ela própria  quem canta.
  • A sequência de dança da abertura do filme foi realizada no local onde atualmente se encontra o Lincoln Center. Na época a área estava condenada e os prédios seriam demolidos mas, como a demolição sofreu atrasos, a cena de abertura pode ser realizada no local.
  • Este filme conquistou 10 estatuetas em 1961, incluindo  o melhor filme e melhor direção.

amor-sublime-amor-3

The following two tabs change content below.
Alberto Valença nasceu em Olinda - PE. Sempre gostou muito de escrever, sendo a leitura um de seus divertimentos preferidos. Com quatro graduações concluídas, o autor enveredou por várias áreas do conhecimento. Em 1973 concluiu Licencitaura em Física pela UFPE, em 1980 concluiu Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo com especialização na área de Psicologia Escolar. em 1999 bacharelou-se em Direito e, no mesmo ano, foi aprovado na OAB-PE exercendo a profissão por dez anos. Publicou em 2014 um poema numa antologia e, agora, publica 15 poemas em outra antologia. Desde a infância gostava também de cinema e, em 2006, criou o blog Verdades de um Ser no qual divulga seus textos e comenta sobre literatura e cinema. Posteriormente, criou também o blog O seu companheiro de viagem, com o qual compartilha suas experiências de viagem oferecendo sempre dicas valiosas para quem quer viajar.
Share

Uma ideia sobre “Amor, sublime amor – melhor musical de todos os tempos [Filme online]

Os comentários estão fechados.